Autor Tópico: Como lucrar com software livre  (Lida 4214 vezes)

Offline curiosoderecife

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Como lucrar com software livre
« Online: 26 de Dezembro de 2017, 12:45 »
Olá pessoal, tendo em vista que o linux é sofware livre, há como lucrar com linux? Gosto muito do ubuntu e sei muito pouco. Sempre fui um pouco inclinado para a área de TI. Mas, na verdade sou funcionário público contador. Gostaria de estudar a fundo o ubuntu e quem sabe renda extra. Se Falei besteira me corrijam por favor.

grato

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Como lucrar com software livre
« Resposta #1 Online: 27 de Dezembro de 2017, 09:45 »
Existem várias formas:

1. Instalar um servidor (Firewall, VPN, etc).
2. Criar um site ou app para Android.
3. Instalar um aplicativo para rodar no Ubuntu (um sistema de vendas pra lojas) e vender a solução mais barata por não ter que pagar licença Windows.
4. Utilizar as ferramentas para perícia computacional forense.

Existem 1000 maneiras de fazer Neston. Por exemplo,  hoje eu sou advogado e uso o Ubuntu porque, para mim, é um ambiente mais produtivo gerir meus arquivos. Acabo lucrando sem ser diretamente.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline curiosoderecife

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re:Como lucrar com software livre
« Resposta #2 Online: 27 de Dezembro de 2017, 12:07 »
Um advogado usuando ubuntu? vc é dos meus!!! sou contador. Parabens!!! ha anos atras eu usava ubuntu. voltei a usar e essa nova versão tá muito mais facil de usar. Roda muito rapido no meu notbook ao contrario do windows 10. Num futuro próximo xau windows!!!

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Como lucrar com software livre
« Resposta #3 Online: 27 de Dezembro de 2017, 18:00 »
Um advogado usuando ubuntu? vc é dos meus!!! sou contador. Parabens!!! ha anos atras eu usava ubuntu. voltei a usar e essa nova versão tá muito mais facil de usar. Roda muito rapido no meu notbook ao contrario do windows 10. Num futuro próximo xau windows!!!

A diferença de perfomance do Ubuntu pro Windows 10 é gigante no mesmo equipamento.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re:Como lucrar com software livre
« Resposta #4 Online: 28 de Dezembro de 2017, 12:01 »
Windows 10 tem desempenho infinitamente superior em relação ao Ubuntu.

Testei no mesmo computador, Ubuntu ficou um lixo de pesado.

Intel Core i5 7400
12GB de memória RAM DDR4
120GB de HD SSD SanDisk

Então, conclusão minha numa máquina modesta.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Offline paaulaqueiroz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re:Como lucrar com software livre
« Resposta #5 Online: 16 de Fevereiro de 2018, 18:31 »
Olá! Há como lucrar com o linux sim. O linux é um sistema operacional baseado em quatro liberdades, sendo elas:
- Liberdade 0 -  A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito
- Liberdade 1- A  liberdade de estudar como o programa funciona ser apto para modificá-lo da forma que você quiser
- Liberdade 2 - A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo
- Liberdade 3-  A  liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie.

Dessa forma, conforme dizem essas liberdades, o usuário do linux é livre para promover alterações e melhoramentos no programa, e distribuí-lo para a sociedade. É importante ressaltar que o linux visa preservar a liberdade e não o preço. Assim, você é livre para colocar uma taxa de distribuição nele, vendê-lo, e conseguir assim, lucrar com o linux. No entanto, não será muito rentável para você se você colocar um preço nele muito aquém de seu real valor de mercado, visto que a livre concorrência se encarregará de não te proporcionar um bom retorno financeiro.  Entretanto, a atividade mais rentável que você pode realizar baseada no linux é a de proporcionar treinamento, suporte e consultoria aos outros usuários a fim de solucionar os problemas que podem vir a aparecer no programa ou ensiná-los a usá-lo.

Offline luisapbg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re:Como lucrar com software livre
« Resposta #6 Online: 26 de Fevereiro de 2018, 16:13 »
Há sim como lucrar com o Linux, como a Paula também explicou. "software livre" em inglês tem como ser traduzido também para "software grátis"; é importante frisar, no entanto, que a liberdade (ou as liberdades) está ligada à execução do software, ao seu estudo, aperfeiçoamento e redistribuição - o que não impede que você cobre uma taxa pela distribuição.

Offline coldrainbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
  • Liberdade é saber usá-la.
    • Ver perfil
Re:Como lucrar com software livre
« Resposta #7 Online: 28 de Fevereiro de 2018, 16:29 »
Primeiro quero lhe falar como é bom usar uma plataforma não Windows em desktops notebooks, atualmente uso Snow Leopard em meu PC de 9 anos, velhinho, não?

Rodo todos os apps que mais preciso e sem consumir os 4GB de RAM que tenho disponível, nada contra usuário de Windows e muito menos nos parentes que usam Linux, mas para mim uso OS X de 9 anos de idade e ainda me atende.
Usabilidade significa poder ter produtividade com recursos que tem em mãos.

Agora falando de lucrar com Ubuntu ou qualquer distro Linux, você fazer como os amigos acima disseram, criar apps com soluções que só você poderá dar suporte, mesmo se o app for distribuído de maneira grátis, isso faz com que seu trabalho seja mais difundido e bem visto pelo comunidade do que cobrar por licença.
Logicamente tu podes cobrar a licença, porém dessa opção eu particularmente já não gosto, prefiro pagar pelo suporte do que pela licença, e mais tu pode aprender a programar em ShellScript e dar suporte à servidores.

Abra sua mente e veja que opções de ganho com sistema baseado em Unix é muito melhor do que Windows.
Em busca de um hardware satisfatório!

"Buscando melhor opção de se livrar da prisão social."