Autor Tópico: ajuda para remover programas  (Lida 2696 vezes)

Offline mso7

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
ajuda para remover programas
« Online: 27 de Outubro de 2006, 09:21 »
olá, sou mais um novo ubunteiro, migrando do windos, e venho me virando bem com as dicas do forum, então obrigado! ;)

mas estou com um problema, e revirei o forum e não achei solução, deve ser porque o aplicativo é novo.
instalei o firefox 2.0 no ubuntu (através de download no site getfirefox.com), e o deixei funcionando, até ai tudo bem, mas não consigo substituir a versão antiga (que já vem no ubuntu) pela versão nova (2.0), ambas estão em funcionamento, e quando abro pelo icone abre a antiga.

como resolvo isso, ou seja, como atualizo? ??? ???

desde já obrigado!!!

RESOLVIDO, AGORA PRECISO AJUDA PRA REMOVER PROGRAMAS INSTALADOS, CONFORME EXPLICO NA ULTIMA RESPOSTA.
OBRIGADO!
« Última modificação: 30 de Outubro de 2006, 11:00 por mso7 »

Offline x-pert

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: ajuda no firefox POR FAVOR
« Resposta #1 Online: 27 de Outubro de 2006, 11:27 »
Já tentou ir em Aplicativos>Adicionar/Remover.
Procure pelo nome do firefox e remova a versão antiga ;)
Espero ter ajudado.
PC1: Celeron D 64bits 2.53@2.79/512 RAM DDR 400/FX 5500 256MB 128bits/40GB HD Seagate/ 7Team 350W/Gravador LG 4167B/ WinXP Pro SP2

PC2: Celeron 900@1008/512 RAM DIMM 133/40GB HD Seagate/SiS 630 64MB//WinXP Pro SP2/ Kurumin 6.0
Linux User: #433036

Offline Coiote

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: ajuda no firefox POR FAVOR
« Resposta #2 Online: 27 de Outubro de 2006, 11:41 »

Offline mso7

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: ajuda no firefox
« Resposta #3 Online: 30 de Outubro de 2006, 10:55 »
muito obrigado, topico perfeito. ;D
mas tem um detalhe, não consigo desinstalar a versão anterior do firefox, afinal o que faltava pra mim era só direcionar os links (atalhos), mas a versão anterior continua ocupando espaço em dusco.
tentei também remover programas que não utilizo, e não consegui, ele dá um erro.

espero que mais uma vez vocês possam me ajudar.

PS: desculpe pedir ajuda por algo que já tinha no forum, mas nem sempre é facil achar um topico anterior!!!

arlei

• Visitante
Re: ajuda para remover programas
« Resposta #4 Online: 30 de Outubro de 2006, 12:01 »
Amigo,

como vc pode observar, basta vc descompactar o tar.gz do FF2 em um diretório qquer e pode sair utilizando chamando seu binário executável.
Eu venho testando o FF2 desde o primeiro RC, e sempre procedi da seguinte forma e funcionou e esta funcionando.
O FF (que vc ja tinha instalado) se encontra em /usr/share/firefox, portanto antes de descompactar o FF2 eu renomiei este diretório para firefox-1.5, ae criei um diretório firefox e descompactei ele (nova versão) dentro do mesmo. Assim vc não precisa ter que alterar seus lançadores para apontar para um novo caminho.
Para ter seus plugins e extensões entre outros basta copiar os mesmos do antigo diretório (no caso o firefox-15.) para o novo onde descompactou e a nova versão vae estar funcionando com os recursos que tinha na anterior.
Hoje, como ja faz algum tempo que estou usando o FF2 e esta funcionando legal, eu ja deletei todas os diretórios das versões anteriores (1.5.X, RC1 e RC3).

T+
Arlei

Offline mso7

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 30 de Outubro de 2006, 12:43 »
Amigo,

como vc pode observar, basta vc descompactar o tar.gz do FF2 em um diretório qquer e pode sair utilizando chamando seu binário executável.
Eu venho testando o FF2 desde o primeiro RC, e sempre procedi da seguinte forma e funcionou e esta funcionando.
O FF (que vc ja tinha instalado) se encontra em /usr/share/firefox, portanto antes de descompactar o FF2 eu renomiei este diretório para firefox-1.5, ae criei um diretório firefox e descompactei ele (nova versão) dentro do mesmo. Assim vc não precisa ter que alterar seus lançadores para apontar para um novo caminho.
Para ter seus plugins e extensões entre outros basta copiar os mesmos do antigo diretório (no caso o firefox-15.) para o novo onde descompactou e a nova versão vae estar funcionando com os recursos que tinha na anterior.
Hoje, como ja faz algum tempo que estou usando o FF2 e esta funcionando legal, eu ja deletei todas os diretórios das versões anteriores (1.5.X, RC1 e RC3).

