Autor Tópico: Como corrigir instalacao ubuntu 14.04.05 notbook dell 5558 inspiration dual boot  (Lida 2782 vezes)

Offline greaseflog2020

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Boa tarde , galera.

Ontem foi instalar o ubuntu no notbook  dell 5558  porem alem de nao mostrar a pariticao do window que eu possuo na hora da formatacao tbm nao consigo inicializar o ubuntu 14.04.05.
Gostaria de inicilizar o ubuntu e ter acesso a minha particao do windows 7 que esta no hd ainda, pois quando visualizo as particoes verifico que a particao do windows ainda existe.


Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Como corrigir instalacao ubuntu 14.04.05 notbook dell 5558 inspiration dual boot
« Resposta #1 Online: 25 de Setembro de 2017, 14:57 »
Então, @greaseflog2020,

Não consegui entender exatamente qual é o problema que você tem aí, a descrição do tópico inicial não está suficientemente boa.

Vamos lá, façamos um diálogo para tentar esclarecer o cenário existente.

Nessa máquina que é um Dell 5558 tem um Windows instalado.

1) O Windows está funcionando normalmente?

Isto é, consegue dar o boot e iniciar o Windows e nele tudo está funcionado?

2) Baixou a imagem do arquivo .iso do Ubuntu do site apropriado?

http://releases.ubuntu.com/xenial/

3) Por que está querendo usar a versão 14.04.5, cujo codename é Trusty?

O mais adequado, em princípio, é usar uma versão LTS (=suporte de longo prazo) mais atual, que é a 16.04.3, codename Xenial, cujo suporte vai até 2021, além de ter um kernel mais novo e que contempla hardware mais atual.

4) Conferiu o arquivo iso baixado para ver se não ocorreu erro no downloads, executando nele a verificação md5?

Como há aí um Windows, obtenha o arquivo md5.exe e com ele faça a verificação.

Leia esse artigo:

Como gerar e checar hashs MD5

http://www.mundodoshackers.com.br/como-gerar-e-checar-hashs-md5

Também pode baixar daqui:

http://www.fourmilab.ch/md5/md5.zip

Para conferir o resultado do md5 use esse link:

http://releases.ubuntu.com/xenial/MD5SUMS

5) Gravou a imagem do arquivo .iso do Ubuntu baixado num live-pendrive?

6) Usou um software apropriado para fazer essa gravação?

https://rufus.akeo.ie/?locale=pt_BR

Não é simplesmente copiar o arquivo .iso para o pendrive, esse é um erro comum, pois é preciso tornar o pendrive bootável, não é uma simples cópia e sim uma gravação que o torna bootável.

Para isso precisa de um software apropriado e como no seu caso, supondo que o Windows esteja funcionando, baixe o RUFUS e o use para gravar o iso no pendrive.

Baixe o RUFUS no link acima e com ele faça a gravação do iso baixado no pendrive.

Esses são os passos iniciais necessários para instalar o Ubuntu de forma correta.

Agora você responde a essas questões acima e, assim, iremos entender um pouco melhor o que está acontecendo, possibilitando fornecer alguma ajuda, se o caso.

Note que quem está do lado de cá não está vendo o que está ocorrendo aí no seu computador, não sabe nada do cenário existente, então é preciso que você ajude para que se possa te ajudar fornecendo com clareza as informações que permitam entender o que está realmente acontecendo.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline ismaelbonifacio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Re:Como corrigir instalacao ubuntu 14.04.05 notbook dell 5558 inspiration dual boot
« Resposta #2 Online: 27 de Setembro de 2017, 07:19 »
Viva! Desde já obrigado pela colaboração Droidaobelix. Uso a versão 14.04 devido à compatibilidade do server. Não tenho windows instalado. Tenho o ubuntu 14.04.5 LTS. Estou a tenta arrancar pelo boot pelo dvd, este dvd já fez várias instalações anteriores, está bem gravado e arranca bem. Quero apagar o ubuntu e fazer nova instalação. O que acontece é que quando arranca fica a verificar a instalação anterior termina de o fazer e aparece login e eu não chego a ter a possibilidade de instalar, escolher o disco, nem sequer aparecem as possibilidades opções. Quando corre o dvd de instalação fica a verificar ficheiros corruptos passa de várias cores vermelho, para amarelo...depois abre como login.

Offline ismaelbonifacio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Re:Como corrigir instalacao ubuntu 14.04.05 notbook dell 5558 inspiration dual boot
« Resposta #3 Online: 27 de Setembro de 2017, 07:29 »
Uso o HP ML30 gen9. Este não suporta os drives para ubuntu, faço uma instalação por adaptação. Uma outra razão que me leva a instalar o ubuntu 14.04 é a compatibilidade com sites da websitebaker, pois as versões 16 do ubuntu trazem outras versões de php (versão 7 e 7.5), mysql...pelo que a última vez que instalei andei com problemas na compatibilidade dos sites e não abriam. Mas isso é uma situação para debatermos noutro momento. Posso de facto é experimentar arrancar com a versão 16 e tentar formatar com a aplicação e depois instalar a 14.  Nem me lembrei dessa situação.