Autor Tópico: Dicionário de correção ortográfica - OOo 2.0 - Atualizado!!!  (Lida 30102 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Dicionário de correção ortográfica - OOo 2.0 - Atualizado!!!
« Online: 26 de Outubro de 2005, 00:25 »
Olá pessoal, essa dica vai para todos que, assim como eu, queriam usar um dicionário de correção ortográfica no  OpenOffice 2.0 em Português do Brasil.  Por favor, leiam todas as dicas antes de modificarem algo.

1- Usem a lista de repositórios que o nosso moderador LedStyle se deu ao trabalho de preparar para a gente. Depois de modificada a lista, atualize a mesma:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=1036

2- Depois da lista atualizada, procure no Synaptic pelo pacote "ispell".

3- Marque para instalação os pacotes "ibrazilian" , "brazilian-conjugate" - ele vai marcar para vocês o "ispell", e aspell-pt-br (se ainda não estiver instalado).

4- Aplique as modificações.

5- Abra o Writer, vá até Ferramentas > Opções > Configurações de Idiomas > Idiomas . Aí passe todas as opções disponíveis para "Português (Brasil)". Clique em Ok.

6- Reinicie o Writer.

Pronto, passe a desfrutar do corretor Ortográfico para o nosso Idioma. :)

OBS.: Se o seu OpenOffice ainda não estiver em Português do Brasil, procure no Synaptic pelo "OpenOffice" e marque para instalação os seguintes  pacotes: Language-pack-gnome-pt-base,  Language-pack-pt-base,  Language-support-pt e myspell-pt-br.

Valeu!  Espero que ajude a galera. Se houver alguma coisa errada ou melhoras, é só falar. Comigo funcionou direitinho. Tá parecendo o Word agora. Só que de graça. ehehehehe

Abraços.

Atualização - 30/11/2005 e 20/12/2005

Bem pessoal, com muitos já devem ter percebido, mesmo com essas modificações acima o Writer continua mostrando como errado palavras no plural. Entre outras. Bom, lendo um artigo do Morimoto e usando o Kurumin 5 Alpha 4 ( se não me engano, pode ser o 5 acho), notei que ele fez algumas modificações no dicionário do OpenOffice. O que vou descrever a seguir é um tutorial do Morimoto para alterar os dicionários, corretor ortográfico e de hifenização do OpenOffice 2, além de incluir um dicionário de termos técnicos do próprio Morimoto. Para quem quiser ler direto da fonte:  

http://www.guiadohardware.net/artigos/330/


O que muda mesmo nesse meu artigo são os caminhos dos arquivos, o Morimoto ensina os caminhos para o Kurumin, vou mostrar para vocês os caminhos no Ubuntu 5.10 . Infelizmente já desinstalei o meu 5.04, por isso não posso afirmar se os caminhos são os mesmos. Quem descobrir favor postar.

Vamos lá então. Primeiro baixem os novos dicionários:

http://guiadohardware.net/kurumin/download/dics-oo2-kurumin.tar.gz


Como o nome sugere, este é o arquivo com os dicionários que o Morimoto  reuniu para uso no Kurumin, mas que pode ser usado em qualquer distribuição. Para instalar, descompacte o arquivo e copie seu conteúdo para dentro da pasta "/usr/lib/openoffice2/share/dict/ooo", dentro do diretório de instalação do OpenOffice, substituindo os arquivos existentes. Para fazer isso em modo gráfico, vá até o terminal e chame o "nautilus" como root: sudo nautilus. Pronto você agora abriu uma sessão do Nautilus (o navegador de arquivos do Ubuntu) como usuário root, você terá acesso de leitura e escrita a todos os arquivos do Ubuntu. Mas muito cuidado, logado como root no Nautilus, ele não joga os arquivos apagados para a lixeira, ele os apaga de uma vez. Não façam besteiras. :)

No meu caso, como medida de precaução. Recortei e colei a lista de dicionários antiga numa pasta diferente. Se algo der errado é só voltar tudo como estava antes.  :wink:   Atenção: para aqueles usuários que já haviam modificado bastante o seu dicionário pessoal, lamento informar, mas isto vai substituir o mesmo. Não sei se há como manter os dois.


