Autor Tópico: Dúvida HD SSD Ubuntu LTS ou não-LTS  (Lida 3194 vezes)

Offline Nocturne

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Dúvida HD SSD Ubuntu LTS ou não-LTS
« Online: 05 de MAR?O de 2018, 20:11 »
Boa noite amigos, tinha uma versão original do Windows 7, mas meu HD queimou, comprei um SSD de menor capacidade, que não aceitou transferir a imagem do meu Windows Original, então tive que usar uma versão não original do Windows 10, mas não curti, pois deixa minha internet lenta demais, ao mesmo tempo que estou cansado de ter que ficar improvisando formas de ter os programas que uso funcionando e ao mesmo tempo correndo risco de infestar o pc de arquivos indesejáveis.

Devido a isto estou pensando seriamente em migrar para o Ubuntu, mas sou iniciante. Então pensei em baixar a versão LTS, ocorre que esta se refere à versão 16.04.4 e pelo que andei lendo, o Ubuntu (linux em geral), tem que ativar um tal de TRIM para não ferrar com HD SSD. Li tbm que parece que nas versões mais novas isso não é mais necessário. Ocorre que parece que na versão 17 em diante não precisa mais criar partição swap, que eu acredito que tenha relação com desgaste do HD SSD, já que fica gravando arquivos direto. Então estou em duvida por isso, já que a versão 17 não tem mais que criar swap e imagino (posso estar errado) que seja bom para o SSD não ter que usar swap. Ao mesmo tempo não queria ser beta tester (versão 17)


O que sugerem?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Dúvida HD SSD Ubuntu LTS ou não-LTS
« Resposta #1 Online: 06 de MAR?O de 2018, 08:59 »
Desencane do swap. Ele só é usado quando falta memória.

Uma boa alternativa pode ser instalar o Ubuntu 18.04 LTS, que ainda está em nível beta, mas em um ou dois meses será lançado oficialmente, portanto já deve estar bem estável.


Enviado do meu smartphone
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Dúvida HD SSD Ubuntu LTS ou não-LTS
« Resposta #2 Online: 06 de MAR?O de 2018, 15:57 »
Como disse o zekkerj, não precisa se preocupar com Swap. Pode criar uma área pequena para ele, principalmente se for Noteboook e você usar a função de hibernação dele! 

O Ubuntu 16.04 já vem com a função Trim ativada.

Os SSDs hoje são feitos para durar mais de 100 anos ou até petabytes de dados gravados e lidos. Então não se preocupe com a vida útil dele por causa de acesso dos dados. Se quiser saber extamente a vida útil estimada do seu SSD, anote marca e modelo específico que você faz uso e visite o site do fabricante. Eles sempre informam a vida útil estimada.

O que você não só pode,  como deve fazer é o “Over Provisioning”. Que nada mais é do que deixar um espaço livre do SSD para diminuir as chances de erros e aumetar a sua  vida útil.  Eles já vem com esse tal “Over Provisioning” de fábrica, mas fica mais seguro deixar um espaço um pouco maior.  Eu deixo 7% dele sem usar, quando digo não usar é sem formatar mesmo, área livre sem formatação.

Outra coisa que aí sim dá muita diferença é manter o firmware dele atualizado.  No meu Samsing EVO deu muita diferença atualizar o firmware e usar  o programa da Samgung para otimizar o desempenho do SSD.

Quanto a versão do Ubuntu, você pode instalar a 16.04.4 e esperar o lançamento da 18.04 pra fazer atualização de uma versão pra outra.   Como você não disse nada da sua configuração do hardware, pode ser melhor ficar no 16.04 mesmo. Com certeza mais leve que o 18.04.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Nocturne

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re:Dúvida HD SSD Ubuntu LTS ou não-LTS
« Resposta #3 Online: 06 de MAR?O de 2018, 17:55 »
Opa, meu SSD também é um Samsung EVO 850 de 120 GB.

Na verdade eu perguntei da versão 16.0.4.4, pois achei que ela tinha acabado de lançar, já que a versão Não-LTS está em 17.1.

Quando a minha configuração, vamos lá:
Tenho um Dell XPS 15, já deve ter uns 6 anos, mas até hoje me atende super bem, na verdade como sou muito cuidadoso, está novinho...kkk
Ele é um core i3 de segunda geração, com HD SSD de 128 GB (o de 512 estava funcionando ainda, mas ficava dando umas msg de erro nos programas da Dell, ai fiquei com medo e troquei), tem 4 GB de RAM, placa de vídeo geforce de 2 GB.

Roda fácil ainda.
Então acho melhor aguardar essa versão ai 18.04, pois sou mto perfeccionista e não gosto de atualizar por cima, vou querer formatar e instalar a nova limpinha.

Offline junkle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re:Dúvida HD SSD Ubuntu LTS ou não-LTS
« Resposta #4 Online: 06 de MAR?O de 2018, 19:42 »
Olá,
A confuguração do seu notebook vai rodar muito bem o Ubuntu pode ficar tranquilo.
E como já foi dito pelos amigos, é só esperar pelo Ubuntu 18.04 que será lançado em abril e fazer uma nova instalação.
Ubuntu Mate 18.04 LTS

Offline Nocturne

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re:Dúvida HD SSD Ubuntu LTS ou não-LTS
« Resposta #5 Online: 06 de MAR?O de 2018, 20:01 »
Desencane do swap. Ele só é usado quando falta memória.

Uma boa alternativa pode ser instalar o Ubuntu 18.04 LTS, que ainda está em nível beta, mas em um ou dois meses será lançado oficialmente, portanto já deve estar bem estável.


Enviado do meu smartphone

Então,mas ai quando sair a final, terei que refazer tudo né.

Por isso acho que vou ter que esperar mesmo. não gosto de ficar instalando por cima

Offline Nocturne

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re:Dúvida HD SSD Ubuntu LTS ou não-LTS
« Resposta #6 Online: 10 de MAR?O de 2018, 09:50 »
Acham que vale a pena instalar o 16.04 usar um mes e meio e depois formatar novamente para colocar o 18.04?