Autor Tópico: Notebook não dá boot em pendrive para a instalação  (Lida 12268 vezes)

Offline michelarrudala

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Notebook não dá boot em pendrive para a instalação
« Online: 12 de Outubro de 2017, 21:15 »
Boa noite, ficaria muito grato de pudessem me ajudar! Meu drama é o seguinte: Comprei um notebook, Positivo Stilo One XC3550, windows 10 de fábrica, e como ele possui configurações muito limitadas, acho melhor instalar o ubuntu ou o lubunto, o que der melhor, pois sobraria mais espaço livre no HD e rodaria os softwares que necessito com maior velocidade.
O problema é que já tentei instalar os outros SO mas o notebook não da boot em qualquer outro local que não seja o HD com o Windows 10.
Eu faço o pendrive bootável (o notebook nao possui drive de cd) e faço o procedimento padrão: Reinicio e entro na BIOS e mudo a prioridade de boot para o pen drive (alguma coisa Flash drive UEFI), salvo e reinicio. O notebook liga no windows 10 normalmente, como se eu nao tivesse alterado nada.
Mesmo Colocando o HD como ultima prioridade, o notebook sempre da boot no windows 10. E tem mais:
Quando eu retiro de vez a opção de bootar o HD, o notebook simplesmente não liga nada, ele sempre fica na tela de configuração de bios.
Então, como posso formatar esse windows 10 e colocar uma distribuição Ubuntu?
Agradecido.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Notebook não dá boot em pendrive para a instalação
« Resposta #1 Online: 12 de Outubro de 2017, 21:35 »
Supondo que você tenha gravado corretamente o live-pendrive, usando um software apropriado para isso, então a questão é do setup da máquina e não do Ubuntu propriamente dito.

Não há nada que se possa configurar no sistema operacional para alterar isso, já que a questão é anterior ao sistema operacional.

Qualquer configuração precisa ser feita diretamente no setup, conhecimento como o antigo BIOS, se for mais moderno já é do tipo UEFI.

Essa máquina já possui setup do tipo UEFI?

Computadores mais ou menos de 2012 para cá possuem setup do tipo UEFI.

Se for esse o caso, então precisa desabilitar o Secure Boot no setup.
Eventualmente o nome pode não ser exatamente esse, mas será algo parecido.

Possivelmente você saiba, mas enfim, note que criar um pendrive bootável não é apenas copiar para ele o arquivo iso baixado. A gravação precisa ser feita por um programa apropriado, como você tem aí um Windows, pode usar o Rufus:

https://rufus.akeo.ie/?locale=pt_BR

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline michelarrudala

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:Notebook não dá boot em pendrive para a instalação
« Resposta #2 Online: 12 de Outubro de 2017, 21:46 »
Utilizei sim o Rufus e até outros softwares para a gravação no pendrive. o Sistema realmente é UEFI. Já desativei o Boot Secutiry e continua da mesma forma.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Notebook não dá boot em pendrive para a instalação
« Resposta #3 Online: 12 de Outubro de 2017, 22:13 »
Utilizei sim o Rufus e até outros softwares para a gravação no pendrive. o Sistema realmente é UEFI. Já desativei o Boot Secutiry e continua da mesma forma.

Pois então, @michelarrudala,

Pelo que se vê aí pela net, dos relatos se infere que é possível subir um live-pendrive do Ubuntu nesse computador, então a questão é mesmo algo configurável no setup ou a integridade do live-pendrive que você montou.

Comece pelo começo, conferindo o md5sum do iso baixado.


« Última modificação: 12 de Outubro de 2017, 22:21 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Notebook não dá boot em pendrive para a instalação
« Resposta #4 Online: 12 de Outubro de 2017, 22:23 »
Se tiver um outro pendrive também pode ser uma boa ideia, eventualmente esse no qual gravou não está bom.

Se tivesse outra máquina Linux seria possível conferir a gravação no pendrive, mas tendo apenas Win aí fica difícil.

Editando:

Use a versão 16.04.3 do Lubuntu

http://cdimage.ubuntu.com/lubuntu/releases/16.04.3/release/

« Última modificação: 12 de Outubro de 2017, 22:29 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Notebook não dá boot em pendrive para a instalação
« Resposta #5 Online: 12 de Outubro de 2017, 22:31 »
Detalhe muito importante: se esse computador já é UEFI, a formatação do pendrive precisa ser em GPT.

Ou seja, o modo **não** é MsDos e sim GPT, sem o que não vai subir mesmo.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline michelarrudala

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:Notebook não dá boot em pendrive para a instalação
« Resposta #6 Online: 13 de Outubro de 2017, 07:39 »
Fiz a alteracao na formatacao do pendrive e dessa vez deu certo! Fico muito agradecido.
Agora estou tentando correr atras dos drivers pois nem a carga da bateria o Lubuntu esta mostrando.

Offline fmardito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re:Notebook não dá boot em pendrive para a instalação
« Resposta #7 Online: 15 de Outubro de 2017, 10:03 »
Bom dia!

Também tenho um xc3550 e ele dá boot pelo pendrive, mas nunca vai sozinho. Você liga ele e aperta F11, vai aparecer o menu de boot, daí vc seleciona o pendrive.

Já rodei Ubuntu, Mint, Suse, Remix... vi tudo muito bem, mas o wifi não funciona e não tem driver. Audio idem. 'Resolvi' o problema colocando um wifi usb, mas aí perdi uma porta usb e como só tem duas... mas pelo menos fica bom. Com qualquer distro dessas dá pra usar normalmente que ele dá conta.

Se quiser podemos instalar uma distro igual e vamos tentando resolver os problemas de driver.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Notebook não dá boot em pendrive para a instalação
« Resposta #8 Online: 16 de Outubro de 2017, 21:08 »
Então, @fmardito,

Pelo que se vê você já tem bastante estrada nessa máquina Positivo Stilo One XC3550, e na questão do wifi dela.

Se possível, participe desse outro tópico para lá ajudar o colega @zbheell

https://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,122338.msg672459.html#new

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.