T+
Arlei

então resumindo é só eu deletar a pasta do anterior que ele está "desinstalado".

obrigado Arlei

arlei

• Visitante
« Resposta #6 Online: 30 de Outubro de 2006, 12:56 »
Sim, foi dessa forma que eu procedi.
Mais note bem que eu descompactei o FF2 no local original dele e não em outro local qquer, ou seja, onde estava a versão anterior que acompanhou meu Dapper, que é em /usr/share/firefox. Ou seja, coloquei a versão 2 neste diretório original, tendo antes transferido a versão anterior para um outro diretório (firefox-1.5) e copiado todos plugins, extensões entre outros.
Ou seja, para vc entender bem:
Por algum tempo mantive além do /usr/share/firefox (onde coloquei a versão 2), o diretório /usr/share/firefox-1.5 que continha a versão anterior do FF para caso tivesse algum problema com a nova versão, mais agora conforme ja informei, como meu FF2 esta tudo funcionando eu ja deletei e desocupei este espaço em disco.

T+
Arlei

Offline tungah

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 30 de Outubro de 2006, 19:22 »
Sim, foi dessa forma que eu procedi.
Mais note bem que eu descompactei o FF2 no local original dele e não em outro local qquer, ou seja, onde estava a versão anterior que acompanhou meu Dapper, que é em /usr/share/firefox. Ou seja, coloquei a versão 2 neste diretório original, tendo antes transferido a versão anterior para um outro diretório (firefox-1.5) e copiado todos plugins, extensões entre outros.
Ou seja, para vc entender bem:
Por algum tempo mantive além do /usr/share/firefox (onde coloquei a versão 2), o diretório /usr/share/firefox-1.5 que continha a versão anterior do FF para caso tivesse algum problema com a nova versão, mais agora conforme ja informei, como meu FF2 esta tudo funcionando eu ja deletei e desocupei este espaço em disco.

T+
Arlei

Olá Arlei, blz?
Sou novo no forum e no ubuntu. Esse é o meu primeiro post.
Faz 3 dias q instalei esse maravilhoso sistema e to adorando. Ja tinha usado o kurumin antes, mas meu conhecimento de linux ainda é iniciante.
Estou há 3 dias quebrando a cabeça para instalar o firefox 2.0 e ainda n consegui.
Já tentei de tudo e nada.
Pelo adicionar e remover aplicativos n rola, pois lá só tem o 1.5, foi aí q euncontrei essa sua solução.
Tentei e fiz exatamente o q vc fez. E realmente consegui rodar o ff 2.0, só q ele abre, mas n funciona!
Eu digito um endereço e dou enter e NADA!
Achei maluco isso!
Vc teve esse problema também? Acabei tendo q desfazer e colocar os arquivos de ff 1.5 no lugar q tava, pois o 2.0 nem responde.
Os menus funcionam, mas n navega!!
Qdo digito um endereço e dou enter n aparece nada... Nem uma tela de erro. NADA!
Já to meio q desistindo....
Se alguem mais puder me ajudar eu agradeço muito....

Um abraço a todos!
Obrigado pela atenção!

arlei

• Visitante
« Resposta #8 Online: 30 de Outubro de 2006, 20:23 »
tungah,

eu não tive este tipo de problema que vc relatou e nem imagino o que possa ser. Eu configurei o FF2 simplesmente baixando o arquivo compactado tar.gz, descompactando o mesmo e depois fazendo todo aquele procedimento citado acima.

http://br.mozdev.org/firefox/download.html

T+
Arlei

Offline mso7

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 31 de Outubro de 2006, 11:51 »
eu tbm nao tive problemas, apenas desconpactei e saiu rodando, meu problema foi no fazer os lançadores. No mais resolvi tudo no tutorial que o arlei "linkou" a cima.

OBRIGADO PELA AJUDA MEU CARO RIVAL ARLEI (sou colorado) ;D

agora sei a quem recorrer quando eu precisar hehe. t+

arlei

• Visitante
« Resposta #10 Online: 31 de Outubro de 2006, 13:19 »
eu tbm nao tive problemas, apenas desconpactei e saiu rodando, meu problema foi no fazer os lançadores. No mais resolvi tudo no tutorial que o arlei "linkou" a cima.

OBRIGADO PELA AJUDA MEU CARO RIVAL ARLEI (sou colorado) ;D

agora sei a quem recorrer quando eu precisar hehe. t+

:o
Putz, se tivesse me dito antes... hahaha... brincadeirinha!!!
Deixando de lado nossos sentimentos e divergências futebolisticas, deixo meu muito bem vindo a nossa comunidade seu "colorado". Estando ao nosso alcançe estamos aqui para nos ajudarmos.

;)
Arlei