Autor Tópico: Computador nao Boota nada  (Lida 7028 vezes)

Offline JorgeW

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Computador nao Boota nada
« Online: 23 de Setembro de 2017, 22:07 »
Incialmente meu pc estava normal, mas eu resolvi limpar ele, desmontei e limpei ele com todo cuidado, mas qnd religuei ele o sistema q antes iniciava diretamente dessa vez iniciou o menu do grub e eu achei isso estranho, mas qnd dei enter pra iniciar o sistema deu kernel panic, tentei formatar pelo pendrive mas tbm da kernel panic, tentei formatar pelo cd e também deu kernel panic, tentei resetar a bios mas nao adiantou, atualizei a bios e tbm nao deu efeito, retirei o hd e coloquei em outro pc e funcionou normalmente, ja nao tenho idéia doq possa ter acontecido, minhas especificações h110m-c/br i5 6400 4gb ram e 1tb hd

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Computador nao Boota nada
« Resposta #1 Online: 23 de Setembro de 2017, 22:58 »
[...] retirei o hd e coloquei em outro pc e funcionou normalmente [...]

Nesse desmonta e monta ou há algum mau contato ou algo está montado incorretamente (o que em tese geraria uma corrente elétrica indevida), gerando o kernel panic.

É evidente que a solução é de hardware, pois se pega o mesmo disco rígido coloca em outro computador e tudo funciona, então se trata de uma questão de hardware nesse computador originário, sobremodo porque você está dizendo que deixou o setup no default, também poderia ser aí o problema, mas se está resetado para o default, então não, portanto, sobra o hardware mesmo.
« Última modificação: 23 de Setembro de 2017, 23:19 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Computador nao Boota nada
« Resposta #2 Online: 23 de Setembro de 2017, 23:05 »
Veja se consegue fotografar a tela do kernel panic e postar aqui, eventualmente dará alguma pista.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Computador nao Boota nada
« Resposta #3 Online: 23 de Setembro de 2017, 23:06 »
Quando for necessário postar a saída de um comando, dê preferência a marcar e copiar com o botão direito do mouse e então colar aqui no seu tópico o texto referente ao resultado, é muito mais prático e funcional do que usar imagens para essa simples finalidade.

Entretanto, naqueles casos em que for imprescindível, necessário mesmo disponibilizar uma imagem da tela, use um servidor externo de imagens, postando no tópico um link da miniatura da imagem, pois há uma regra de limitação de tamanho de imagens que se pode postar no Fórum, que é de 40Kb.

Confira aqui (item 8 -X):

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,43147.0.h

Para aprender como anexar uma imagem em miniatura ao tópico (porque há limite nas regras do Fórum) através de um servidor de imagens externo, veja esse tópico e nele especialmente o post #2 do colega /Creto/:

Anexar uma imagem ao tópico

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,117916.msg649065.html#msg649065

http://imgur.com

Ou qualquer outro servidor de imagens que prefira.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Computador nao Boota nada
« Resposta #4 Online: 23 de Setembro de 2017, 23:08 »
Mau contato nos cabos, especialmente no cabo que faz a ligação entre a placamãe e o disco, e nos pentes de memória, caso os tenha anteriormente retirado, são bons candidatos a serem a causa do problema.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline JorgeW

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re:Computador nao Boota nada
« Resposta #5 Online: 24 de Setembro de 2017, 09:30 »
Kernel panic https://imgur.com/gallery/hidJC
Talvez possa ser mal contato mas acho q nao seria no cabo do hd, pq senao ele daria boot pelo cd, coisa q ele nao faz

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Computador nao Boota nada
« Resposta #6 Online: 24 de Setembro de 2017, 13:04 »
1) Não parece indicar seja problema com o pente de memória, mas por via das dúvidas use o Mentest e faça a verificação, observando também se a quantidade total de memória está de fato sendo identificada.

2) Ainda, experimente subir o sistema usando o parâmetro noapic na linha de boot, isto é, basta acrescentar editando na tela inicial do sistema, no menu do grub, onde normalmente consta quiet splash (que aliás podem e devem ser provisoriamente apagados para efeitos de teste), algo assim:

BOOT_IMAGE=/boot/vmlinuz-4.12.3-041203-generic root=UUID=7a0f44d0-f6b9-4660-bee6-b83634b2af41 ro noapic

A alteração é provisória e só vale para o específico boot, retornando ao padrão quando reiniciar.

3) tente subir o sistema usando um live-iso (pendrive ou cdrom), usando a opção "Experimentar o Ubuntu sem instalar...", o que pode dar uma boa avaliação da questão, também usando o parâmetro mencionado.

