Autor Tópico: Gnome Shell e Xorg se auto finalizam  (Lida 8552 vezes)

Offline zero00

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Gnome Shell e Xorg se auto finalizam
« Online: 03 de Setembro de 2017, 11:13 »
Oi Pessoal, bom dia!

Estou enfrentando um problema sério com Gnome Shell/Xorg: ambos se auto finalizam toda vez que clico e arrasto um ícone. Ao fazer isso o sistema cai no modo texto, ainda logado com meu user, então executo startx e ele retorna; mas se arrastar um ícone novamente, ele cai de novo.

Como minha máquina é bem limitada instalei com a iso Ubuntu Minimal, do 16.04 LTS. E após a instalação, subi o ambiente gráfico com a instalação dos seguintes pacotes (não instalei gerenciador de login):

Código: [Selecionar]
sudo apt install --no-install-recommends xserver-xorg xserver-xorg-core xinit xserver-xorg-video-intel-lts-xenial xserver-xorg-video-vesa-lts-xenial xserver-xorg-video-fbdev-lts-xenial xfonts-base xfonts-cyrillic xfonts-100dpi xfonts-75dpi xfonts-scalable
Código: [Selecionar]
sudo apt install --no-install-recommends libgl1-mesa-dri x11-xserver-utils gnome-session gnome-shell gnome-themes-ubuntu gnome-terminal gnome-control-center nautilus gnome-icon-theme gnome-tweak-tool gnome-software ubuntu-restricted-extras policykit-1 lsb-release
Após carregar o Gnome Shell com o startx instalei demais programas necessários e tudo está funcionando perfeitamente, porém não posso arrastar um ícone que o Xorg finaliza.

Alguém poderia me auxiliar a resolver este problema?

Segue os últimos logs do startx e do Xorg:

Startx: https://pastebin.com/vSKQEGGq
Xorg: https://pastebin.com/Saggwpcq
« Última modificação: 03 de Setembro de 2017, 11:19 por zero00 »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Gnome Shell e Xorg se auto finalizam
« Resposta #1 Online: 04 de Setembro de 2017, 15:09 »
[   119.823] (II) config/udev: Adding input device ETPS/2 Elantech Touchpad (/dev/input/event8)

Isso parece complicado de achar onde possa estar o problema, os logs que trouxe ao tópico não ajudam, exceto a informação de que há presente um Elantech Touchpad que desde sempre foi e é problemático, mas isso é apenas um palpite, talvez tenha que tentar segmentar a questão com alguns experimentos para fazer filtros e tentar avaliar onde possa estar realmente o problema.

Além disso, evidentemente uma instalação Ubuntu Minimal deixa várias coisas de fora e pode não estar se adequando a esse específico hardware.

1) cenário geral

Informações sobre o hardware e o cenário geral podem ajudar.

Instale o pacote inxi, para tanto o repositório Universe precisa estar habilitado.

Código: [Selecionar]
sudo apt install inxi
Não precisa trazer ao tópico as informações da instalação do inxi, não ajuda em nada.

Depois faça o comando abaixo e, aí sim, traga ao tópico o resultado:

Código: [Selecionar]
inxi -FxZ
2) usar um live-iso

Suba o sistema usando um live-iso, pendrive ou cdrom, para poder verificar se o problema continua a ocorrer nessa circunstância.

3) interface gráfica alternativa

Se possível, instale uma interface gráfica alternativa ao gnome shell que existe presentemente para igualmente comparar se o problema continua ou não a ocorrer.

4) mouse externo ou touchpad

Utilize um mouse externo comum ao invés do touchpad elantech e faça o mesmo movimento de movimentação para avaliarmos se a questão pode estar relacionada ao Elantech presente no sistema. Também aceleração de mouse poderia ser uma hipótese.

« Última modificação: 04 de Setembro de 2017, 16:25 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline zero00

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re:Gnome Shell e Xorg se auto finalizam
« Resposta #2 Online: 07 de Setembro de 2017, 16:05 »
Caro druidaobelix,

Agradeço imensamente pela sua ajuda.

Tentei várias alternativas até que consegui resolver o problema simplesmente instalando um novo tema de cursor no Gnome Shell. Parece brincadeira, mas simplesmente instalei o tema "oxygen-cursor-theme" e o problema foi resolvido.

Talvez seja uma falha específica o Gnome não funcionar corretamente com seu próprio tema padrão, mas acredito mesmo que o fato de eu ter instalado com a iso minimal muitas configurações acabam tendo que ser feitas manualmente.

De qualquer forma obrigado pela sua ajuda.

Abraço!

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Gnome Shell e Xorg se auto finalizam
« Resposta #3 Online: 07 de Setembro de 2017, 17:59 »
Tentei várias alternativas até que consegui resolver o problema simplesmente instalando um novo tema de cursor no Gnome Shell. Parece brincadeira, mas simplesmente instalei o tema "oxygen-cursor-theme" e o problema foi resolvido.

Muito interessante sua descoberta, jamais imaginaria que pudesse ser algo por aí, tema de cursor. derrubando o desktop.  :o
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline zero00

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re:Gnome Shell e Xorg se auto finalizam
« Resposta #4 Online: 08 de Setembro de 2017, 15:05 »
Pois é, também achei interessante e muito estranho esse comportamento do Gnome. No Unity já tinha acontecido algo parecido, mas era com o VLC: bastava eu clicar algumas vezes na barra de reprodução para adiantar ou retroceder um  vídeo que o Unity finalizava caindo na tela de login.

