Autor Tópico: Som parou de funcionar Ubuntu 18.04 LTS  (Lida 18296 vezes)

Offline otreborc73

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Som parou de funcionar Ubuntu 18.04 LTS
« Online: 12 de Maio de 2018, 12:21 »
Olá a todos!!! Primeiramente gostaria de dizer que pra mim é um prazer fazer parte desta comunidade , e agradecer a qualquer ajuda, orientação e sugestão por parte dos caros amigos. Pois bem, sou novo no mundo Linux, há uns 2 meses resolvi trocar o Windows 10 pelo Ubuntu, de cara já gostei bastante, no último dia 26 de abril atualizei para a versão 18.04 lts. Minha prioridade no pc é reprodução de música, tendo em vista que tenho um equipamento de som ligando ao computador, e como gosto de ouvir músicas com qualidade, tentei baixar o PULSEAUDIO-EQUALIZER, porém, toda vez que baixo este programa, o som do computador some, é como se o sistema não reconhecesse mais minha placa de áudio, aí quando isto acontece é que vem o transtorno, pois, acabo tendo que desinstalar e instalar novamente todo o S.O. Eu peço encarecidamente se alguém puder me ajudar, no sentido de resolver este problema , fico muito grato. Abraço a todos!!

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Som parou de funcionar Ubuntu 18.04 LTS
« Resposta #1 Online: 12 de Maio de 2018, 18:03 »
Olá otreborc73, você  não disse nada do seu hardware!

Configuração completa por favor! Tipo: placa de som, processador, placa mãe, placa de vídeo...

Favor executar os seguintes comandos no terminal e colar aqui as saídas completas dos mesmos:

lspci
lsusb
cat /proc/cpuinfo

Então seu som funciona! Só não funciona quando  você instala o pulseaudio-equalizer, é isso?

Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline lariuxi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
Re:Som parou de funcionar Ubuntu 18.04 LTS
« Resposta #2 Online: 05 de Setembro de 2018, 15:48 »
abra um terminal e digite:

pulseaudio --start    (enter)

instala o aplicativo abaixo

sudo apt-get install pavucontrol   (enter) 

rode

pavucontrol  (enter)

escolhe a opção do som interno


Offline sergiolcdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re:Som parou de funcionar Ubuntu 18.04 LTS
« Resposta #3 Online: 13 de Novembro de 2019, 16:05 »
Ola pessoal,

Tambem sou novo no mundo linux! Migrei meu notebook do windows para o ubuntu a pouco, e o som não funciona. Mesmo quando plugo fone de ouvindo!
Poderiam me ajudar?

Fiz o procedimento abaixo, mas mesmo assim não mudou nada!
sudo apt-get install pavucontrol   (enter)
rode
pavucontrol  (enter)

Segue minhas configurações para apoio:

lspci
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Atom/Celeron/Pentium Processor x5-E8000/J3xxx/N3xxx Series SoC Transaction Register (rev 36)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Atom/Celeron/Pentium Processor x5-E8000/J3xxx/N3xxx Series PCI Configuration Registers (rev 36)
00:03.0 Multimedia controller: Intel Corporation Atom/Celeron/Pentium Processor x5-E8000/J3xxx/N3xxx Series Imaging Unit (rev 36)
00:0b.0 Signal processing controller: Intel Corporation Atom/Celeron/Pentium Processor x5-E8000/J3xxx/N3xxx Series Power Management Controller (rev 36)
00:14.0 USB controller: Intel Corporation Atom/Celeron/Pentium Processor x5-E8000/J3xxx/N3xxx Series USB xHCI Controller (rev 36)
00:1a.0 Encryption controller: Intel Corporation Atom/Celeron/Pentium Processor x5-E8000/J3xxx/N3xxx Series Trusted Execution Engine (rev 36)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation Atom/Celeron/Pentium Processor x5-E8000/J3xxx/N3xxx Series PCU (rev 36)

lsusb
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0003 Linux Foundation 3.0 root hub
Bus 001 Device 004: ID 6080:8060 
Bus 001 Device 003: ID 05e3:0510 Genesys Logic, Inc.
Bus 001 Device 002: ID 046d:c534 Logitech, Inc. Unifying Receiver
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub

