Autor Tópico: notebook não inicializa  (Lida 4758 vezes)

Offline evandroaca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
notebook não inicializa
« Online: 23 de Setembro de 2017, 14:08 »
ao iniciar o notebook aparece a seguinte mensagem: minimal bash-like line editing is supported. For the first word, TAB lists possible command completions. Anywhere else TAB lists possible device or file completions. grub>
Alguém pode me ajudar?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:notebook não inicializa
« Resposta #1 Online: 23 de Setembro de 2017, 14:53 »
O famoso prompt do grub> indicando que algo deu problema no bootloader.

Pois bem, o mais simples é usar o Boot-Repair para consertar.

Suba o sistema usando um live-iso (pendrive ou cdrom), então no live-iso instale o Boot-Repair.

Para instalar consulte esse tópico:

Boot-Repair-Ubuntu para recuperação do Grub-2

https://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,84609.0.html


www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:notebook não inicializa
« Resposta #2 Online: 23 de Setembro de 2017, 15:02 »
Uma vez instalado o Boot-Repair irá apresentar a possibilidade de uma solução padronizada, que no mais das vezes irá funcionar, ou um utilização personalizada, na qual manualmente se irá direcionar o bootloader.

Se não tiver muita certeza de como utilizar a ferramente para consertar, então traga ao tópico informações adicionais para que se possa dar alguma orientação à respeito de como consertar.

No Boot-Repair há um botão que produz um relatório chamado Bootinfo, use-o e traga ao tópico a url do Pastebin onde está disponível tal relatório para que o Fórum possa examinar.

Salve localmente o arquivo gerado pelo Bootinfo, cujo nome é algo assim "Boot-Info_2017-09-21__17h48.txt"

Instale:

Código: [Selecionar]
sudo apt install pastebinit
Agora, no diretório onde salvou o arquivo gerado pelo Bootinfo, faça:

Código: [Selecionar]
cat nome_do_arquivo | pastebinit
exemplo:

cat Boot-Info_2017-09-21__17h48.txt | pastebinit

O comando acima produzirá uma url, informe essa url aqui no Fórum para que se possa ter acesso ao relatório.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline evandroaca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re:notebook não inicializa
« Resposta #3 Online: 23 de Setembro de 2017, 15:25 »
O único comando aceito pelo sistema depois do "grub>" é o exit. Não sei como faço para "subir" o sistema utilizando um live-iso (pendrive ou cdrun). Coloquei um pendrive, mas não consegui nada. Desculpe a minha ignorância com o jargão de informática. Se puder ser mais específico, eu agradeceria a gentileza.
   

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:notebook não inicializa
« Resposta #4 Online: 23 de Setembro de 2017, 16:39 »
O único comando aceito pelo sistema depois do "grub>" é o exit. Não sei como faço para "subir" o sistema utilizando um live-iso (pendrive ou cdrun). Coloquei um pendrive, mas não consegui nada. Desculpe a minha ignorância com o jargão de informática. Se puder ser mais específico, eu agradeceria a gentileza.

Eita, agora ficou de ruim de vez.  ;D

Quando instalou o Ubuntu no seu computador você não criou antes um live-pendrive para poder fazer a instalação?

É desse pendrive de instalação que se está falando, é com ele que precisa subir o sistema.

Você tem em mãos esse pendrive de instalação do Ubuntu?

Enfim, como é que esse Linux Ubuntu foi instalado aí no seu computador?

« Última modificação: 23 de Setembro de 2017, 17:18 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline evandroaca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re:notebook não inicializa
« Resposta #5 Online: 23 de Setembro de 2017, 21:30 »
Eu comprei um notebook DELL Inspiron 14 5000 que veio com o Ubuntu Linux instalado de fábrica. Não tenho e nem instalei o windows no meu notebook. Tenho somente o Ubuntu.
« Última modificação: 23 de Setembro de 2017, 21:33 por evandroaca »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:notebook não inicializa
« Resposta #6 Online: 23 de Setembro de 2017, 22:43 »
OK, agora entendi, é um Dell que veio de fábrica com o Ubuntu, muito bem.

Normalmente a Dell terá gravado uma partição para restauração da instalação, isto é, um procedimento que faz com que se restabeleça a condição que originalmente havia de fábrica, quase sempre conhecido pelo termo restauração.

É exatamente igual a um computador que tivesse vindo com um Windows instalado de fábrica.
Se dá um problema e precisa reinstalar faz o quê?
Precisa da media de instalação, que será um pendrive ou um cdrom com o software de instalação.
Ou então está gravado no disco uma partição em separado que lá contém o software de instalação e que permite isso.

Se esse procedimento de restauração existir nesse Dell, então haverá alguma tecla F?  (efe alguma coisa) que permitirá acesso a isso (F2 ou F12 talvez? provavelmente será a tecla F12)

Acionar essa tecla que dará acesso à restauração é para ser feito **antes** do boot, isto é, naquela tela inicial de carregamento da máquina, que tecnicamente se chama P.O.S.T, sigla para Power On Self Test, um autoteste feito pela BIOS no computador quando ele é ligado ou reinicia.

Se não existir esse procedimento de restauração nessa específica máquina ou caso você não queira restaurar porque já tenha instalado muita coisa ou ainda porque a restauração vai apagar tudo o que há no disco e lá pode ser que haja arquivos pessoais seus que não quer perder, então será preciso ter algum outro computador (que pode ser com Windows, sem problema) para que se possa produzir uma media de instalação do Ubuntu, que normalmente é referido como live-iso, podendo ser feito tanto em pendrive ou em cdrom,  se a máquina possuir um leitor de cdrom.

Enfim, na essência, ou há um procedimento de restauração que veio de fábrica e vai apagar tudo, zerar tudo e começar de novo ou se produz um live-iso para através dele acessar o Ubuntu já instalado, corrigir o problema, se o caso salvar algum arquivo ou mesmo reinstalar se quiser.

Antes de aparecer esse problema, isto é, tão logo veio de fábrica, você conseguiu usar normalmente o sistema já instalado?
Estava tudo funcionando normalmente?


« Última modificação: 23 de Setembro de 2017, 23:45 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:notebook não inicializa
« Resposta #7 Online: 23 de Setembro de 2017, 23:51 »
Então, @evandroaca,

Se o sistema estava funcionando normalmente antes e por alguma razão começou a aparecer esse prompt do grub>, note que, em tese, se não foram acidentalmente apagados arquivos essenciais do sistema, é possível fazer a recuperação usando apenas esse prompt, questão de ver.

Entretanto, os procedimentos não são assim, digamos, tão triviais e, salvo engano, não me parece que você já tenha um conhecimento razoável de Linux.

Mas se não tiver procedimento de restauração vindo de fábrica e também por qualquer razão não tiver acesso fácil a algum outro computador para produzir um live-iso com o qual fazer o boot e resolver a situação de uma forma mais amigável, então como última instância se pode tentar ir pelo caminho de consertar o grub usando apenas o prompt de comando dele próprio.

Possível é, agora é mais uma questão de você conseguir ir fazendo o que é necessário.

Bem, de um retorno de quais são os recursos de que dispõe para que se possa escolher um caminho a ser seguido.
« Última modificação: 24 de Setembro de 2017, 01:51 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.