Autor Tópico: Configuração de Rede Ubuntu Server 17.10 - Resolv.conf  (Lida 5172 vezes)

Offline carloshoribeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Configuração de Rede Ubuntu Server 17.10 - Resolv.conf
« Online: 03 de Janeiro de 2018, 18:21 »
Galera, Beleza ? Bom, vamos lá....

Resolvi montar uma rede na minha casa com um servidor Ubuntu 17.10 mas estou tendo alguns problemas para configurar a rede. Gostaria da sua opinião.
Cenário: internet Vivo Fibra conectado ao receptor de sinal da fibra e transmitido para o roteador padrão da Vivo que no meu caso é o "Coletek Mini FTTH M2120N" que passa para um AP (Ubiquiti).
Bom, todos os dispositivos (celular, tablet, servidor e notebook) estão conectados no AP.
Fiz o servidor Ubuntu 17.10 em um notebook conectado via wi-fi no AP (Ubiquiti). Fiz as configurações no interfaces do network e no resolv.conf mas quando dou reboot do servidor o arquivo "resolv.conf" volta a ficar como estava antes "nameserver 127.0.0.53".
Pontos que tenho dúvida:
- A configuração quando é via wi-fi é igual (no meu caso vi o nome do link do wi-fi e usei ele no lugar do "emp" no meu caso é "wlp8s0") ?
- Pq quando dou reboot no server o arquivo resolv.conf volta com o ip anterior ?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Configuração de Rede Ubuntu Server 17.10 - Resolv.conf
« Resposta #1 Online: 04 de Janeiro de 2018, 14:31 »
Galera, Beleza ? Bom, vamos lá....

Resolvi montar uma rede na minha casa com um servidor Ubuntu 17.10 mas estou tendo alguns problemas para configurar a rede. Gostaria da sua opinião.
Má escolha. O Ubuntu 17.10 é uma versão intermediária, com suporte limitado. Se você não está habituado a usar o Linux, e se não pretende lidar diretamente com ele no dia-a-dia, seja via console direto, seja via acessos remotos, use uma versão LTS, como o 16.04.

Citar
Cenário: internet Vivo Fibra conectado ao receptor de sinal da fibra e transmitido para o roteador padrão da Vivo que no meu caso é o "Coletek Mini FTTH M2120N" que passa para um AP (Ubiquiti).
Bom, todos os dispositivos (celular, tablet, servidor e notebook) estão conectados no AP.
Fiz o servidor Ubuntu 17.10 em um notebook conectado via wi-fi no AP (Ubiquiti).
Novamente, má escolha. Se você tem um servidor, provavelmente pretende que ele forneça arquivos, o que significa que além dele precisar de banda, ele vai precisar se comunicar com as outras máquinas da sua rede. Ou seja, ele precisa estar ligado via cabo.

Citar
Fiz as configurações no interfaces do network e no resolv.conf mas quando dou reboot do servidor o arquivo "resolv.conf" volta a ficar como estava antes "nameserver 127.0.0.53".
Pontos que tenho dúvida:
- A configuração quando é via wi-fi é igual (no meu caso vi o nome do link do wi-fi e usei ele no lugar do "emp" no meu caso é "wlp8s0") ?
- Pq quando dou reboot no server o arquivo resolv.conf volta com o ip anterior ?
Bem estranha essa descrição. Talvez seja característica do Ubuntu 17.10; volto a insistir que você dê preferência a usar uma versão LTS.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline flavioml

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re:Configuração de Rede Ubuntu Server 17.10 - Resolv.conf
« Resposta #2 Online: 09 de Fevereiro de 2018, 19:45 »
Desde a adoção do systemd o /etc/resolv.conf é um link para ../run/resolvconf/resolv.conf, que por sua vez é criado dinamicamente, ou seja, mesmo quse você edite o arquivo ele será sempre sobrescrito.
Para poder usar o DNS público do Google eu instalei o unbound e configurei conforme o tutorial a seguir:

https://sempreupdate.com.br/resolvendo-problemas-de-dns-no-ubuntu-17-04/
Flavio ML