Autor Tópico: Permissão de usuários a diretórios e arquivos novos  (Lida 3045 vezes)

Offline hardriver

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
  • hardriver
    • Ver perfil
Permissão de usuários a diretórios e arquivos novos
« Online: 01 de Fevereiro de 2018, 11:38 »
Galera, bom dia! sou novato em tudo, até no forum! kkk
TEnho a seguinte duvida:

instalei um ubuntu server 16,04 com samba e compartilhei uma pasta com dois usuários. Sei que não é aconselhável mas dei permissão total nessa pasta (777) onde se encontram vários arquivos de illustrator, ambos os usuários acessam alteram e gravam nesta pasta (nos arquivos existentes) mas quando um deles cria um arquivo novo (illustrator) e salva o outro usuário só consegue ler o arquivo mas alterar não! e vice-versa. só alteram os arquivos que já estavam na pasta! o que eu fiz de errado!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Permissão de usuários a diretórios e arquivos novos
« Resposta #1 Online: 01 de Fevereiro de 2018, 15:18 »
1. crie um grupo (p.ex. "illustrator"). ["sudo addgroup illustrator"]
2. adicione todos os usuários em questão a esse grupo ("sudo adduser fulano illustrator").
3. faça o grupo escolhido ser dono da pasta e de todos os arquivos dentro dela. ("sudo chgrp -R /caminho/pra/pasta/compartilhada").
4. faça com que todos os arquivos e pastas novos criados também pertençam ao grupo escolhido, ligando o bit "SetGID" na pasta compartilhada ("sudo chmod g+s /caminho/pra/pasta/compartilhada").
5. Garanta que todos os acessos feitos pelo samba na pasta são feitos com o grupo escolhido, adicionando a diretiva "force group = @illustrator" ao compartilhamento, no smb.conf.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D