Continuando. Se você escreve textos técnicos, pode baixar também o dicionário pessoal do Morimoto, que contém uma lista enorme de termos técnicos, que ao ser instalado faz o corretor deixar de marcar os termos como palavras incorretas. Salve o arquivo na pasta "usr/lib/openoffice2/share/dict/wordbook/pt-BR" dentro da pasta de instalação do OpenOffice. Baixe este dicionário no link:

http://www.guiadohardware.net/kurumin/skel/.openoffice.org2/user/wordbook/kurumin.dic


Depois de salvar os arquivos, feche todas as janelas do OpenOffice e abra-o novamente. Isso fará com que ele encontre os novos arquivos e ofereça a opção de usá-los. Volte ao "Ferramentas > Opções > Configurações de Idioma > Recursos de Correção Ortográfica" e você verá que apareceram mais duas opções no campo "Módulos de Idiomas disponíveis" e o dicionário "kurumin" no campo "Dicionários definidos pelo usuário". Marque todas as opções e você ficará com o corretor completo.

No campo "opções" marque a opção "Verificar em todos os idiomas". O pacote dos dicionários que o Morimoto disponibilizou contém também os arquivos do corretor em Inglês (en_US), de forma que ao ativar esta opção o corretor passará a entender também palavras em Inglês (simultaneamente com as em Português) o que acaba sendo bastante útil, já que é muito comum usarmos termos e palavras do Inglês no dia a dia.

Valeu!  Espero ter ajudado. Qualquer dúvida ou problemas, por favor podem postar.  Depois dessa atualizada no meu OpenOffice as palavras no plural pararam de aparecer como erradas.

Abraços.


Atualização 28/01/2006


Para os usuários descontentes com o dicionário do Kurumin, e que estão procurando uma alternativa, aqui vai a dica para instalação do pacote de dicionários da DESO (Companhia de Saneamento de Sergipe) para o Ubuntu. Depois de baixarem o arquivo PT_BR_DESO.zip. Deste Link:

http://www.deso-se.com.br/noticias.php?id=1132670662&&atual=nao (Link atualizado em 28/01/2006)

Descompacte-os  em uma pasta a sua escolha. Abra o Nautilus como root (como descrevi acima na dica anterior). Procure pela pasta "/usr/lib/openoffice2/share/dict/ooo", e substitua os arquivos pt_BR.dic e pt_BR.aff. Por medida de precaução, recorte e cole os arquivos originais em outro lugar. Se algo der errado você volta para onde tudo começou.  :wink:

Este diconário será oficialmente incorporado ao novo lançamento do BRoffice.org!

Nota: se alguém que está usando o dicionário do Kurumin, já deve ter notado que algumas palavras no dicionário do Kurumin aparecem com um quadrado/retângulo no lugar de uma letra (principalmente as com acento agudo). Isto ocorre por causa do Kurumin e o Ubuntu usarem um sistema para o código das letras diferentes. Tenho contornado o problema adicionando a palavra corretamente ao dicionário.

Até a próxima atualização!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Dicionário de correção ortográfica - OOo 2.0 - Atualizado!!!
« Resposta #1 Online: 26 de Outubro de 2005, 00:43 »
Bela dica galactus. Ja vai pro FAQ!

[]s

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Dicionário de correção ortográfica - OOo 2.0 - Atualizado!!!
« Resposta #2 Online: 26 de Outubro de 2005, 17:50 »
Esse ispell é melhor que o aspell? O ruim do aspell é que quase todas as palavras no plural ele sublinha como se estivesse errado...
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Dicionário de correção ortográfica - OOo 2.0 - Atualizado!!!
« Resposta #3 Online: 26 de Outubro de 2005, 23:49 »
Olha LAssard, o ispell é projeto de um Brasileiro, agora não me recordo o nome dele, é do grupo do OpenOffice BR. É pra ser melhor que o Aspell. Já que vem todo prontinho para o nosso Idioma.
O que você achou? Até agora pra mim funcionou bem. Apenas algumas palavras no plural que ele não reconheceu. Como por exemplo: "claros", que aparece sublinhado, mas ele dá a opção de "Claros" com C maiúsculo. Tentei várias outras palavras e não apareceu o sublinhado. Mas daí é só adicionar no dicionário dele.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Dicionário de correção ortográfica - OOo 2.0 - Atualizado!!!
« Resposta #4 Online: 27 de Outubro de 2005, 00:41 »
Aqui o ispell ficou bem melhor. Resolveu aquele monte de palavras no plural que o aspell não pegava.