4) Há alguma gpu (=placa de vídeo) off board instalada nessa placamãe?

« Última modificação: 24 de Setembro de 2017, 13:49 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline JorgeW

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re:Computador nao Boota nada
« Resposta #7 Online: 25 de Setembro de 2017, 13:01 »
1) Usei o memtest e nao deu erro nenhum: Memtest https://imgur.com/gallery/2Nrui

2)Tentei fazer isso mas o kernel panic permaneceu, a edição no grub ficou assim: Grub no apic https://imgur.com/gallery/f7uiB

3)Eu tentei roda live-usb e live-cd e nenhum dos dois funcionou, mas eu percebi q as live-isos tbm nao funcionaram no outro pc entao provavelmente elas tbm estão defeituosas

4)Nao tenho gpu offboard

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Computador nao Boota nada
« Resposta #8 Online: 25 de Setembro de 2017, 13:19 »
Observo na última tela que o kernel instalado é o 4.4.0-59.

Como tem um outro computer, então com ele grave um live-iso (pendrive ou cdrom) a partir de um iso baixado do Ubuntu 16.04.3, o qual vem com o kernel 4.10 e vamos testar com esse kernel mais novo.

Também, se no menu do grub do sistema instalado em disco existir entradas para kernels anteriores, teste também com eles.

O kernel panic pode estar ocorrendo com esse específico kernel e não vir a ocorrer com outro e a manutenção física do hardware, isto é, a limpeza, ter sido apenas uma infeliz coincidência, isto é, o sistema atualizou o kernel, que só entraria em ação após reiniciar, antes disso você desligou o computador, depois desmontou para limpeza, ao remontar ele inicia com o kernel novo e apresenta o 'pau' do kernel panic, entretanto, não tendo se dado conta disso, fica pensando se tratar de problema físico, não é incomum acontecer isso.

Como de praxe, faça a verificação do md5sum, etc, enfim, assegure-se da integridade do iso baixado e dele gravado no pendrive ou cdrom.

Se não souber como fazer essa verificação do live-iso gravado no pendrive ou cdrom diga aí que detalho, na verdade já fiz alguns posts anteriores em outros tópicos explicando como se faz isso.

Porque, na verdade, com rigor técnico, é excelente porém não é suficiente conferir apenas o md5sum do iso baixado, precisa conferir também ele gravado na media, pois essa pode conter, por exemplo, se for um pendrive, conter um badblock e aí dar erro para subir o sistema ou não subir.

Bem, mas a essência do raciocínio é experimentar com um outro kernel.
« Última modificação: 25 de Setembro de 2017, 17:57 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline JorgeW

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re:Computador nao Boota nada
« Resposta #9 Online: 26 de Setembro de 2017, 11:55 »
Realmente eu não sei como verificar a live-iso depois de gravada

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Computador nao Boota nada
« Resposta #10 Online: 26 de Setembro de 2017, 12:28 »
Realmente eu não sei como verificar a live-iso depois de gravada

Primeiramente, para ser mais célere, espeta e vê se sobe o sistema pelo pendrive gravado, se não subir conferimos.

Se subir o sistema é porque, em princípio, a gravação estava correta.

Conferir o iso gravado na media (pendrive ou cdrom) demandaria ter um outro computador também com Linux, que não sei se é o caso, se você tem isso aí.
« Última modificação: 26 de Setembro de 2017, 12:30 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Computador nao Boota nada
« Resposta #11 Online: 26 de Setembro de 2017, 12:42 »
Em complemento e apenas para esclarecer, esse tópico possui instruções de como verificar a media gravada, nele especialmente os posts #13 e #20.

boot pen drive

https://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,115549.0.html

Mas como dito, isso realmente só será possível se tiver uma outra instalação Linux para poder aplicar a conferência.


www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline JorgeW

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re:Computador nao Boota nada
« Resposta #12 Online: 01 de Outubro de 2017, 13:18 »
Essa semana eu estou sem acesso ao outro pc com linux, mas eu consegui iniciar o freedos q veio no dvd da placa mãe do meu pc, talvez essa informação tenha alguma importância

Offline JorgeW

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re:Computador nao Boota nada
« Resposta #13 Online: 11 de Outubro de 2017, 01:01 »
Depois de muito mexer nesse pc, alterar 1001 opçoes na BIOS e pedir um monte de coisas emprestadas de um amigo pra testar nesse pc, consegui finalmente iniciar o sistema, mas para isso precisei manter ativado apenas um core do processador na BIOS, como se resolve isso?
« Última modificação: 11 de Outubro de 2017, 02:39 por JorgeW »