Autor Tópico: [Resolvido] Como saber se o .deb é seguro para instalar?  (Lida 3375 vezes)

Offline lucas 94

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
[Resolvido] Como saber se o .deb é seguro para instalar?
« Online: 03 de Agosto de 2018, 16:26 »
Boa tarde!

Caí no erro de atualizar o Google Chrome na minha máquina (junto com o sistema, pelo próprio atualizador de programas), porém essa nova versão demora muito para abrir uma nova janela, aproximadamente 20s...

Encontrei a versão anterior nesse site "https://www.slimjet.com/chrome/google-chrome-old-version.php" e baixei o .deb, mas estou com receio de instalar e acabar permitindo a ação de algum programa malicioso junto.

Escaneei o pacote no "Clamtk", pesquisei esse link no site "Virus Total", também escaneei o arquivo nesse site; aparentemente tudo bem...

Alguém sabe se existe algum risco na instalação do pacote, se devo tomar alguma outra precaução...

Fiquei um tempo longe do Ubuntu, estou bem enferrujado.

Muito obrigado a todos!
« Última modificação: 04 de Agosto de 2018, 12:45 por lucas 94 »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Como saber se o .deb é seguro para instalar?
« Resposta #1 Online: 03 de Agosto de 2018, 16:31 »
Uma forma de reduzir o risco da instalação é não usar pacotes avulsos. Dar preferência, sempre, ao pacote que faz parte do repositório.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline lucas 94

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re:Como saber se o .deb é seguro para instalar?
« Resposta #2 Online: 03 de Agosto de 2018, 16:42 »
Eu não tenho o hábito de instalar programas de fora do repositório, mas nesse caso não serei obrigado...

Ao instalar o navegador através com o "apt-get" a versão instalada é a mais recente (68.0...), mas ela está lenta, como tinha falado.

Será que não haveria outra forma?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Como saber se o .deb é seguro para instalar?
« Resposta #3 Online: 03 de Agosto de 2018, 17:07 »
Tem alguns ajustes que impactam bastante no desempenho do navegador. Por exemplo, já viu se o IPv6 está funcional pra vc?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline lucas 94

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re:Como saber se o .deb é seguro para instalar?
« Resposta #4 Online: 03 de Agosto de 2018, 17:43 »
A rede está funcionando só com IPV4.

Na minha máquina o Firefox sempre demorou um pouco para abrir, mas o Chrome era rápido (a primeira janela aberta após boot demorava uns 5 segundos, nas próximas a resposta era instantânea).

Depois de atualizado ele está demorando uns 15/20 segundos para abrir as janelas, por isso queria voltar para a versão anterior, mas só encontro pacotes .deb de versões antigas em repositórios não oficiais e estou com receio de instalar, justamente por não se tratar de uma fonte oficial...

Eu precisava de alguma dica de segurança para o uso desses pacotes, por não estar vendo outra solução rápida para o problema, talvez um local seguro onde possa obter o arquivo, um bom software para verificar ameaças que atinjam o pinguim ou algo do tipo.

Realmente agradeço demais o apoio de todo o pessoal, podem ter certeza que ajudam muita gente!  :)

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Como saber se o .deb é seguro para instalar?
« Resposta #5 Online: 03 de Agosto de 2018, 17:56 »
tem como forçar a instalação de versões anteriores do repositório, se elas ainda estiverem disponíveis.

Mas, você chegou a investigar se não há bug registrado pra essa versão do Chrome?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline lucas 94

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re:Como saber se o .deb é seguro para instalar?
« Resposta #6 Online: 04 de Agosto de 2018, 12:45 »
Pessoal, tomei uma medida extrema ;D

Instalei o Xubuntu 18.04 na máquina!

Mais leve, por hora está tudo 100%!

Vou marcar o tópico como resolvido, afinal, não preciso mais do pacote do chrome antigo...

Muito obrigado novamente galera!!!