Autor Tópico: Tutorial: Compartilhando uma pasta do Ubuntu para ser acessada do Windows 7/8/10  (Lida 37401 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
   Este tutorial foi criado depois de eu ter perdido a paciência várias vezes tentando criar um simples compartilhamento de pasta no Ubuntu para ser acessado do Windows 7 ou 8. Tenho um Netbook onde meu sistema principal é o Linux, cansei de usar as ferramentas em modo gráfico para “compartilhar a pasta” em questão e depois na hora de acessar a bendita pasta de outra máquina no Windows 7/8 ela não aparecia, ou se aparecia não me deixava entrar nela, mesmo tendo colocado o login e senha corretos. Mais do que isso, precisava de uma configuração que me servisse aonde quer que eu fosse, já que é um Netbook, onde eu acabado tendo que me conectar nas mais diferentes topologias de redes.

Infelizmente esse tutorial faz uso do modo texto, para alguns, então assumo que você sabe mexer um pouco nele!

Então vamos deixar de reclamações e partir para mão na massa, ops, quis dizer no teclado!  :P

No terminal:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install samba smbclient winbind
Depois da instalação dos pacotes acima, vamos adicionar uma senha para o seu usuário no samba.

Código: [Selecionar]
sudo smbpasswd -a nomedousuario

Este comando vai pedir uma senha e a confirmação desta senha.

Agora temos que escolher uma pasta dentro do seu /home para o compartilhamento. No meu caso eu preferi usar  a pasta Público já existente, mas você pode escolher outro nome ou pasta que preferir. Se preferir criar a pasta em questão, faça no terminal:

Código: [Selecionar]
mkdir /home/nome_do_usuario/nome_da_pasta

Agora vamos dar permissão de leitura e escrita para qualquer usuário nesta pasta, mas calma, depois vamos deixar que apenas você possa ter acesso a essa pasta pelo samba.

Código: [Selecionar]
sudo chmod -R 777 /home/nome_do_usuario/nome_da_pasta
Agora vamos deixar claro que esta pasta pertence ao seu usuário e ao seu grupo de usuário:

Código: [Selecionar]
sudo chown -R nome_do_usuario.nome_do_usuario /home/nome_do_usuario/nome_da_pasta
Agora vem a parte principal, livre-se deste smb.conf padrão do Ubuntu! Para fins acadêmicos, se quiser manter essa mercadoria, faça um backup dele:

Código: [Selecionar]
sudo cp /etc/samba/smb.conf  /etc/samba/smb.conf.bck
Agora use o seu editor em modo texto preferido, eu uso o nano, e copie e cole a seguinte configuração, preste atenção nas mudanças do nome do usuário e do caminho que você escolheu! Logo abaixo eu mostro como ficou o meu smb-conf.

Código: [Selecionar]
sudo nano /etc/samba/smb.conf

Código: [Selecionar]
[global]
        netbios aliases = nome_que_você_quer_que_apareça_na_rede
        server string = nome_que_você_quer_que_apareça_na_rede
        interfaces = eth0
        bind interfaces only = Yes
        log file = /var/log/samba/log.%m
        max log size = 50
        socket options = TCP_NODELAY SO_SNDBUF=8192 SO_RCVBUF=8192
        cups options = raw



[Nome_da_Pasta]
        path = /home/nome_do_usuario/nome_da_pasta/
        valid users =  nome_do_usuario
        admin users =  nome_do_usuario
        read list =  nome_do_usuario
        write list =  nome_do_usuario


O meu smb.conf ficou assim:

Código: [Selecionar]
[global]
        netbios aliases = GALACTUS-MOVEL
        server string = GALACTUS-MOVEL
        interfaces = eth0
        bind interfaces only = Yes
        log file = /var/log/samba/log.%m
        max log size = 50
        socket options = TCP_NODELAY SO_SNDBUF=8192 SO_RCVBUF=8192
        cups options = raw



[Publico]
        path = /home/galactus/Público/
        valid users = galactus
        admin users = galactus
        read list = galactus
        write list = galactus

Dicas importantes: O nome no Netbios aliases e server string não devem ter outros iguais na rede! Na parte do nome da pasta em questão entre parênteses – [Publico]não pode ter assento! Só pode ter assento no nome da pasta no caminho – path. Assumo que você só tem uma placa de rede e ela é identificada como a eth0!


Agora reinicie os serviços do samba.

