Autor Tópico: Bug de teclado no Ubuntu 17.04. Como resolve?  (Lida 3936 vezes)

Offline myllaexandy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Bug de teclado no Ubuntu 17.04. Como resolve?
« Online: 02 de Outubro de 2017, 20:22 »
Uso o Ubuntu 17.04 ((Zesty)(Lubutu)) instalado no meu pc e ele tem um pequeno problema q é bem incomodo, ele desconfigura o teclado toda vez q o not é desligado, reiniciado ou hibernado. Aí pro teclado funcionar direito tenho que sempre usar o seguinte comando no terminal:
 
Código: [Selecionar]
setxkbmap -model abnt2 -layout br -variant abnt2 Gostaria de saber se tem uma solução definitiva para esse problema? Se puderem me passar o passo a passo bem detalhado eu agradeceria pois sou novata no linux

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Bug de teclado no Ubuntu 17.04. Como resolve?
« Resposta #1 Online: 03 de Outubro de 2017, 15:21 »
Então, @myllaexandy,

Esse problema não apareceu aqui na instalação que fiz do Lubuntu 17.04 em razão daquela outra questão do outro tópico (122298).

Será que você fez a configuração do teclado usando a interface gráfica do Lubuntu?

Ela não é exatamente óbvia, diria que é um tanto quanto confusa, mas se não fizer não vai mesmo configurar o teclado.

Por via das dúvidas, confirme se fez isso:

Click em:

 Sistema/Fcitx  --> (não vai acontecer nada visível, mas vai ativar o input method)

Preferências/Fcitx Configuration

Na aba Método de entrada se não estiverem aparecendo as entradas desmarque o checkbox "Mostrar somente idioma atual"

Se ainda não apareceu feche a janela e repita Sistema/Fcitx + Preferências/Fcitx Configuration

Do lado direito deverá estar aparecendo "Teclado-Português (Brasil)

Se não estiver, então na lista do lado esquerdo click em Português, ao lado na seta para aparecerem as entradas

Escolha Teclado-Português

Inclua usando a seta que há do lado direito, na verdade entre os dois blocos (seta e incluir > e seta de excluir < )

Uma vez que Teclado-Português (Brasil) esteja aparecendo no bloco do lado direito (Método de entrada atual) movimente-o para a primeira posição usando a seta para cima nesse mesmo bloco, ou seja, Teclado-Português (Brasil) precisa ser o primeiro da lista (talvez esteja aparecendo Teclado-Inglês (EUA), então precisa movimentar para essa posição.






« Última modificação: 03 de Outubro de 2017, 22:29 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline myllaexandy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re:Bug de teclado no Ubuntu 17.04. Como resolve?
« Resposta #2 Online: 09 de Outubro de 2017, 13:13 »
@druidaobelix
Desculpa a demora, tava numa correria no trabalho.
É o seguinte, funcionou, mas quando o computador reinicia ele volta com o mesmo problema, só corrige quando vou em Sistema>Fcitx ai ativa o input method. Aí funciona perfeitamente, mas quando o Fcitx está desativado volta o problema. Não sei se falta salvar alguma coisa ou configurar para ele iniciar junto com o Lubuntu.
« Última modificação: 09 de Outubro de 2017, 14:47 por myllaexandy »

Offline myllaexandy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re:Bug de teclado no Ubuntu 17.04. Como resolve?
« Resposta #3 Online: 09 de Outubro de 2017, 14:42 »
Me ensinaram uma gambiarra pelo LXSession.
Citar
Procure no menu iniciar "Aplicativos da sessão" ou algo parecido.
Clique em "adicionar" e adicione o comando: setxkbmap -model abnt2 -layout br -variant abnt2
É uma gambiarra, mas talvez funcione.
Tá funcionando, mas como foi dito, é uma gambiarra.
Aí mexendo no LXSession vi essas configurações da foto
https://imgur.com/a/h9kpl
Estava pensando se não é o caso de preencher esses espaços em branco?
« Última modificação: 09 de Outubro de 2017, 14:49 por myllaexandy »