Autor Tópico: Lubuntu revivendo PC antigo!  (Lida 7200 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Lubuntu revivendo PC antigo!
« Online: 02 de Agosto de 2017, 20:59 »
Olá amigos da rede Ubuntu!  Já faz tempo que não posto um vídeo demonstrando um PC com Linux.

Dessa vez vai o PC velho de guerra da minha irmã, que praticamente é usado pelo meu sobrinho, por isso vão ver os Minions e afinss.

É um Core 2 Duo E7400 a 3.1GHz com 2GB de RAM ( dois pentes de 1GB), HD Sata de 320GB e vídeo OnBoard da Intel da época. 

Ele tava com Windows 7 se arrastando, falei pra ela do Linux e ela topou!  Já tava quase aposentando ele.  Para não sobrecarregar o PC optei pelo Lubuntu 16.04 32bits! 

Agora ele cumpre com as tarefas pretendidas pela família  com louvor!  Navegação pela Web, Redes sociais, Spotify, um pouco de processador de texto com o Writer e principalmente o Youtube!  Meu sobrinho fica um tempão com o Youtube em tela cheia nos desenhos animados! 

Já quero deixar claro que uma instalação padrão do Lubuntu não deixa o sistema assim de maneira alguma! 

Procurei mostrar no vídeo até aonde ele pode ir antes de começar a pedir água!  Zero de compilação e o kernel é oficial do Ubuntu mesmo!

Então vamos deixar dos entretantos e partir logo  para os finalmentes:

https://youtu.be/77evRyDhWik

Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Lubuntu revivendo PC antigo!
« Resposta #1 Online: 02 de Agosto de 2017, 21:33 »
É um Core 2 Duo E7400 a 3.1GHz com 2GB de RAM ( dois pentes de 1GB), HD Sata de 320GB e vídeo OnBoard da Intel da época. 
[...]
Já quero deixar claro que uma instalação padrão do Lubuntu não deixa o sistema assim de maneira alguma! 

Interessante, tenho um semelhante, um Dell Inspiron 15 com processador E7250, porém com 3GB de RAM, tudo Intel, antes de aposentar caiu umas 55 vezes (numa delas trocou-se o hd)  e continua tudo funcionando, um pouco quebrada a tampa, mas funcionando muito bem, de vez em quando ligo para testes disso ou daquilo, uma belezinha de máquina antiga, não me recordo bem de quando, talvez algo como 2005, certamente mais de 10 anos de uso.

Mas conta aí pro povo qual a "mágica" que deixou o sistema liso desse modo.  :)
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Lubuntu revivendo PC antigo!
« Resposta #2 Online: 03 de Agosto de 2017, 08:44 »

Mas conta aí pro povo qual a "mágica" que deixou o sistema liso desse modo.  :)

"Mágica" mesmo não teve!  Teve foi muito serviço alterando coisas de uma instalação padrão! 

Pra começar desde a instalação, formatei com JFS "tunado", as dicas estão no meu tutorial sobre isso.  Isso dá muita diferença nessas máquinas antigas. 

Ele fica mais lento para abrir programas da primeira vez, mas aguenta muito mais carga no sistema de maneira geral!  Nunca ia ficar igual usando ext4!  Não pra multitarefa com poucos recursos.

Dá pra assistir vídeos em tela cheia enquanto ele instala atualizações do sistema como se não fosse nada.  Ou navegar na web ouvindo música no Spotify fazendo transferência de arquivos pelo samba sem problemas!

Cumpre o que promete, usa o mínimo do processador deixando ele livre para o que interessa, ainda mais nestes casos aonde o poder de processamento está bastante defasado.

Há sim, crie um partição de /boot em ext4 ou ext3 e use o jfs nas outras partições. Evita muita dor de cabeça, vá por mim!

Depois é seguir o outro tutorial de acelerar o sistema sem compilações, quase na sua totalidade, tem que fazer algumas "adaptações" por conta do PC ser mais fraco. 

