Autor Tópico: Duvida de senha root  (Lida 1861 vezes)

Offline RaphaelSantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
    • Ver perfil
Duvida de senha root
« Online: 04 de Abril de 2018, 22:13 »
Pessoal,
Sou mega leigo em mundo linux mas pelo que eu li o comando sudo serve pra você executar tarefas de poder administrativo sem ter que logar como root, correto? Já o su é pra trocar de usuario.

Porém eu instalei o ubuntu 16.04 e criei meu usuário e consequentemente a senha dele. Se eu digito o comando sudo su e com isso coloco a senha do meu usuario, ele aceita e muda pro root.
Porém se eu digitar somente su e digitar minha senha o ubuntu não aceita. Qual seria a diferença entre sudo su e somente su?  E tem como descobrir a senha do root que o ubuntu cria?

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Duvida de senha root
« Resposta #1 Online: 06 de Abril de 2018, 14:17 »
Olá Raphael Santos!

No Ubuntu recém-instalado o padrão é o usuário "root" estar com o login desabilitado. Ele existe no sistema, mas ninguém pode se logar com ele sem que seja criada primeiro uma senha.

O comando "su" é pra vc trocar de usuário. Se eu estiver usando um login chamado "carrapato" e quiser mudar pra outro login chamado "piolho" eu digito "su piolho", vai me aparecer um prompt pedindo a senha do usuário "piolho". Quando digito "su" sem qualquer outro argumento, o sistema entende que eu quero trocar para o SuperUsuário "root", então vai aparecer o prompt pedindo a senha do "root", se a senha do root ainda não foi criada o sistema vai negar acesso e informa-lo disso.

Ao Usar o comando sudo numa conta de usuário comum,  esse usuário é autorizado pelo sistema pra que execute determinados comandos como se root fosse. Esse usuário tem que está numa lista dos usuários autorizados para tal (/etc/sudoers).

Então quando eu caso o comando "sudo" com o comando "su" em um login de um usuário normal, eu estou dizendo ao sistema que quero ir pro login do usuário "root" usando  a senha do usuário normal que tem que tá na lista autorizada para tal expediente (/etc/sudoers).

Entendeu? Ou compliquei mais ainda?
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049