Código: [Selecionar]
sudo service smbd restart
E depois:

Código: [Selecionar]
sudo service nmbd restart
Pronto, era simples assim!  ::) ::) ::)

Agora quando você tentar acessar essa pasta, vai aparecer o nome colocado no Netbios e ele vai pedir o seu nome de usuário e a sua senha cadastrada no samba! Só o seu login e senha terão poderes de escrita e leitura totais sobre a pasta estando no Windows 7/8.

Dicas de última hora!

1) Acontece de vez em quando que de tantas atualizações do Ubuntu, principalmente na parte de rede, seu compartilhamento deixa de funcionar! Mas calma, não se desespere. Basta reinstalar o samba e o smbclient, depois reinicie a máquina.

2) Dependendo da rede em questão, demora um pouco para poder montar o compartilhamento. Daí você pode ser brindado com uma mensagem  de que esgotou o tempo para encontrar o servidor workgroup! Então você espera mais um pouco ou reinicie a máquina! :)

Atualizado em 03/11/2017!

3) Este Tutorial funciona para mim desde o Ubuntu 13.04. Já testei no 16.04/16.10/17.04 e 17.10. E sim, ele funciona não só no Ubuntu como em suas variantes Kubuntu, Xubuntu, Lubuntu e etc.

4) Nas Versões mais novas do Ubuntu e família a interface de rede não é mais reconhecida como eth0 ou eth1, por exemplo.  É só fazer a devida mudança conforme o nome que sua interface de rede foi reconhecida pelo sistema! 

Era só isso pessoal. Espero ter ajudado mais que complicado. Qualquer erro é só falar. Se puder melhorar também é bem vindo!


« Última modificação: 03 de Novembro de 2017, 18:07 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Compartilhando uma pasta do Ubuntu para ser acessada do Windows 7/8!
« Resposta #1 Online: 23 de Abril de 2013, 19:50 »
ótimo dica.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Compartilhando uma pasta do Ubuntu para ser acessada do Windows 7/8!
« Resposta #2 Online: 24 de Abril de 2013, 17:05 »
Obrigado pessoal. Espero que ajude.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline tonymoretto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
  • Quem para de aprender morre mais cedo!
    • Ver perfil
Re:Tutorial: Compartilhando uma pasta do Ubuntu para ser acessada do Windows 7/8!
« Resposta #3 Online: 03 de Novembro de 2017, 13:27 »
Passando por aqui para registrar meus agradecimentos pois a instrução deixada é digna de aplausos.

Implementei com extrema facilidade e simplicidade.

Parabéns, sigamos assim.
« Última modificação: 03 de Novembro de 2017, 18:06 por tonymoretto »
-----------
“O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons” ... Martin Luther King
Na prática, se você não ajuda, já está atrapalhando!

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Tutorial: Compartilhando uma pasta do Ubuntu para ser acessada do Windows 7/8!
« Resposta #4 Online: 03 de Novembro de 2017, 17:30 »
Obrigado, que bom que deu certo!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Andrerazak

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re:Tutorial: Compartilhando uma pasta do Ubuntu para ser acessada do Windows 7/8/10
« Resposta #5 Online: 05 de Dezembro de 2017, 17:42 »
Muito bom, rápido e pratico. Segui o  passo a passo e funcionou bem de boa.
Parabéns pela iniciativa.

Offline Xin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
    • Ver perfil
Re:Tutorial: Compartilhando uma pasta do Ubuntu para ser acessada do Windows 7/8/10
« Resposta #6 Online: 05 de Dezembro de 2017, 18:02 »
Passando também para agradecer pela iniciativa! Muito obrigado!
“Teoria é quando tudo se sabe e nada funciona. Prática é quando tudo funciona e ninguém sabe por quê. Neste local conjugam-se teoria e prática: nada funciona e ninguém sabe porque.”

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re:Tutorial: Compartilhando uma pasta do Ubuntu para ser acessada do Windows 7/8!
« Resposta #7 Online: 03 de Maio de 2018, 22:54 »
Obrigado, que bom que deu certo!
Amigão Galactus, boa noite! Faço-lhe uma pergunta meio "Nerd", se essa dica é para visualizermos  os dados do Ubuntu pelo Windows? Realmente é uma necessidade premente, pois desde que iniciei o Linux pelo Ubuntu, versão 7.04(Feisty Faw), senti a necessidade de  fazer um "full duplex" com os dois sistemas, já que podemos acessar tudo do Windows pelo Ubuntu! (Por favor, me confirme essa dúvida)Um fraternal abraço!
Marcopolo
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1