Na parte de vídeo Intel, tem que usar os drivers do PPA Oibaf!   A diferença é muito grande!  Pelo menos se funcionar bem! :)

Aí junta mais umas coisinhas tipo: Kernel Lowlatency, Zram, Ulatency e pra fechar refaz o journal do JFS quando tudo estiver instalado e os dados dos usuários no HD!

Simples assim!









Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline lynxmedeiros

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re:Lubuntu revivendo PC antigo!
« Resposta #3 Online: 12 de Agosto de 2017, 22:50 »
Olá amigos,
Também instalei o Lubuntu 16.04 de 64 bits em um Desktop com processador Celeron e 2 Gb Ram, Chipset de Vídeo Intel.
O PC roda muito bem, para uso diário, como: internet, Processadores de Texto, Músicas, Vídeos e Fotos.
Sem dúvida uma ótima opção para PC/Notebooks antigos.
Machine Dell:OptiPlex 7010 / Intel Core i5@ 3.20GHz / 4 Gb Ram
Graphics: Card: Intel Xeon E3-1200 Core processor Graphics Controller
Linux User  #616349

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re:Lubuntu revivendo PC antigo!
« Resposta #4 Online: 06 de Setembro de 2017, 12:33 »
Estou rodando lubuntu 16.04 num pentium 4 com 1gb ram ddr400 amigo! Sabe o que é isso? Pior, video onboard da Via... sentiu o drama? (Kkk).

Apesar de tudo, está liso, apenas desinstalei os softwares que não uso e desativei as verificações de atualizações.
Com o sistema parado o cpu fica zerado e a ram fica 90mbs.
Unicos bugs que tenho são; na animação de início que não aparece e no arrastar a de janelas que da lag, apenas no gerenciador de janelas. As outras ficam normais.

Lubuntu salva Pc!


[ ]'s

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Lubuntu revivendo PC antigo!
« Resposta #5 Online: 06 de Setembro de 2017, 20:43 »
Sei como é luiscarlos.  Mas você não poderia sofrer menos comprando uma placa de vídeo AGP? 

MX4000, Fx5500, Geforce 6200, você consegue vários modelos entre 35 a 90 reais.

Qualquer uma dessas aí vai ser melhor que a VIA.

E você consegue mais um 1gb de RAm por 20 reais!

Já ia ficar outra máquina. 
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re:Lubuntu revivendo PC antigo!
« Resposta #6 Online: 08 de Setembro de 2017, 09:52 »
Sei como é luiscarlos.  Mas você não poderia sofrer menos comprando uma placa de vídeo AGP? 

MX4000, Fx5500, Geforce 6200, você consegue vários modelos entre 35 a 90 reais.

Qualquer uma dessas aí vai ser melhor que a VIA.

E você consegue mais um 1gb de RAm por 20 reais!

Já ia ficar outra máquina. 


Sim, seria ótimo e barato, porém:

- Não encontro essas raridade na minha cidade, "ah, mas tem internet"... Não confio nem tenho prática.

- Essa mesma máquina roda liso o Windows 7 Ultimate, até jogo nela!

- Essa máquina foi meu primeiro computador, é meu xodó (rs), não aceito o seu fim. Mas estou sim em busca de dar up nela para rodar mais alguns anos além dos 14 anos que já se foram(kkk).

- Apesar de tanto tempo no Ubuntu, sou muito leigo no assunto informática e mais ainda no assunto hardware. Estava justamente pesquisando sobre video off e suas citações me cairam como uma luva.

pretendo por 2gbs ddr 533, video off e se por milagre encontrar um dual core, ou core 2 duo.

(meus amigos ficam impressionados com esse velhote rodando com fluidez o Lubuntu, como ninguém do meu convívio sabe o que é Linux, é  bem curioso a reação deles.)


[ ]'s
« Última modificação: 08 de Setembro de 2017, 09:56 por luiscarlos »