Autor Tópico: Bloquear a Raiz do Pendrive  (Lida 3645 vezes)

Offline Adriel26

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Bloquear a Raiz do Pendrive
« Online: 25 de Abril de 2018, 08:48 »
Bom dai pessoal, estou migrando para o sistema Linux em minha casa, mas no meu trabalho usamos Windows.
Sei como bloquear a Raiz de um pendrive no Windows, isso é muito útil para prevenir ataques de vírus, mas não sei como fazer isso no linux.
Ja procurei pela internet mas ainda não encontrei como, agradeço a ajuda de vocês

Ps: Estou usando Lubuntu 17.10

Obrigado

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Bloquear a Raiz do Pendrive
« Resposta #1 Online: 25 de Abril de 2018, 10:44 »
Primeira coisa: atualize seu Lubuntu. A versão 17.10 não tem mais suporte. Falei bobagem: o 17.10 ainda tem suporte por algum tempo. As anteriores, não LTS, que não têm mais suporte.

Sobre a possibilidade de infecção do pendrive... se o procedimento que você usava era o de criar um diretório "autoexec.inf" na raiz do pendrive, isso pode ser feito a qualquer momento, em qualquer sistema, e vai te proteger de passar a infecção adiante.

Agora, se vc acha que desabilitar a escrita no pendrive vai impedir o vírus de se instalar por lá... :p

Não esqueça também que agora você está usando um sistema que é imune à maioria dos vírus, principalmente os que vêm por pendrive.
« Última modificação: 02 de Maio de 2018, 15:02 por zekkerj »
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Adriel26

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:Bloquear a Raiz do Pendrive
« Resposta #2 Online: 30 de Abril de 2018, 16:31 »
Obrigado, vou atualizar.

Obrigado mesmo.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Bloquear a Raiz do Pendrive
« Resposta #3 Online: 02 de Maio de 2018, 15:03 »
Olá Adriel,

Falei uma bobagem pra você: o 17.10 ainda tem suporte por algum tempo. Quem não tem mais suporte são as versões anteriores não LTS, como a 17.04 e a 16.10.

Qual era o procedimento que vc fazia e que não funciona mais?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Adriel26

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:Bloquear a Raiz do Pendrive
« Resposta #4 Online: 06 de Maio de 2018, 10:08 »
Então, com relação ao meu problema acho que resolvi, mas segui seu conselho e atualizei rs Ai arrumei outro problema  ;D
Vou deixar o link dele aqui, caso possa me ajudar:

https://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=122996.0


Com relação a bloquear a Raiz do Pendrive, conclui que:


Creio que não tenha como proceder dessa forma via Linux, porque essas permissões são inerentes ao Windows.

No Linux você tem como criar um arquivo e alterar as permissões dele para leitura, gravação e etc. Dependendo da alteração que você fizer, um determinado usuário vai poder alterá-lo ou não, mas isso só vai valer no ambiente Linux, uma vez que o Windows não trabalha dessa forma.

Do mesmo modo, o bloquei da raiz de um pendrive (ou um diretório qualquer) que nós fazemos no Windows é algo específico desse sistema, ou seja, o Linux não respeita.
Acessei meu Windows e bloqueei a raiz do pendrive, a partir desse momento não podia salvar mais nada na raiz. Então entrei no Linux e simplesmente salvei um arquivo la.

Resumindo: Não há como bloquear a raiz do pendrive contra gravação via Linux, uma vez que isso é algo específico do Windows.



Ps: Se fale alguma besteira e alguém mais experiente no ambiente Linux perceber, por favor, não se faça de rogado.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Bloquear a Raiz do Pendrive
« Resposta #5 Online: 06 de Maio de 2018, 10:43 »
É bem por aí. No fim, vc deve ter em mente que essa solução não é absoluta, e que isso não substitui o uso de um bom antivírus .
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D