[]s

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Dicionário de correção ortográfica - OOo 2.0 - Atualizado!!!
« Resposta #5 Online: 27 de Outubro de 2005, 19:12 »
Instalei aqui, agora com o tempo vou vendo as palavras que faltam... Só uma dúvida, como o OpenOffice vai saber se eu quero usar o aspell ou o ispell se ambos precisam estar instalados? :?
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Dicionário de correção ortográfica - OOo 2.0 - Atualizado!!!
« Resposta #6 Online: 27 de Outubro de 2005, 22:39 »
Boa pergunta.  :roll:

Eu ainda não tentei usar apenas um deles. Vou testar desistalando o Aspell pra ver o que vira.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Perícope

  • Vivendo e aprendendo... Liga dos Dinos
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 299
    • Ver perfil
Dicionário de correção ortográfica - OOo 2.0 - Atualizado!!!
« Resposta #7 Online: 02 de Novembro de 2005, 15:13 »
Segui fielmente as dicas, mas meu openoffice continua com interface em inglês. Todos os pacotes indicados já os tenho instalados. Será que a dica não funcionou para mim pelo fato de eu ainda estar usando o 5.04 e ela ser para 5.10?
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Dicionário de correção ortográfica - OOo 2.0 - Atualizado!!!
« Resposta #8 Online: 02 de Novembro de 2005, 15:36 »
Veja bem, esse tópico é para instalar o corretor ortográfico e não para traduzir a interface do OpenOffice ;)
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline Perícope

  • Vivendo e aprendendo... Liga dos Dinos
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 299
    • Ver perfil
Dicionário de correção ortográfica - OOo 2.0 - Atualizado!!!
« Resposta #9 Online: 02 de Novembro de 2005, 15:39 »
Então, acho que entendi errado a OBS. no texto postado pelo Galactus. Entendi que aquilo se referia à interface. Falha nossa...  :oops:
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Dicionário de correção ortográfica - OOo 2.0 - Atualizado!!!
« Resposta #10 Online: 02 de Novembro de 2005, 15:57 »
Na verdade o errado fui eu, nem tinha percebido a OBS :oops:
Peço-lhe desculpas :D
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline Perícope

  • Vivendo e aprendendo... Liga dos Dinos
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 299
    • Ver perfil
Dicionário de correção ortográfica - OOo 2.0 - Atualizado!!!
« Resposta #11 Online: 02 de Novembro de 2005, 16:05 »
Então, estamos empatados  :)
Assim sendo, volto ao comentário: comigo não funcionou  :(
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Dicionário de correção ortográfica - OOo 2.0 - Atualizado!!!
« Resposta #12 Online: 02 de Novembro de 2005, 16:11 »
Cara, esse seu Ubuntu tá bugado, hein? Já pensou em baixar o Breezy, formatar e instalá-lo? Sei que é uma solução meio drástica mas chega um momento que a gente não vê mais soluções e, mesmo que veja, de que adianta se matar correndo atrás de 100 soluções se uma corrige tudo? ;)
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline Perícope

  • Vivendo e aprendendo... Liga dos Dinos
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 299
    • Ver perfil
Dicionário de correção ortográfica - OOo 2.0 - Atualizado!!!
« Resposta #13 Online: 02 de Novembro de 2005, 16:38 »
De tanto bug, não sei se formato ou dedetizo  :P Eu tô quase desistindo do Ubuntu, por não conseguir as coisas mínimas com ele: assistir vídeo, ter som além do xmms, ter o sistema em português, não conseguir alterar o que os outros caras fazem com um pé nas costas...
 
Já pensei em formatar, e perguntei num tópico sobre isso. Minha primeira questão é falta de tempo, mas isso qualquer madrugada resolve. Depois, li alguns tópicos por aqui comentando que o Breezy parece ter sido feito meio às pressas, sobrando uns buracos aqui e ali. Aí, desanimei.
O que pensei é o seguinte: tenho uma partição (hdc1) com kurumin instalado. Como não o estou usando, desde que conheci o Ubuntu (não fica triste, morimoto...), pensei em instalar o Breezy aí. Que que cê acha?
É só instalar por cima? É melhor formatar primeiro?

Grato por sua paciência e dicas.
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Dicionário de correção ortográfica - OOo 2.0 - Atualizado!!!
« Resposta #14 Online: 02 de Novembro de 2005, 16:46 »
Já estamos fugindo do assunto do tópico, mas olha, pra instalar por cima você vai precisar formatar. Eu até agora não tive problemas com o Breezy. Dizem que ele foi feito às pressas porque analisam apenas o seu próprio computador, os problemas não acontecem com todo mundo e a maioria deles são causados pelo usuário e não pelo sistema.
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)