Autor Tópico: Permissão de usuários a diretórios e arquivos novos  (Lida 3045 vezes)

Offline hardriver

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
  • hardriver
    • Ver perfil
Permissão de usuários a diretórios e arquivos novos
« Online: 01 de Fevereiro de 2018, 11:38 »
Galera, bom dia! sou novato em tudo, até no forum! kkk
TEnho a seguinte duvida:

instalei um ubuntu server 16,04 com samba e compartilhei uma pasta com dois usuários. Sei que não é aconselhável mas dei permissão total nessa pasta (777) onde se encontram vários arquivos de illustrator, ambos os usuários acessam alteram e gravam nesta pasta (nos arquivos existentes) mas quando um deles cria um arquivo novo (illustrator) e salva o outro usuário só consegue ler o arquivo mas alterar não! e vice-versa. só alteram os arquivos que já estavam na pasta! o que eu fiz de errado!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Permissão de usuários a diretórios e arquivos novos
« Resposta #1 Online: 01 de Fevereiro de 2018, 15:18 »
1. crie um grupo (p.ex. "illustrator"). ["sudo addgroup illustrator"]
2. adicione todos os usuários em questão a esse grupo ("sudo adduser fulano illustrator").
3. faça o grupo escolhido ser dono da pasta e de todos os arquivos dentro dela. ("sudo chgrp -R /caminho/pra/pasta/compartilhada").
4. faça com que todos os arquivos e pastas novos criados também pertençam ao grupo escolhido, ligando o bit "SetGID" na pasta compartilhada ("sudo chmod g+s /caminho/pra/pasta/compartilhada").
5. Garanta que todos os acessos feitos pelo samba na pasta são feitos com o grupo escolhido, adicionando a diretiva "force group = @illustrator" ao compartilhamento, no smb.conf.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!