Autor Tópico: Problemas na instalação do Lubuntu  (Lida 2267 vezes)

Offline ismaelbonifacio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Problemas na instalação do Lubuntu
« Online: 06 de Dezembro de 2017, 07:32 »
Tenho um pentium 3, 500mhz, 1giga de ram, placa gráfica de 64megas, 2 discos de 160 gigas, bord asus p3bf. No 1º disco tenho instalado o xp. Quero instalar no 2º disco o lubuntu.
Tentaivas de instalação:
1º inseri o lubuntu versão 14.04 de 32 bits, no win xp e fiz instalação para arrancar...arrancou estava instalado lubuntu chamei e aparece uma mensagem de grub: não saiu daqui.
2º formatei o 2º disco com o partiton magic e inseri swap, raiz, ext3. Abri o cd pela boot e aparece a instalação, mas fica tremido a imagem a aparecer e desaparecer a imagem do lubuntu e não termina a instalação.
3ºinseri o lubuntu 17.04 de 32 bits com um cd smart boot chamei o lubuntu cd a seguir e desaparece a imagem ficando tudo negro. Tentei também coma versão 14.04 e acontece o mesmo.

4º já apaguei os dois discos e tentei instalar logo no primeiro aconteceu igual. Inseri uma placa gráfica mais fraca e aconteceu o mesmo a placa s3 de 8megas.
4º a bord tem 2 usb vou tentar com boot smart  do cd e vou chamar depois o cd lubuntu.


Não sei se será a placa gráfica. Mas se abre bem no win xp deveria abrir no lubuntu. Pedia algumas ideias para a instalação que já estou a esgotar tudo.
Os discos são dois discos de 160 gigas da seagate. A bord só tem ide.

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re:Problemas na instalação do Lubuntu
« Resposta #1 Online: 06 de Dezembro de 2017, 10:05 »
Tive um problema parecido quando iniciava o Lubuntu 16.04 em modo live.  Até  hoje, não  funciona nem com reza braba! Mas a instalação seguia normalmente; acredito ser problemas com o drive da Via (no meu caso).

Offline jrkamil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 484
    • Ver perfil
Re:Problemas na instalação do Lubuntu
« Resposta #2 Online: 06 de Dezembro de 2017, 13:23 »
instala o 16.04 lts.  não precisa fazer formatação. é só escolher 'apagar o disco e instalar'
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2017, 15:43 por jrkamil »
Asus M5A78L-M Plus , Phenon II X6 , 16 Gb DDR3, nvidia GT 730,  ubuntu  23.10  gnome, ssd 240G, hd 500 G

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problemas na instalação do Lubuntu
« Resposta #3 Online: 07 de Dezembro de 2017, 12:56 »
Então, @ismaelbonifacio,

Esse é o melhor dos mundos, ter dois discos para fazer um dual boot Windows Linux não tem coisa boa igual.  ;)

É bastante simples, para efeitos de ilustrar vamos dizer que os dois discos sejam sda e sdb.

No sda você instala o Windows que quiser, da forma habitual, sem nenhuma dificuldade.

No sdb você instala o Ubuntu, apenas que naquela tela onde se indica onde gravar o grub você irá indicar para gravar na MBR do disco sdb

Feitas as instalações, vai lá no setup da máquina, isto é, no BIOS, onde se coloca a ordem do boot e coloca o disco sdb (possivelmente identificado como hd1) para ser o primeiro do boot, isto é, para fazer o boot por ele.

Então em resumo, os pontos essenciais:

1. cada sistema operacional no seu disco próprio;

2. grub gravado na MBR do disco sdb (hd1);

3. sdb (hd1) colocado como primeiro na ordem do boot no BIOS.

Deverá ser o bastante.


« Última modificação: 07 de Dezembro de 2017, 13:03 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.