Autor Tópico: Comando dd  (Lida 3812 vezes)

Offline id4689

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Comando dd
« Online: 02 de Setembro de 2017, 12:48 »
Olá, estou perdendo minha vida com manias sérias de querer recuperar arquivos, faz tempo que não uso uma distribuição Linux mas quando usava minha ultima utilização foi com a distribuição Ubuntu, e lembro que em um data passada na época quando usava, usei o comando dd para clonar o HD e converti para o VirtualBox, tive alguns probleminhas que futuramente ainda irei resolver assim espero, já faz anos que tenho 750GB guardados sem solucionar. Enfim...

Essa área do fórum achei a mais apropriada para postar essa minha dúvida que é seguinte, clonando um HD\SSD\Etc através do comando "dd" todo o conteúdo que já estava nesse HD que em meio a utilização foi apagado antes iniciar a clonagem, será possível restaurar a clonagem e usar algum software de recuperação de dados e localiza-los sendo esses os dados apagados antes de clonar?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Comando dd
« Resposta #1 Online: 02 de Setembro de 2017, 14:54 »
É igual, o dd faz uma cópia binária, bit a bit, o que tem num tem noutro.

Se fez a clonagem corretamente os resultados serão os mesmos.

Use o Testdisk para tentar recuperar os arquivos perdidos.

Se achar algum arquivo, apenas não grave no próprio disco clonado, grave para outro dispositivo.

Nem sempre será possível recuperar, pois se ocorreu sobrescrição isso mata o arquivo original.

A sobrescrição é o inimigo mortal da recuperação de arquivos.

Nesse tópico aqui há algumas considerações que no passado fiz sobre o uso do Testdisk:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,117071.msg644760.html#msg644760
« Última modificação: 02 de Setembro de 2017, 14:56 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline id4689

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re:Comando dd
« Resposta #2 Online: 02 de Setembro de 2017, 18:08 »
Entretanto ainda existem preocupações se de fato algum software encontrará arquivos apagados após revivido a clonagem.
É arriscado mesmo dizendo que copia bit a bit, é um tiro no escuro.

Eu uso um software que recupera sem corrupção, o software poderia ser o melhor existente mas os criados não se dedicam, tenho o boot disk do software também, ainda não consegui achar o crack da última atualização mas é o que estou usando.

Existem outros softwares que recuperam com inúmeras opções, são melhores em si, porém os arquivos resgatados boa parte estão danificados.

Eu uso case(s) para os HD's & SSD's por serem menos trabalhoso, só conectar e escanear.
Gostaria de deixar guardado por um tempo havendo cópia de segurança, já perdi um HD uma vez e foi difícil me recuperar dessa perca seriamente, ás vezes penso no conteúdo que acabei perdendo e me martirizo, atualmente com mais compreensão.
 
Preciso de tempo para me dedicar a criar um software que aborda outro assunto.
Hey druidaobelix, poderei ter 100% de certeza sobre ser possível recuperar arquivos deletados & perdidos após revivido a clonagem?

Offline id4689

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re:Comando dd
« Resposta #3 Online: 04 de Setembro de 2017, 14:13 »
Parece ser tão obvio ter certeza mas eu não tenho porque não testei...

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Comando dd
« Resposta #4 Online: 04 de Setembro de 2017, 15:19 »
Parece ser tão obvio ter certeza mas eu não tenho porque não testei...

Não estou conseguindo pensar em alguma circunstância em que não daria certo, exceto um problema de hardware no destino.

Ainda assim, na hipótese de encontar um badblock no destino, o dd deverá acusar que falhou a gravação, então ficaria sobrando apenas a situação em que o badblock, ou qualquer outro defeito físico no destino, venha a ocorrer *após* a gravação.

Além disso, note que softwares do tipo Testdisk são bypass ao sistema operacional.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.