Eu vou dizer o que fiz: usei o Gparted do Ubuntu para criar a partição GPT no HD interno. Depois, como já não dava boot pelo pendrive, usei um DVD antigo, contendo o instalador do Windows 10 e o instalei, criei as partições normalmente mas, depois de instalado e feitas as devidas atualizações (que levaram horas), nem boot pelo DVD estava dando. Como eu tenho que acessar bancos, e não confio no sistema da micro$oft, resolvi voltar ao modo Legacy modo MBR em vez de UEFI e, agora, estou usando somente o Ubuntu ... mas, infelizmente, para algumas coisas necessito do outro sistema. O engraçado é que, colocando em modo Legacy, acessa o boot pelo pendrive. Eu usei o Rufus para fazer o instalador do Ubuntu 16.04.4 e, quando tinha o UEFI, escolhia partição GPT Fat32 e, depois, tentei o modo MBR ou UEFI, Fat32 ... mas não funciona ... vou fazer as transações do banco pelo Ubuntu instalado e tentar baixar a imagem novamente, tendo em vista que usei o DVD antigo, naquela oportunidade, para a instalação do Windows 10 e atualizei com o aplicativo da página da micro$oft, tanto para gerar uma ISO e, após, para fazer a atualização build 1803 ... tudo em vão. O comportamento do Windows estava muito estranho ... reconhecia os pendrives para ler e copiar os dados, porém, não para dar boot. Agradeço todas as respostas até agora dadas ... se solucionar, posto aqui o resultado ... mas se souberem o que devo fazer, não exitem em responder!