Autor Tópico: Ubuntu 18.04 Vs Placa mãe Asrock  (Lida 4525 vezes)

Offline Rafael431168

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
Ubuntu 18.04 Vs Placa mãe Asrock
« Online: 22 de Maio de 2018, 12:49 »
Boa tarde.
Criei este tópico para avisar aos usuários sobre os problemas que tive com a instalação da placa mãe Asrock n68 gs4 fx r2.0 em meu desktop no qual utilizo Ubuntu e Windows 7. Espero que meu relato possa inspirar outros usuários com problemas parecidos a postarem suas experiências e ajudarem-se mutuamente a encontrar a melhor solução para cada um.

A 45 dias decidi montar um desktop com configuração mais adequada para jogos do que meu último PC, parti então em busca de uma boa placa mãe e de uma boa placa de vídeo.
No final optei por uma placa AMD n68 gs4 fx r2.0 e por uma placa de vídeo Trooper geforce 750.
Para cobrir mais lançamentos do mundo dos games, particionei um HD de 1TB  para Ubuntu 18.04 e Win7.
Meus problemas começaram já na instalação do Ubuntu: inicialmente tentei a versão 17.04, depois a 17.10 e por fim a 18.04 LTS com o novo kernel patrão desta distribuição. Todas apresentaram os mesmos problemas.
Durante a instalação o sistema não conseguiu estabelecer uma conexão com a internet e instalou em modo off-line.
Após a instalação este problema continuou e outros logo apareceram.
Ao tentar reiniciar o PC, não importando se comandasse pela barra superior ou comandando no terminal: sudo reboot o sistema travava na tela roxa e eu preciso desligar no botão.
Tentei solucionar o problema por conta própria e até tentei obter ajuda para o problema, sem sucesso.
Por hora estou usando Ruindows enquanto aguardo para saber se alguma atualização futura traz a correção destes bugs.
Fica a sugestão do que foi melhor para meu caso.

 

Offline jrkamil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 484
    • Ver perfil
Asus M5A78L-M Plus , Phenon II X6 , 16 Gb DDR3, nvidia GT 730,  ubuntu  23.10  gnome, ssd 240G, hd 500 G

Offline Rafael431168

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 18.04 Vs Placa mãe Asrock
« Resposta #2 Online: 23 de Maio de 2018, 13:36 »
veja se isto te ajuda     https://www.vivaolinux.com.br/dica/Instalacao-e-preparo-do-Ubuntu-64-bits-na-placa-mae-ASROCK-N68-GS4-FX

Boa tarde amigo.
Quando estava pesquisando soluções eu já havia descoberto esta postagem e até cogitei mudar para o Mate, apesar de não gostar muito do gnome2, só para evitar os tiravamentos constantes ao desligar ou reiniciar.
Mas desisti porque ele não soluciona a questão da internet integrada, apenas recomenda a instalação de outra placa PCI.
Como minha rede funciona bem com o Riindows não gostaria de comprar outra placa só para o Linux.
 A verdade é que eu já consegui conexão no Ubuntu 18.04 com um wireless USB aqui. Mas ainda não desisti de conseguir fazer a rede on-boad funcionar.
Além disso, minha placa mãe tem suporte a boot usb, o vídeo também é diferente da placa instalada neste link. Assim não sei se funcionária sem mudar nada no procedimento sugerido, também, prefiro não desistir do Ubuntu gnome 3 ainda, pois ficou bem legal.
Talvez eu acabe cedendo ao UbuntuMATE se não conseguir resolver pelo menos o problema dos travamentos ao desligar, mas ainda vou tentar fazer funcionar

Offline Rafael431168

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 18.04 Vs Placa mãe Asrock
« Resposta #3 Online: 26 de Julho de 2018, 00:14 »
Consegui contornar o problema de rede instalando um modem Wi-fi e consegui conexão sem fio. Mas o problema de travamento ao se desligar persiste.
Tentei outras distribuições, como o Debian e o Mate e outras versões anteriores do Ubuntu. Mas o problema continuou e resolvi voltar para o Ubuntu 18.04 LTS.
Ja atualizei o GRUB e nada.

Será que alguem já passou por isso e conseguiu resolver?