Autor Tópico: Clonagem de sistema operacional e instalação nova  (Lida 2620 vezes)

Offline Rhyu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 95
    • Ver perfil
Clonagem de sistema operacional e instalação nova
« Online: 13 de MAR?O de 2018, 12:36 »
Bom dia pessoal,

Já utilizei Linux há um tempo atrás, mas infelizmente tive que voltar ao Windows por conta da necessidade de utilização de alguns softwares proprietários. Todavia, visto que meu laptop possui 4GB ram, um HDD de 320GB e um SSD de 32GB , estou planejando usar o HDD somente para o windows e o SSD de 32GB somente para o linux (esse espaço é suficiente para o meu uso).

Minha dúvida é a seguinte: Atualmente o Windows 10 está instalado no SSD e o HDD está com arquivos de backup, então o que gostaria de fazer é clonar o sistema que está no SSD para o HDD, que está praticamente vazio, formatar o SSD e instalar o linux nele.
Eu gostaria de fazer essa clonagem, pois todos os programas que preciso do windows já estão instalados corretamente e daria muito trabalho ter que reinstalar tudo.

Alguém já executou um procedimento como esse? Qual programa posso usar para fazer essa clonagem?

É necessário com 4GB de ram colocar uma swap no SSD?

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Clonagem de sistema operacional e instalação nova
« Resposta #1 Online: 04 de Abril de 2018, 13:40 »
Vc precisa de suporte para Windows e não para Linux, concordas?

Eu sugiro que vc use o virtualbox versão Windows e rode o Ubuntu numa máquina virtual.
É muito mais prático que manter um sistema multiboot. E muito menos arriscado.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Clonagem de sistema operacional e instalação nova
« Resposta #2 Online: 04 de Abril de 2018, 15:07 »
Vc precisa de suporte para Windows e não para Linux, concordas?

Eu sugiro que vc use o virtualbox versão Windows e rode o Ubuntu numa máquina virtual.
É muito mais prático que manter um sistema multiboot. E muito menos arriscado.
ZekkeRJ curtiu esta mensagem.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D