Autor Tópico: Root user?  (Lida 3506 vezes)

Offline IanLiu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Root user?
« Online: 26 de Outubro de 2006, 14:04 »
Olá.

Sou novo aqui bem como com o Ubuntu. Instalei o sistema faz pouco tempo e estou gostando muito. Entretanto não sei qual é a senha do usuário root. Na instalação não foi pedido nada, apenas foi requisitado que eu criasse uma nova conta, mas parece que ela não tem permissões de administrador.
Tem alguma senha pré-estabelecida? Qual é ela?

Obrigado!
Ian Liu.

arlei

  • Visitante
Re: Root user?
« Resposta #1 Online: 26 de Outubro de 2006, 14:10 »
Amigão,

é muito recomendado sempre dar uma pesquisada antes de postar alguma dúvida, pois essa sua mesmo ja foi debadida aqui no fórum inumeras vezes. Mais de qquer forma da uma estudada no guia do Dapper que la vc ira entender esse mecânismo de administração dos usuários no Ubuntu e porque da senha do root vir dasabilitada por default.

http://wiki.ubuntubrasil.org/GuiaDapper#head-0a7aec6f9767960e83da2e4c49a2de79c30787a5

T+
Arlei

Offline IanLiu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Root user?
« Resposta #2 Online: 26 de Outubro de 2006, 14:23 »
Olá Arlei.
Eu já havia olhado este link. Más eu continuo não conseguindo copiar uma pasta para a pasta /usr/lib/. Eu recebo uma mensagem dizendo que não possuo permissão para realizar a operação...

Obrigado.

Offline Walker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
    • about.me
Re: Root user?
« Resposta #3 Online: 26 de Outubro de 2006, 14:33 »
Deixa ver se eu entendi, pois pra resolver outro problema, já questionado aqui  e respondido por vc memo Arlei (problema com alteração do boot para windows), preciso editar o grup, mas não sabia nada do root.

Então, se estou correto, a senha de root é a mesma que utilizo para loggar no sistema?
entro com usuário walker e senha ******

Eh a mesma senha né!

Valeu.

arlei

  • Visitante
Re: Root user?
« Resposta #4 Online: 26 de Outubro de 2006, 14:39 »
Tem que usar o sudo, conforme esta muito bem claro neste link que vc afirma ter lido, mais vamos la.

1. Via interface gráfica com o nautilus, no terminal digite:

sudo nautilus

Pedira uma senha, ae digita sua senha de usuário que vc criou na instalação do Ubuntu. O nautilus então sera aberto com totais permissões administrativas (root) e vc podera copiar, recortar, arrastar tudo para todo lugar que desejar.
Nota: Muito cuidado com esse recurso para não fazer coisa errada.

2. Via linha de comando (bash) no terminal:

sudo cp /meu_diretório/meu_arquivo /usr/lib
passwd: ****** (conforme acima digite sua senha de usuário)

T+
Arlei

arlei

  • Visitante
Re: Root user?
« Resposta #5 Online: 26 de Outubro de 2006, 14:48 »
Deixa ver se eu entendi, pois pra resolver outro problema, já questionado aqui  e respondido por vc memo Arlei (problema com alteração do boot para windows), preciso editar o grup, mas não sabia nada do root.

Então, se estou correto, a senha de root é a mesma que utilizo para loggar no sistema?
entro com usuário walker e senha ******

Eh a mesma senha né!

Valeu.

Em primeiro lugar, não é grup e sim Grub.
Em segundo, não a senha do root não é a mesma do seu usuário. O usuário root no Ubuntu vem desabilitado por default, ou seja, sem senha para logar por questões de segurança. Porém, com o comando sudo seu usuário pode ter temporareamente poderes de root. Basta então para tanto digitar sudo antes do comando desejado que precisa de poderes administrativos para ser executado.

Citar
sudo comando_desejado
passwd: ******* (digite sua senha de usuário para que o comando possa ser executado)

T+
Arlei

Offline Walker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
    • about.me
Re: Root user?
« Resposta #6 Online: 26 de Outubro de 2006, 17:11 »
Ok! Vou fazer as alterações. Desculpe pelas falhas na ortografia. É que escrevi correndo e não deu nem pra fazer uma revisão no texto.
Meu PC não tem net. Então, tenho que testar as alternativas passadas aqui, então testar em casa.

Os manuais são em geral, bem longos (e isso não é uma reclamação, indica que são completos).

Estou meio sem tempo de ler, e com provas na facul, então, como o tempo é muito escasso...

Fiz o que vc me pediu ontem, "gksudo gedit /boot/grub/menu.lst"  mas ele pede uma senha. E como tenho os conceitos do Windows, achei que deveria logar novamente, como usuário root, e não passar uma senha ao sistema.

Uma última questão: Me disseram que quando vc está como root, só pode trabalhar com linhas de comando. Está correto?

Valeu denovo!

Não se preocupe, volto aqui tirar mais dúvidas, mas se tudo correr bem, ei de ler os manuais primeiro... Baixados já estão. Falta tempo mesmo.


Té+!!