cat /proc/cpuinfo
processor   : 0
vendor_id   : GenuineIntel
cpu family   : 6
model      : 76
model name   : Intel(R) Atom(TM) x5-Z8350  CPU @ 1.44GHz
stepping   : 4
microcode   : 0x411
cpu MHz      : 811.878
cache size   : 1024 KB
physical id   : 0
siblings   : 4
core id      : 0
cpu cores   : 4
apicid      : 0
initial apicid   : 0
fpu      : yes
fpu_exception   : yes
cpuid level   : 11
wp      : yes
flags      : fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge mca cmov pat pse36 clflush dts acpi mmx fxsr sse sse2 ss ht tm pbe syscall nx rdtscp lm constant_tsc arch_perfmon pebs bts rep_good nopl xtopology tsc_reliable nonstop_tsc cpuid aperfmperf tsc_known_freq pni pclmulqdq dtes64 monitor ds_cpl vmx est tm2 ssse3 cx16 xtpr pdcm sse4_1 sse4_2 movbe popcnt tsc_deadline_timer aes rdrand lahf_lm 3dnowprefetch epb pti ibrs ibpb stibp tpr_shadow vnmi flexpriority ept vpid tsc_adjust smep erms dtherm ida arat md_clear
bugs      : cpu_meltdown spectre_v1 spectre_v2 mds msbds_only
bogomips   : 2880.00
clflush size   : 64
cache_alignment   : 64
address sizes   : 36 bits physical, 48 bits virtual
power management:

processor   : 1
vendor_id   : GenuineIntel
cpu family   : 6
model      : 76
model name   : Intel(R) Atom(TM) x5-Z8350  CPU @ 1.44GHz
stepping   : 4
microcode   : 0x411
cpu MHz      : 735.380
cache size   : 1024 KB
physical id   : 0
siblings   : 4
core id      : 1
cpu cores   : 4
apicid      : 2
initial apicid   : 2
fpu      : yes
fpu_exception   : yes
cpuid level   : 11
wp      : yes
flags      : fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge mca cmov pat pse36 clflush dts acpi mmx fxsr sse sse2 ss ht tm pbe syscall nx rdtscp lm constant_tsc arch_perfmon pebs bts rep_good nopl xtopology tsc_reliable nonstop_tsc cpuid aperfmperf tsc_known_freq pni pclmulqdq dtes64 monitor ds_cpl vmx est tm2 ssse3 cx16 xtpr pdcm sse4_1 sse4_2 movbe popcnt tsc_deadline_timer aes rdrand lahf_lm 3dnowprefetch epb pti ibrs ibpb stibp tpr_shadow vnmi flexpriority ept vpid tsc_adjust smep erms dtherm ida arat md_clear
bugs      : cpu_meltdown spectre_v1 spectre_v2 mds msbds_only
bogomips   : 2880.00
clflush size   : 64
cache_alignment   : 64
address sizes   : 36 bits physical, 48 bits virtual
power management:

processor   : 2
vendor_id   : GenuineIntel
cpu family   : 6
model      : 76
model name   : Intel(R) Atom(TM) x5-Z8350  CPU @ 1.44GHz
stepping   : 4
microcode   : 0x411
cpu MHz      : 924.073
cache size   : 1024 KB
physical id   : 0
siblings   : 4
core id      : 2
cpu cores   : 4
apicid      : 4
initial apicid   : 4
fpu      : yes
fpu_exception   : yes
cpuid level   : 11
wp      : yes
flags      : fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge mca cmov pat pse36 clflush dts acpi mmx fxsr sse sse2 ss ht tm pbe syscall nx rdtscp lm constant_tsc arch_perfmon pebs bts rep_good nopl xtopology tsc_reliable nonstop_tsc cpuid aperfmperf tsc_known_freq pni pclmulqdq dtes64 monitor ds_cpl vmx est tm2 ssse3 cx16 xtpr pdcm sse4_1 sse4_2 movbe popcnt tsc_deadline_timer aes rdrand lahf_lm 3dnowprefetch epb pti ibrs ibpb stibp tpr_shadow vnmi flexpriority ept vpid tsc_adjust smep erms dtherm ida arat md_clear
bugs      : cpu_meltdown spectre_v1 spectre_v2 mds msbds_only
bogomips   : 2880.00
clflush size   : 64
cache_alignment   : 64
address sizes   : 36 bits physical, 48 bits virtual
power management:

processor   : 3
vendor_id   : GenuineIntel
cpu family   : 6
model      : 76
model name   : Intel(R) Atom(TM) x5-Z8350  CPU @ 1.44GHz
stepping   : 4
microcode   : 0x411
cpu MHz      : 873.166
cache size   : 1024 KB
physical id   : 0
siblings   : 4
core id      : 3
cpu cores   : 4
apicid      : 6
initial apicid   : 6
fpu      : yes
fpu_exception   : yes
cpuid level   : 11
wp      : yes
flags      : fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge mca cmov pat pse36 clflush dts acpi mmx fxsr sse sse2 ss ht tm pbe syscall nx rdtscp lm constant_tsc arch_perfmon pebs bts rep_good nopl xtopology tsc_reliable nonstop_tsc cpuid aperfmperf tsc_known_freq pni pclmulqdq dtes64 monitor ds_cpl vmx est tm2 ssse3 cx16 xtpr pdcm sse4_1 sse4_2 movbe popcnt tsc_deadline_timer aes rdrand lahf_lm 3dnowprefetch epb pti ibrs ibpb stibp tpr_shadow vnmi flexpriority ept vpid tsc_adjust smep erms dtherm ida arat md_clear
bugs      : cpu_meltdown spectre_v1 spectre_v2 mds msbds_only
bogomips   : 2880.00
clflush size   : 64
cache_alignment   : 64
address sizes   : 36 bits physical, 48 bits virtual
power management:



 

Offline carlos/40

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re:Som parou de funcionar Ubuntu 18.04 LTS
« Resposta #4 Online: 16 de Dezembro de 2020, 12:58 »
Olá, faz década que não entro neste forum. Estou com quase o mesmo problema no meu notebook. Instalei esta versão e também o pulseaudio. Funcionou durante um tempo, mas depois parou de funcionar em alguns programas, como o Firefox, Spotify. Não aparece ícone de auto falante na parte superior direito, e quando clico pra ver o volume, ele fica zerado,  quando eu aumento, eu escuto um toque. Eu já desinstalei o pulseáudio e não resolveu. Engraçado que consigo escutar o audio do navegador google chrome e também do Vlc, assim como mp3. Alguém poderia me ajudar? A configuração é:
Processador Intel I3 2200 se não me engano, 4 Gb de Ram, e 320GB de Hd, está em dual boot, com o Windosws 8.0, original de fábrica. Marca Samsung.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re:Som parou de funcionar Ubuntu 18.04 LTS
« Resposta #5 Online: 16 de Dezembro de 2020, 17:36 »
Olá, faz década que não entro neste forum. Estou com quase o mesmo problema no meu notebook. Instalei esta versão e também o pulseaudio. Funcionou durante um tempo, mas depois parou de funcionar em alguns programas, como o Firefox, Spotify. Não aparece ícone de auto falante na parte superior direito, e quando clico pra ver o volume, ele fica zerado,  quando eu aumento, eu escuto um toque. Eu já desinstalei o pulseáudio e não resolveu. Engraçado que consigo escutar o audio do navegador google chrome e também do Vlc, assim como mp3. Alguém poderia me ajudar? A configuração é:
Processador Intel I3 2200 se não me engano, 4 Gb de Ram, e 320GB de Hd, está em dual boot, com o Windosws 8.0, original de fábrica. Marca Samsung.

va ate a sua pasta home e de um control+h vai aparecer os arquivos ocultos do sistema, va ate a pasta .config e localize a pasta chamada ""pulse"" renomeie ela para ""pulseOLD"" e reinicie o sistema. talvez ajude!!!
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline carlos/40

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re:Som parou de funcionar Ubuntu 18.04 LTS
« Resposta #6 Online: 20 de Dezembro de 2020, 15:01 »
Olá, me desculpe a demora pra responder, somente agora eu tentei fazer a mudança do nome da pasta Pulse. Infelizmente não adiantou.

Offline VALDEMAR RODRIGUES

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re:Som parou de funcionar Ubuntu 18.04 LTS
« Resposta #7 Online: 26 de MAR?O de 2023, 18:16 »
Olá otreborc73, você  não disse nada do seu hardware!

Configuração completa por favor! Tipo: placa de som, processador, placa mãe, placa de vídeo...

Favor executar os seguintes comandos no terminal e colar aqui as saídas completas dos mesmos:
                                            EU ESTOU SEM O DRIVER CONTROLADOR DE SOM VIDEO E JOGOS DA PLACA MÃE      GIGS GIGABYTE G41MT-S2P
lspci
lsusb
cat /proc/cpuinfo

Então seu som funciona! Só não funciona quando  você instala o pulseaudio-equalizer, é isso?