Autor Tópico: Como conectar internet PPPOE no Ubuntu 16.04  (Lida 11978 vezes)

Offline krafidhi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Como conectar internet PPPOE no Ubuntu 16.04
« Online: 08 de MAR?O de 2018, 12:22 »
Boa tarde! Sou nova aqui no Fórum e esta é minha primeira pergunta, espero que esteja no lugar certo ^^
Bom,  eu mudei de provedor este ano e estava usando internet no notebook pelo roteador. Estava tudo ok. Só que precisei devolver o roteador, e chamei o técnico do provedor para fazer a conexão cabeada e expliquei que uso dual boot e meu sistema principal é o Ubuntu 16.04. O cara ficou super perdido e disse que não faz ideia de como se faz qualquer coisa no Linux. Eu achei péssimo para um técnico, mas deixa pra lá... Ele criou um discador PPPOE no meu Windows 7  que está conectando perfeitamente, mas meu Ubuntu continua sem internet. Eu procurei vários tutoriais de como fazer a conexão pppoe no Ubuntu, mas nenhuma funciona. Experimentei esse aqui https://www.diolinux.com.br/2011/08/como-configurar-rede-pppoe-no-linux.html
que deu sinal de que funcionaria, mas logo me desiludi. Enfim, já tentei todo tipo de configuração para usar conexão cabeada no Ubuntu, mas absolutamente nada funciona.  Será que tem salvação?

Offline nikojah

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Como conectar internet PPPOE no Ubuntu 16.04
« Resposta #1 Online: 08 de MAR?O de 2018, 14:01 »
Dá algum erro ao usar o pppoeconf??

para conectar tecle: pon dsl-provider

para desconectar: poff

eu utilizo ele aqui (o pppoeconf)

caso necessário, tente baixar o pacote pppoeconf para o ubuntu e configura-lo. Tem tutoriais passo-a-passo na net sobre o pppoeconf. Esse do diolinux tá muito enxuto

vc reiniciou ou configurar o pppoeconf?

Offline nikojah

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Como conectar internet PPPOE no Ubuntu 16.04
« Resposta #2 Online: 08 de MAR?O de 2018, 14:49 »
só complementando

vc tecla

sudo pon dsl-provider

(para conectar)

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Como conectar internet PPPOE no Ubuntu 16.04
« Resposta #3 Online: 08 de MAR?O de 2018, 18:14 »
Também pode fazer pelo Gerenciador de Redes (Network manager), só mandar criar uma conexão PPPoE com base na interface cabeada...

PS: Será que não vale mais a pena comprar um novo roteador, e numa tacada só se livrar o PPPoE e do cabo amarrando teu notebook no chão?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline krafidhi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re:Como conectar internet PPPOE no Ubuntu 16.04
« Resposta #4 Online: 09 de MAR?O de 2018, 19:40 »
Dá algum erro ao usar o pppoeconf??

para conectar tecle: pon dsl-provider

para desconectar: poff

eu utilizo ele aqui (o pppoeconf)

caso necessário, tente baixar o pacote pppoeconf para o ubuntu e configura-lo. Tem tutoriais passo-a-passo na net sobre o pppoeconf. Esse do diolinux tá muito enxuto

vc reiniciou ou configurar o pppoeconf?

Não apresenta nenhum erro, tudo parece correr perfeitamente. Baixei um pacote ontem seguindo um tutorial de outro fórum sobre Linux, mas não tive tempo de experimentá-lo ainda. Depois de testar, volto aqui. Obrigada pela resposta!

Offline krafidhi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re:Como conectar internet PPPOE no Ubuntu 16.04
« Resposta #5 Online: 09 de MAR?O de 2018, 19:43 »
Também pode fazer pelo Gerenciador de Redes (Network manager), só mandar criar uma conexão PPPoE com base na interface cabeada...

PS: Será que não vale mais a pena comprar um novo roteador, e numa tacada só se livrar o PPPoE e do cabo amarrando teu notebook no chão?

Comprar um roteador agora não dá. Mas o cabo não é problema: meu note já tá amarrado pelo carregador (só funciona na tomada)  ;D

Offline cloub

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re:Como conectar internet PPPOE no Ubuntu 16.04
« Resposta #6 Online: 03 de Junho de 2018, 21:38 »
estou com o mesmo problema eu tinha  ubuntu 16.4 na minha maquina mas fiz besteira ai tive que formatar dai instalei o 18.4, ai começou o meu sofrimento eu trabalho em um provedor de internet e preciso conectar pppoe o tempo todo, pelo pppoeconf ele fica procurando um concentrador ai não encontra e finaliza, no meu 16.4 eu criei o perfil pppoe e quando queria discar era só clicar nele e pronto conectava na hora.

alguém sabe como fazer isso?
eu consigo abrir o network manager e crio a conexão coloco a minha enp2s0 com  interface pai porém mesmo assim ela não aparece na minha lista de perfis de rede e pelo network manager tbm não disca.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Como conectar internet PPPOE no Ubuntu 16.04
« Resposta #7 Online: 03 de Junho de 2018, 21:50 »
estou com o mesmo problema eu tinha  ubuntu 16.4 na minha maquina mas fiz besteira ai tive que formatar dai instalei o 18.4, ai começou o meu sofrimento eu trabalho em um provedor de internet e preciso conectar pppoe o tempo todo, pelo pppoeconf ele fica procurando um concentrador ai não encontra e finaliza, no meu 16.4 eu criei o perfil pppoe e quando queria discar era só clicar nele e pronto conectava na hora.

alguém sabe como fazer isso?
eu consigo abrir o network manager e crio a conexão coloco a minha enp2s0 com  interface pai porém mesmo assim ela não aparece na minha lista de perfis de rede e pelo network manager tbm não disca.

Primeira coisa é limpar o conteúdo do teu arquivo "/etc/network/interfaces" de todas as tentativas feitas pelo "pppoeconf", que devem estar poluindo o arquivo e deixando-o cheio de inconsistências. Deixe apenas este conteúdo nele:
Código: [Selecionar]
auto lo
iface lo inet loopback

Daí reinicie a máquina e tente novamente configurar, primeiro pelo Gerenciador de Redes, depois pelo próprio pppoeconf, se o primeiro não funcionar.

Mas a minha sugestão continua de pé: muito melhor configurar o seu roteador pra fazer a autenticação, em vez de ficar brigando pra conectar seu Ubuntu via PPPoE.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D