Autor Tópico: Ubuntu 16.04.4 LTS acusando tela preta após atualização de kernel  (Lida 2365 vezes)

Offline Evenilton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Olá, gostaria de uma ajuda de vocês, uso no meu laptop HP Pavilion o win10 e o Ubuntu 16.04.4 LTS em dual boot, no final de semana fiz uma atualização de rotina via terminal e muito provavelmente houve uma atualização do kernel. No entanto, dessa vez, a atual troca do kernel gerou tela preta logo após a seleção do Ubuntu para boot, isso nunca havia ocorrido, já uso o Ubuntu desde a versão 14.04 LTS e sempre atualizei o kernel que a canonical disponibiliza via seu repositório oficial. Essa versão que uso foi instalada do zero.

Vamos lá, ligo o laptop, aparece o grub com todas as informações padrão, escolho o Ubuntu para iniciar, ele faz os procedimentos de carregamento, até aparece o logo do Ubuntu na tela seguinte mas, logo em seguida, ele muda para uma tela preta e apresenta a seguinte informação:

/dev/sda3: clean, 810864/5242880 files, 11896226/20971520 blocks
[8.988110] bluetooth:  hci0 command 0x1009 tx timeout

As vezes, a segunda linha não aparece, mas fica sempre nisso... anteriormente, essa primeira linha aparecia mas logo trocava a tela e o boot seguia numa boa.

A configuração do meu laptop é: CPU Intel Core i5-2450M 2.50 GHz, RAM 8 Gb, GPU Intel HD Graphics 3000, HP Pavilion g4-1360br, HD SSD Samsung 840 EVO 250 Gb. Ubuntu 16.04.4 LTS (GNU/Linux 4.13.0-38-generic x86-64).

Soluções que já tentei pesquisando pelo Google, até dicas que encontrei por aqui mesmo mas nenhuma foi bem sucedida:

1. Entrei em opções avançadas, pelo menu do Grub, escolhi o kernel 4.13.0-38-generic recovery mode para acessar o DPKG, consigo entrar, ele reconhece que precisa atualizar e tal mas não consegue pois não consegue acesso a internet.
2. Tento habilitar a rede na tela do recovery mode mas qdo ele inicia o processo aparece a seguinte mensagem:
grep: /etc/resolv.conf: arquivo ou diretório não encontrado
3. Saio disso, retorno para a tela principal do recovery mode e entro na opção de entrar em modo root, entro, consigo fazer as atualizações via sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade, mas qdo reinicio a máquina, nada se modifica.
4. No site do Edivaldo Brito tem algumas dicas, usei quase todas, inclusive uma sobre o boot-repair... mas nada funcionou...
5. Consigo dar boot nele usando o live-cd com a versão do ubuntu 16.04.4 LTS, entro na opção "experimentar..." faço os procedimentos de "mount" "/mnt" que alguns colegas sugerem... já segui todas essas dicas... mas nada resolve...

A única coisa que não fiz ainda foi realizar um procedimento de troca de kernel quebrado que vi na página do Diolinux, fiquei com receio de fazer antes de tirar todas as dúvidas com vcs para depois não ouvir um "cara, para que vc foi fazer isso!?!?" "agora vai ter que formatar a partição".

Não gostaria de formatar a partição do ubuntu pois trabalho com bioinformática e tenho muitos programas instalados nela, e se eu precisar re-instalar tudo de novo... irei levar mais de uma semana pois tem uns programas de cálculo muito chatos que pedem vários ajustes, dependências... putz, nem quero pensar nisso. Como já vi num forum que a troca do kernel pode dar certo, gostaria de ver com vcs quais são as minhas opções!

Fico aguardando pela ajuda de vcs!
Abraços