Talvez seja alguma peculiaridade do meu hardware... Talvez não, pois tenho encontrado outros problemas após a instalação com a iso minimal, um deles é que o usuário comum pode executar os comandos shutdown, reboot e halt pelo terminal sem precisar usar o "sudo".

É outro comportamento estranho que estou buscando uma forma de resolver. Quando estava instalado somente o modo texto, era exigido o sudo e respectiva senha para executar esses comandos; mas depois que instalei o Xorg + Gnome, passou a não exigir mais. Como instalei vários aplicativos não sei exatamente qual deles causou essa mudança na configuração. Também não acho que seja o arquivo sudoers, pois não vi nenhuma alteração fora do padrão nele.

Acho que eu deva abrir um novo tópico para relatar esse problema... A não ser que possamos tentar resolver por aqui mesmo.

Caso contrário, acho que podemos marcar o tópico como resolvido. Mais uma vez obrigado!

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Gnome Shell e Xorg se auto finalizam
« Resposta #5 Online: 08 de Setembro de 2017, 16:32 »
[...]pois tenho encontrado outros problemas após a instalação com a iso minimal, um deles é que o usuário comum pode executar os comandos shutdown, reboot e halt pelo terminal sem precisar usar o "sudo".

É outro comportamento estranho que estou buscando uma forma de resolver. Quando estava instalado somente o modo texto, era exigido o sudo e respectiva senha para executar esses comandos; mas depois que instalei o Xorg + Gnome, passou a não exigir mais. Como instalei vários aplicativos não sei exatamente qual deles causou essa mudança na configuração. Também não acho que seja o arquivo sudoers, pois não vi nenhuma alteração fora do padrão nele.

Na verdade o errado é que ficou certo.  ;)

No fundo, no fundo, o besteirol é exigir sudo para executar shutdown, reboot e halt numa janela de terminal, não faz o menor sentido.

Não faz sentido e é contraditório, pois na interface gráfica para o usuário normal utilizar essas funções basta que ele click na engrenagem lá no canto direito superior e tais funções estão desde sempre imediatamente disponíveis para ele, sem que precise de autorização administrativa alguma, sem que precise informar a senha do sudo.

Então, qual é a coerência de pedir sudo quando esse mesmo usuário executa os mesmos comandos numa janela de terminal? Não faz sentido.

Mas concordo, o errado é que é o padrão do sistema.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline zero00

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re:Gnome Shell e Xorg se auto finalizam
« Resposta #6 Online: 08 de Setembro de 2017, 17:12 »
É verdade, amigo, vendo por este lado você está certo. Pelo menos para um computador pessoal realmente não faz sentido.

Acho que tal permissão só causaria problema numa situação em que vários usuários sem privilégios administrativos precisassem acessar o mesmo servidor via ssh. Aí se um deles executasse o shutdown, todos os demais ficariam impossibilitados de trabalhar.

Pensando bem vou deixar esse "problema" de lado, embora ainda farei uma pesquisa para saber o que causou essa mudança.

Valeu, abraço!

[RESOLVIDO]

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Gnome Shell e Xorg se auto finalizam
« Resposta #7 Online: 08 de Setembro de 2017, 17:18 »
Acho que tal permissão só causaria problema numa situação em que vários usuários sem privilégios administrativos precisassem acessar o mesmo servidor via ssh. Aí se um deles executasse o shutdown, todos os demais ficariam impossibilitados de trabalhar.

Sim, claro, se está falando de desktop comum, monousuário, interface gráfica padrão do Ubuntu, nada de servidor, aí a conversa é outra.  :)
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Gnome Shell e Xorg se auto finalizam
« Resposta #8 Online: 09 de Setembro de 2017, 01:44 »
E apenas para concluir o raciocínio, evidentemente é possível fazer desaparecer no menu superior (indicator-session) as opções de shutdown, reboot e reiniciar sessão, no Ubuntu padrão (=Unity) isso facilmente se faz da seguinte forma:


Omitir "Encerrar sessão":

Código: [Selecionar]
gsettings set com.canonical.indicator.session suppress-logout-menuitem   false
omitir "Reiniciar":

Código: [Selecionar]
gsettings set com.canonical.indicator.session suppress-restart-menuitem   false
omitir "Desligar"

Código: [Selecionar]
gsettings set com.canonical.indicator.session suppress-shutdown-menuitem   false

Se quiser voltar ao estado normal basta alterar a chave boleana para true que tudo se restabelecerá.

Entretanto, isso na verdade continua tendo um efeito muito limitado, se assemelha àquilo que se conhece por "segurança por obscuridade", o que é inteiramente frágil, furado mesmo. Só vai funcionar limitadamente para quem não conhece a forma de reverter, pois quem conhece, como é mais que óbvio, imediatamente consegue 'furar' o objetivo.

Pode eventualmente servir naquele caso onde o computador é compartilhado com o 'desastroso' irmaozinho mais novo ou com a 'desastrosa' tia mais velha que apenas quer uns minutos de Facebook, sem que você tenha que interromper todo um cenário de janelas e janelas montadas, onde então desligar ou restartar seria desastroso, mas isso é claramente muito limitado.

Então o raciocínio final, por qual razão tais opções aparecem sem nenhuma ressalva no desktop do usuário?

Oras, quem tem acesso à máquina física tem obviamente o acesso ao botão físico liga/desliga e restart, então o restante é detalhe mesmo.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline zero00

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re:Gnome Shell e Xorg se auto finalizam
« Resposta #9 Online: 10 de Setembro de 2017, 02:21 »
Obrigado pelas informações amigo.

Muito bom saber dessas opções, pois já são de grande utilidade, mesmo não sendo definitivas...

Abraço!