Enquete

como corrigir erro  do synaptic

desintalar o synaptuc
1 (100%)
voltar a instalar o sistema
0 (0%)

Votos Totais: 1

Autor Tópico: erro do synaptic  (Lida 2289 vezes)

Offline hilfer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
erro do synaptic
« Online: 16 de Fevereiro de 2018, 13:09 »
Olá a todos:

Instalei recentemente a versãp 17.10 do (Ubuntu.

Agora não sei porque mo tive ao abrir o synaptic apareceu-me o simbolo de sentido proibido na barra superior e quando clico em cima dá-me a seguinte mensagem de erro:

"Ocorreu um erro.Por favor execute o gestor de pacotes menu clique direito, ou comapt-get numa consola  para saber o que está errado..
A mensagem de erro foi:E:malformed entry 52 in list file /etc/apt/sources.list (component), E: The list of sources could no be read) isto geralmente significa que os pacotes  instalados têm pendencias."

O que devo fazer??

Desde já muito obrigado pela vossa ajuda.


Offline edjen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
  • Toda mudança gera resistência.
    • Ver perfil
Re:erro do synaptic
« Resposta #1 Online: 17 de Fevereiro de 2018, 18:49 »
Tem pelo menos tres maneiras:

Método 1 (terminal):

    sudo apt-get clean && sudo apt-get update

O comando acima vai limpar o cache e atualizar o sistema, este é o menos eficaz e costuma não funcionar em casos mais profundos.

 Método 2 ( terminal também):

    dpkg --configure -a

Com este comando você está mandando o Ubuntu reconfigurar os pacotes, quando um pacote quebrado for encontrado ele será reparado, claro, isso depende de conexão com a internet. Se este método não funcionar ainda temos mais uma maneira.

 Método 3 ( continuamos no terminal):
E por último, este que nunca me falhou:

    sudo apt-get install -f

Resumidamente ele faz o mesmo que o comando anterior, mas forçando a reconstituição dos pacotes.
Vale ressaltar que se você for um cara realmente azarado, tudo isso pode não funcionar, porém estes casos são raros.
Numa situação tão extrema, teremos que usar a cabeça, mas aposto 90% das minhas fichas que os pacotes quebrados se devem a algum PPA que não deu certo. O correto então seria identificar o PPA problemático e retirá-lo e só então atualizar o sistema e repetir os comandos acima.

Boa Sorte !
GNULinux = Asus P5K-E = Intel Q9450 = Quadro 400 = 3 Hd 80Gb Samsung + Hd 500Gb Seagate = 8Gb RAM DDR2 OCZ 1066 mhz

Offline hilfer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re:erro do synaptic
« Resposta #2 Online: 17 de Fevereiro de 2018, 18:58 »
Ok muito obrigado.
Vou seguir as instruções e assim que possivel darei resultado.

Offline hilfer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re:erro do synaptic
« Resposta #3 Online: 18 de Fevereiro de 2018, 06:28 »
Funcionou.

muito obrigado.