A situação é a seguinte: eu tenho um netbook rodando o linux perfeitamente agora e o meu esposo estava com o windows 10 dele e vivia travando, então ontem ele me pediu pra por o Lubuntu no notbook dele. OK, deve ser fixinha, pensei comigo mesma. Como eu estava enganada.Só pra começo de conversa ele não lia a mídia bootável que eu criei a partir do meu netbook, só dava uma tela preta escrito "Operating System not found". Aí me veio a idéia de criar a mídia bootável no próprio windows 10. Usei o Rufus pra criar a mídia, aí "funcionou", entre aspas pq eu não consegui testar antes de instalar, eu só conseguia testar hd e memória RAM ou instalas. Fiz os testes, todos OK e coloquei pra instalar, só que no momento em que o sistema iniciou ele iniciou com uma resolução baixa, ou seja, tá tudo imenso na tela. A única resolução que ele tem é a de 640x480 com taxa de 73,00. Então resolvi ver se tinha algumas atualizações já que eu não coloquei pra atualizar enquanto instalava o sistema. Tinha algumas coisas pra atualizar, assim que o netbook reiniciou pareceu mágica, a resolução tinha voltado ao normal. Mas o problema voltou assim que o meu marido abriu o atualizador de programas novamente e instalou mais algumas atualizações. Aí eu procurei por algum tutorial para me ajudar a mudar a resolução, pq eu sou iniciante nesse mundo linux, foi quando encontrei esse tutorial aqui:
https://casadopinduvoz.wordpress.com/2013/05/25/forcar-resolucao-de-tela-no-linux/. E assim que coloquei o comando
xrandr
ele me apresentou essa tela:
https://imgur.com/YL6s5p8 e mesmo eu sendo um tanto leiga já percebi que tem algo de errado. Eu estou achando que é falta de algum drive, porém não sei como instalá-lo, ou pode ser outra coisa também. Por isso estou aqui, pedindo encarecidamente a ajuda de vcs, pq meu marido já acabou com a minha paciência por causa desse computador.
Obs.1: Eu não sei muita coisa sobre o notbook em si, mas se vcs me mostrarem como conseguir as informações eu falo pra vcs mais alguma coisa sobre ele.
Obs.2: Eu tenho tentado reinstalar o Lubuntu e até mesmo o Mint mas ele dá o mesmo erro que deu dá primeira vez que tentei formatar ele "Operating System not found". Se puderem me ajudar com isso também, fico grata.
Obs.3: Sou leiga no mundo linux, mas se me explicarem eu aprendo rápido.
desculpem-me pelo enorme texto.