Prezados,
Sou um novo usuário do Linux e quase apaixonado por completo pelo sistema operacional!
Estou utilizando o Ubuntu 16.04 a mais ou menos uns três meses e já estou me aventurando a trabalhar em rede.
Coloquei o Linux para conversar em rede com as minhas máquinas com o Windows 10 e no início foi uma lenha para eles se enxergarem, mas após bastante pesquisa na internet, no final a coisa deu certo.
Do linux para o Windows 10 estou conseguindo acessar todas as pastas compartilhadas sem qualquer problema, porém, quando vou fazer o inverso, vejo a pasta que compartilhei no Linux, porém quando clico em cima para abri-la no computador com o Windows 10 aparece uma janela de segurança do windows pedindo que eu entre com as credenciais de rede. Já fiz de tudo, como dito anteriormente, minha versão do Ubuntu é a 16.04 em Dual Boot com o Windows 10 em um Notebook ASUS S550C com Intel Core I5, 1 também de HD (50 Gb na Partição do Linux) e Memória de 8GB. A minha rede é uma rede sem fio onde uso um Roteador da D Link DIR 822 Dual Band.
Do linux para o Windows 10 estou conseguindo acessar todas as pastas compartilhadas sem qualquer problema, porém, quando vou fazer o inverso, vejo a pasta compartilhada, porém quando clico em cima para abri-la aparece uma janela de segurança do windows pedindo que eu entre com as credenciais de rede. Já fiz de tudo, porém não consigo o acessar a pasta.
Não sei onde estou errando e tenho a sensação de que a solução é simples mas não consegui vislumbrá-la.
Acertando este passo começo a me encorajar a preparar minha primeira máquina para 100% Linux e me libertar pouco a pouco do sistema operacional da Microsoft, por isso estou aqui neste fórum para pedir uma ajuda a vocês para a solução deste problema.
Desde já agradeço a ajuda! Abs