Eu fiz download de alguns arquivos de uma lição de inglês. Ele apareceu em "ficheiros e pastas", "transferências". Eu gostaria de colocar todas essas lições numa pasta particular para documentos particulares. Não quero que outro veja esta pasta, ou pelo menos não tenha acesso tão fácil. [...]
Pois bem, fez o download de tais e quais arquivos e não os quer tão públicos, então aí a questão é de outra natureza, é guardá-los dentro de um diretório "private", criptografado o qual só se abre a partir de uma senha apenas do seu conhecimento.
É algo fácil de ser feito sem ter que criar confusão criptografando toda a home, cria apenas um diretório criptografado private dentro dela e arrasta para lá o que quiser manter privado.
Mas tratamos disso adiante, por enquanto vamos listar quais diretórios tem aí e determinar mais exatamente onde estão os arquivos baixados.
Normalmente arquivos são baixados para o diretório (=pasta) de nome Downloads.
Abra uma janela do terminal usando o mouse ou as teclas Ctrl Alt T, faça o comando abaixo, com o mouse copie a saída e
cole o resultado aqui no seu tópico para termos uma melhor visão dos diretórios que estão na sua /home:
ls -l | grep "^d" | awk '{ print $9 }'
cat ~/.config/user-dirs.dirs
Não precisa digitar os comandos, para evitar erros de retranscrição copie com o mouse, cole no terminal usando o próprio mouse ou as teclas Ctrl Shift V e em seguida dê um <enter> que eles serão naturalmente executado, evitando-se tais erros.
Informe ainda qual versão e kernel do Ubuntu está usando:
lsb_release -rd
uname -srvm