Autor Tópico: Configuração de pasta compartilhada na rede via SAMBA que dê total acesso.  (Lida 3139 vezes)

Offline PHRED85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Como posso configurar minhas pastas compartilhadas para darem permissão total de acesso na rede?
Nesse momento elas estão compartilhadas e estão sendo acessadas pelos outros computadores na rede. Porém, é constante a problemática de não conseguirem acessar uma pasta ou outra por acusar acesso negado.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Configuração de pasta compartilhada na rede via SAMBA que dê total acesso.
« Resposta #1 Online: 27 de Fevereiro de 2018, 21:38 »
Já viu se isso não acontece pelos usuários estarem criando novas pastas dentro da pasta compartilhada?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline PHRED85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Configuração de pasta compartilhada na rede via SAMBA que dê total acesso.
« Resposta #2 Online: 01 de MAR?O de 2018, 10:04 »
Sim. Esse tambem é um dos problemas. As pastas que os outros usuários(windows) criam não dão acesso a outros usuários. Como faço para que qualquer usuário crie pastas e arquivos e os outros possam alterar, mover ou apagar?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Configuração de pasta compartilhada na rede via SAMBA que dê total acesso.
« Resposta #3 Online: 01 de MAR?O de 2018, 11:58 »
Isso já foi discutido várias vezes aqui... pesquise nas minhas mensagens recentes, eu expliquei como fazer pras pastas manterem o acesso.

Quanto aos problemas de acesso negado, vc precisa ver se não está ocorrendo na troca dos usuários.


Enviado do meu smartphone

EDIT: Achei. Só precisa ajustar um pouco pro seu caso...
1. crie um grupo (p.ex. "illustrator"). ["sudo addgroup illustrator"]
2. adicione todos os usuários em questão a esse grupo ("sudo adduser fulano illustrator").
3. faça o grupo escolhido ser dono da pasta e de todos os arquivos dentro dela. ("sudo chgrp -R /caminho/pra/pasta/compartilhada").
4. faça com que todos os arquivos e pastas novos criados também pertençam ao grupo escolhido, ligando o bit "SetGID" na pasta compartilhada ("sudo chmod g+s /caminho/pra/pasta/compartilhada").
5. Garanta que todos os acessos feitos pelo samba na pasta são feitos com o grupo escolhido, adicionando a diretiva "force group = @illustrator" ao compartilhamento, no smb.conf.
« Última modificação: 01 de MAR?O de 2018, 14:27 por zekkerj »
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D