Autor Tópico: (Resolvido) Instalei o Ubuntu e estou achando muito difícil  (Lida 4137 vezes)

Offline Nocturne

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
(Resolvido) Instalei o Ubuntu e estou achando muito difícil
« Online: 10 de MAR?O de 2018, 18:39 »
Boa noite pessoal, acabei de instalar o Ubuntu LTS 16.04 e de cara fui tentar instalar os programas da receita federal para fazer declaração do imposto de renda. Ocorre que o primeiro arquivo do IRPF ja veio num formato .bin, que não funciona com duplo clique. Li no site um comando que tinha q fazer antes, não entendo o motivo, se seria mais pratico um duplo clique, mas enfim. Ai não instalou, falou que faltava o java.
Fui no site do java e baixei o programa com extensão tar.gz, que parece ser um arquivo compactado.

Olhei no tópico de instalação para iniciantes, mas ainda assim achei bem confuso, pois sou totalmente um jumento para linux. Como faço para concluir a instalação? Estou achando os comandos muito complicados. Não sei se com o tempo acostuma, mas acho que é por isso que eu sempre desanimava e voltava pro ruwindows
« Última modificação: 15 de MAR?O de 2018, 18:59 por Nocturne »

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Instalei o Ubuntu e estou achando muito difícil
« Resposta #1 Online: 12 de MAR?O de 2018, 08:04 »
Você começou com um caso mais complicado que depende de boa vontade do governo. Se a Receita Federal tivesse liberado uma versão .deb seria tudo em um clique mas eles resolveram liberar um .bin para ter compatibilidade com outras versões do Linux.

Em relação ao Java eu sempre faço de um modo mais complicado por conta de tentar manter meu certificado digital funcionando mas tem outras formas mais simples como informada nesse tutorial: http://www.edivaldobrito.com.br/instalar-o-oracle-java-no-ubuntu/

Existe um Java nos repositórios que seria instalado pela Central de Programas mas não sei se é compatível com o programa da Receita Federal.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline silva francisco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re:Instalei o Ubuntu e estou achando muito difícil
« Resposta #2 Online: 12 de MAR?O de 2018, 20:33 »
Boa noite pessoal, acabei de instalar o Ubuntu LTS 16.04 e de cara fui tentar instalar os programas da receita federal para fazer declaração do imposto de renda. Ocorre que o primeiro arquivo do IRPF ja veio num formato .bin, que não funciona com duplo clique. Li no site um comando que tinha q fazer antes, não entendo o motivo, se seria mais pratico um duplo clique, mas enfim. Ai não instalou, falou que faltava o java.
Fui no site do java e baixei o programa com extensão tar.gz, que parece ser um arquivo compactado.

Olhei no tópico de instalação para iniciantes, mas ainda assim achei bem confuso, pois sou totalmente um jumento para linux. Como faço para concluir a instalação? Estou achando os comandos muito complicados. Não sei se com o tempo acostuma, mas acho que é por isso que eu sempre desanimava e voltava pro ruwindows



Prezado senhor:
nesse site tem como instalar o arquivo bin do imposto de renda 2018:
http://www.edivaldobrito.com.br/irpf-2018-no-linux/
Espero ter ajudado

Offline Nocturne

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re:Instalei o Ubuntu e estou achando muito difícil
« Resposta #3 Online: 12 de MAR?O de 2018, 22:13 »
Boa noite. Eu ja tinha visto este do Edivaldo Brito. Ocorre que ao tentar instalar, diz q não tenho Java. Instalei o Java default e tentei instalar o IRPF 2018, ai diz q está faltando o Java Virtual Machine. Está complicado. Não saio do lugar.

1) como instala esse maldito.Java VM?
2) depois que instalar eu consigo puxar a declaração de 2017 que fiz no Windows? Tenho backup do arquivo, mas não sei se dá pra importar no Linux um arquivo gerado no Windows
« Última modificação: 13 de MAR?O de 2018, 06:08 por Nocturne »

Offline silva francisco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re:Instalei o Ubuntu e estou achando muito difícil
« Resposta #4 Online: 13 de MAR?O de 2018, 11:06 »
Boa noite. Eu ja tinha visto este do Edivaldo Brito. Ocorre que ao tentar instalar, diz q não tenho Java. Instalei o Java default e tentei instalar o IRPF 2018, ai diz q está faltando o Java Virtual Machine. Está complicado. Não saio do lugar.

1) como instala esse maldito.Java VM?
2) depois que instalar eu consigo puxar a declaração de 2017 que fiz no Windows? Tenho backup do arquivo, mas não sei se dá pra importar no Linux um arquivo gerado no Windows

Para instalar java tente esse site:
Instalar java via repositorio:
http://www.edivaldobrito.com.br/como-instalar-o-oracle-java-8-em-debian-via-repositorio/
http://www.edivaldobrito.com.br/instalar-o-oracle-java-no-ubuntu/
http://www.edivaldobrito.com.br/instalando-o-java-no-linux/

Offline Nocturne

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re:Instalei o Ubuntu e estou achando muito difícil
« Resposta #5 Online: 13 de MAR?O de 2018, 18:10 »
Parece que meu caso, usando IRPF é melhor o java Oracle. Então preciso desinstalar o java default que instalei? Se sim, como?

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Instalei o Ubuntu e estou achando muito difícil
« Resposta #6 Online: 14 de MAR?O de 2018, 08:17 »
Parece que meu caso, usando IRPF é melhor o java Oracle. Então preciso desinstalar o java default que instalei? Se sim, como?

Sim.
Nesse link passado anteriormente tem a desinstalação e a instalação completa: http://www.edivaldobrito.com.br/instalar-o-oracle-java-no-ubuntu/
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Nocturne

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re:Instalei o Ubuntu e estou achando muito difícil
« Resposta #7 Online: 15 de MAR?O de 2018, 18:59 »
Instalando o oracle foi resolvido a questão do programa IRPF 2018. O tópico pode ser fechado