Autor Tópico: Diretório /home separado do diretório do sistema  (Lida 3278 vezes)

Offline Emanuel_do_Monte

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Diretório /home separado do diretório do sistema
« Online: 13 de MAR?O de 2018, 11:05 »
Gostaria de saber o seguinte:
se eu desejar criar uma partição onde deva montar o diretório /home, como posso saber mais ou menos o espaço em disco que deve atribuir para a partição onde vou instalar o sistema  e para a outra partição onde vou montar o diretório /home?

Offline junkle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re:Diretório /home separado do diretório do sistema
« Resposta #1 Online: 16 de MAR?O de 2018, 16:12 »
Olá,
Você pode deixar a partição /raiz (para instalar o Ubuntu) com 20 Gb e a partição /home com 30 GB ou mais.
Ubuntu Mate 18.04 LTS

Offline profbrazjr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re:Diretório /home separado do diretório do sistema
« Resposta #2 Online: 29 de MAR?O de 2018, 17:06 »
Gostaria de saber o seguinte:
se eu desejar criar uma partição onde deva montar o diretório /home, como posso saber mais ou menos o espaço em disco que deve atribuir para a partição onde vou instalar o sistema  e para a outra partição onde vou montar o diretório /home?


Olá amigo!
Qual é a capacidade de seu HD?
Sugiro a 25 GB para a raiz [ / ] e o que sobrar, deixe para a [ /home ].
A partir do Ubuntu 17.04, dispensa-se o uso de swap.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re:Diretório /home separado do diretório do sistema
« Resposta #3 Online: 29 de MAR?O de 2018, 21:02 »
Gostaria de saber mais sobre esse abandono de uso de SWAP, tem fontes? Isso também vale para Ubuntu Server?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Diretório /home separado do diretório do sistema
« Resposta #4 Online: 30 de MAR?O de 2018, 07:16 »
Arthur, essa conversa de não precisar de Swap é velha!

Isso depende muito do uso que você vai fazer do sistema e da sua quantidade de RAM.

Para um uso simples do PC e de um Notebook, que não vão hiberbar e possuem muita RAM de sobra, não tem problema ficar sem a partição Swap.

Contudo, se você for usar a hibernação do sistema, ele usa a partição Swap!

Leia mais detalhes na documentação do Ubuntu: https://help.ubuntu.com/community/SwapFaq

Este é só um exemplo.

 Desaconselho totalmente a não criar uma partição Swap para o seu Servidor!  Servidor geralmente não se desliga, então ele vai acabar usando Swap de alguma maneira, principalmente se estiver no limite dos recursos.

Existem alguns programas que fazem uso da Swap mesmo com muita RAM e se for o seu caso de usar muitas máquinas virtuais e não tiver muita RAM de sobra ele vai fazer uso da Swap.

São muitos os casos em que você pode acabar usando um pouco ou muita Swap.  De novo, vai depender muito da quantidade de RAM e do uso do sistema.  Sem a partição swap num sistema que usou quase toda RAM, as aplicações começarão a ser fechadas "do nada", entre outros problemas.

Então seja feliz, crie uma partição Swap mesmo que pequena, não vai te fazer mal, no máximo ocupar algum espaço do seu HD.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2