Autor Tópico: PenDrive Sandisk não inicializa no pc union ub3010 ...  (Lida 11287 vezes)

Offline arcanjoebc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 87
    • Ver perfil
PenDrive Sandisk não inicializa no pc union ub3010 ...
« Online: 06 de Junho de 2018, 14:01 »
Gostaria de saber, como eu faço para habilitar meu pendrive de 4GB Sandisk, em meu pc union ub3010, 64 bits? Ele aceitava antes o pendrive, inclusive lê pelo Windows, mas, mesmo habilitando na bios é como se o pendrive não existisse e entra direto no Windows 10 ... alguém pode me socorrer??????

Everaldo
« Última modificação: 06 de Junho de 2018, 15:39 por arcanjoebc »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:PenDrive Sandisk não inicializa no pc union ub3010 ...
« Resposta #1 Online: 07 de Junho de 2018, 22:49 »
Hmmm... pendrive de boot, né?

Sua máquina tem alguma tecla, tipo F9 ou F12, pra escolher o dispositivo de boot?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline junkle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re:PenDrive Sandisk não inicializa no pc union ub3010 ...
« Resposta #2 Online: 08 de Junho de 2018, 14:13 »
Olá,
O pendrive está formatado em GPT para ser reconhecido pelo seu PC ?
Ubuntu Mate 18.04 LTS

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:PenDrive Sandisk não inicializa no pc union ub3010 ...
« Resposta #3 Online: 08 de Junho de 2018, 14:26 »
Se for uma máquina com bios UEFI, o pendrive precisa estar formatado em FAT32.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline junkle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re:PenDrive Sandisk não inicializa no pc union ub3010 ...
« Resposta #4 Online: 08 de Junho de 2018, 14:44 »
Olá Zekkerj,
Isso mesmo para ser reconhecido precisa está em GPT e em FAT32.
Para quem precisar formatar o pendrive segue um link que explicar melhor:
https://lcomlinux.wordpress.com/2018/04/03/criar-tabela-de-particao-gpt-em-pendrive-pelo-gparted/
Ubuntu Mate 18.04 LTS

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:PenDrive Sandisk não inicializa no pc union ub3010 ...
« Resposta #5 Online: 08 de Junho de 2018, 15:15 »
Do GPT eu não tenho certeza...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline junkle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re:PenDrive Sandisk não inicializa no pc union ub3010 ...
« Resposta #6 Online: 08 de Junho de 2018, 15:27 »
Para computadores ou notebooks com UEFI é necessário criar uma Tabela de partição em GPT.
Eu tive que fazer isso em um pendrive que criei, estava em MBR e mudei para GPT, usei o GParted para isso.
Ubuntu Mate 18.04 LTS

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:PenDrive Sandisk não inicializa no pc union ub3010 ...
« Resposta #7 Online: 08 de Junho de 2018, 15:58 »
Interessante, nunca precisei disso, inclusive outro dia mesmo criei um pendrive de boot pra um sistema de clonagem baseado no Suse SLE12 (Zenworks Imaging). Aliás, lembrando melhor... semana retrasada converti uma imagem do Windows 2012 de ISO para pendrive, novamente sem precisar especificar a tabela de partição GPT. Vou até olhar isso agora pra conferir.

EDIT: Não, partição DOS mesmo...
Código: [Selecionar]
$ sudo fdisk -l /dev/sdb
[sudo] password for ZekkeRJ:
Disk /dev/sdb: 7,6 GiB, 8103395328 bytes, 15826944 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Disklabel type: dos
Disk identifier: 0x00000000

Device     Boot Start      End  Sectors  Size Id Type
/dev/sdb1  *     2048 15826943 15824896  7,6G  b W95 FAT32

Será um requisito do Ubuntu?
« Última modificação: 08 de Junho de 2018, 16:00 por zekkerj »
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline junkle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re:PenDrive Sandisk não inicializa no pc union ub3010 ...
« Resposta #8 Online: 08 de Junho de 2018, 16:08 »
Pelo menos pra mim, no Notebooks da Asus que tem UEFI foi preciso usar o pendrive de boot (Ubuntu 18.04) em GPT.
No caso do Suse SLE12 não sei te dizer porque não criei ainda nenhum pendrive com esse sistema.
Ubuntu Mate 18.04 LTS

Offline arcanjoebc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 87
    • Ver perfil
Re:PenDrive Sandisk não inicializa no pc union ub3010 ...
« Resposta #9 Online: 08 de Junho de 2018, 16:16 »
Eu vou dizer o que fiz: usei o Gparted do Ubuntu para criar a partição GPT no HD interno. Depois, como já não dava boot pelo pendrive, usei um DVD antigo, contendo o instalador do Windows 10 e o instalei, criei as partições normalmente mas, depois de instalado e feitas as devidas atualizações (que levaram horas), nem boot pelo DVD estava dando. Como eu tenho que acessar bancos, e não confio no sistema da micro$oft, resolvi voltar ao modo Legacy modo MBR em vez de UEFI e, agora, estou usando somente o Ubuntu ... mas, infelizmente, para algumas coisas necessito do outro sistema. O engraçado é que, colocando em modo Legacy, acessa o boot pelo pendrive. Eu usei o Rufus para fazer o instalador do Ubuntu 16.04.4 e, quando tinha o UEFI, escolhia partição GPT Fat32 e, depois, tentei o modo MBR ou UEFI, Fat32 ... mas não funciona ... vou fazer as transações do banco pelo Ubuntu instalado e tentar baixar a imagem novamente, tendo em vista que usei o DVD antigo, naquela oportunidade, para a instalação do Windows 10 e atualizei com o aplicativo da página da micro$oft, tanto para gerar uma ISO e, após, para fazer a atualização build 1803 ... tudo em vão. O comportamento do Windows estava muito estranho ... reconhecia os pendrives para ler e copiar os dados, porém, não para dar boot. Agradeço todas as respostas até agora dadas ... se solucionar, posto aqui o resultado ... mas se souberem o que devo fazer, não exitem em responder!
« Última modificação: 08 de Junho de 2018, 20:54 por arcanjoebc »