Autor Tópico: Travamento na instalação  (Lida 2329 vezes)

Offline pdrsantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Travamento na instalação
« Online: 08 de Abril de 2018, 00:00 »
Estou instalando o linux pela primeira vez.
A versão que estou tentando instalar é a 16.04.4. Baixei do site oficial e fiz checksum de md5 e sha1. Não há corrompimento.
Baixei, gravei e regravei as isos 32 e 64 bits e ambas dão o mesmo problema.

O problema é um travamento que está ocorrendo com o cd de instalação. Ele ocorre direto no cd quando eu escolho a opção de apenas testar; e se eu instalo o linux, sem que o travamento ocorra no meio do processo, também ocorre o mesmo problema com o SO no hd.
O problema é uma desconfiguração da tela, seguida de um congelamento total quando começo a mexer em qualquer coisa, principalmente naquela parte de pesquisar que tem o logo do ubuntu, que não sei o nome.
Encontrei nas minhas pesquisas uma informação sobre namodeset, que reapereceu neste tópico do fórum - que parece tratar de um problema parecido com o meu - : https://ubuntuforum-br.org/index.php?PHPSESSID=gm3b5rfp38185n8fv6537onoj1&topic=120620.15.
Porém, pelo que eu entendi, essas informações são pra quando um ubuntu já instalado está travando. E no meu caso o próprio cd, antes da instalação, já trava.
 
Não estou tentando dual boot. Tenho mesmo interesse em um hd só com o ubuntu.
As configurações do meu pc são:
*Processador Dualcore AMD Athlon 64x2, 2.10 GHz
*RAM 2,0 gb
*HD 80 gb
*Placa de vídeo onboard da placa mãe modelo PCChips A13g
 Falei sobre o problema rapidamente com um conhecido que entende um pouco de informática e ele acha provável que seja incompatibilidade de configuração do pc.

Quem puder me ajudar a solucionar isso, agradeço imensamente.

Offline junkle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re:Travamento na instalação
« Resposta #1 Online: 08 de Abril de 2018, 12:03 »
Olá,
Pela configuração do seu computador, seria melhor se você tentasse instalar o Lubuntu 16.04, Xubuntu 16.04 ou o Linux Mint Mate 18, por serem mais leves e mais indicadas para o seu computador.
Ubuntu Mate 18.04 LTS

Offline pdrsantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Travamento na instalação
« Resposta #2 Online: 08 de Abril de 2018, 16:54 »
Olá,
Pela configuração do seu computador, seria melhor se você tentasse instalar o Lubuntu 16.04, Xubuntu 16.04 ou o Linux Mint Mate 18, por serem mais leves e mais indicadas para o seu computador.

Ok. Vou fazer o teste e escrevo aqui qual foi o resultado.
A saber, quais são as configurações mínimas recomendadas para o Ununtu 16.04.4 LTS então?
Estava me baseando pelo site oficial, segundo o qual as configurações do meu computador não deveriam ser um problema. A citar:
"Recommended system requirements:
2 GHz dual core processor or better
2 GB system memory
25 GB of free hard drive space
Either a DVD drive or a USB port for the installer media
Internet access is helpful"

Bom, vi também uma outra informação que talvez seja útil, mas não faço a mínima ideia do que é. A seguinte mensagem aparece durante o boot: "0.013835] spectre v2 mitigation. LFENCE not serializing. Switching to generic retpotline". Mas o problema do travamento não acontece nesse momento, só depois.
« Última modificação: 08 de Abril de 2018, 16:58 por pdrsantos »