Autor Tópico: sem internet - erro  (Lida 3530 vezes)

Offline rmfsousa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
sem internet - erro
« Online: 06 de Outubro de 2017, 18:59 »
Olá
Sou muito novato em linux e tenho bastantes dificuldades, pois ainda estou a aprender.
Instalei o ubuntu 12.04 (versão que eu pretendo) mas não consigo ter internet.

No local onde trabalho tenho várias redes e onde eu pretendo este ubuntu é na rede 5 (já em funcionamento).

Tenho duas placas de rede no computador. A onboard (eth0) e a outra (eth1).

Abri a "linha de comandos" e fiz sudo /etc/network/interfaces e coloquei a seguinte configuração:

#Main Interfaces
auto eth0
ifaces eth0 inet static
address 192.168.5.11
gateway 192.168.5.1

dns-search localnet
dns-nameservers 192.168.3.53 192.168.2.53

#Placa passar imagem
auto eth1
ifaces eth1 inet static
address 192.168.0.0
netmask 255.255.255.0

Tem alguma coisa de mal esta configuração?

Aguardo a vossa preciosa ajuda. Peço a quem o fizer para, se possível, detalhar o máximo que conseguir.

Muito obrigado

Ricardo

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:sem internet - erro
« Resposta #1 Online: 06 de Outubro de 2017, 21:21 »
Movido!

Olá Ricardo!

A versão 12.04 do Ubuntu só tem suporte pago agora!  É o seu caso? Se não for este o caso, você não  deveria usar mais esta versão pois seu ciclo de vida já se esgotou.

Existe algum motivo em especial para você usar a versão 12.04? 

O melhor seria usar a versão 16.04! 


De qualquer maneira, antes de você configurar a rede manualmente, ela funcionava?  Ela era reconhecida via DHCP?

Você não disse nada de como funciona sua "rede 5"!  E o que pretende? Ao que tudo indica, você quer receber a conexão da internet por uma placa de rede e redirecionar para à outra placa, seria isso?

Qual a configuração do seu hardware?   
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline rmfsousa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:sem internet - erro
« Resposta #2 Online: 07 de Outubro de 2017, 06:48 »
olá Galactus

Desde já muito obrigado pela tua ajuda.

Não usei o 16.04 por causa dos requisitos necessários para a máquina e porque encontrei um tutorial na net de como instalar e configurar o clonezilla server.

No trabalho onde estou temos várias redes e a rede onde quero colocar este serviço é na rede 5. A rede 5 é uma rede que dá automaticamente IP (tem o dhcp ativo).

Sim, antes de configurar funcionou direito, sem qualquer tipo de problema.

Poderei dizer segunda feira, mas é bastante fraco. O que o clonezzila exige é um disco com bastante espaço, o resto é "variável" consoante a exigência da pessoa (creio não estar a dizer nada de errado, foi o que entendi)

Estou a seguir este tutorial - https://www.youtube.com/watch?v=71QBIbmlBrQ&t=606s
« Última modificação: 07 de Outubro de 2017, 06:52 por rmfsousa »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:sem internet - erro
« Resposta #3 Online: 17 de Outubro de 2017, 02:17 »
Não use o 12.04. Simples assim.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re:sem internet - erro
« Resposta #4 Online: 17 de Outubro de 2017, 08:39 »
A questão dos requisitos, se está falando de hardware e software; é só mudar para uma variante do Ubuntu mais leve como o: Xubuntu 16.04 que consome em média 200mb de ram ou o Lubuntu 16.04 que roda com simples 90mb de ram.

Bem melhor do que rodar um sistema defasado, talvez com as novas atualizações seu problema seu resolvido.