Autor Tópico: Live Ubuntu nao consegue acessar o HD  (Lida 7294 vezes)

Offline seriousbusiness

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Live Ubuntu nao consegue acessar o HD
« Online: 18 de Agosto de 2018, 18:25 »
To me arrastando com esse problema faz 2 dias ja.

Pra contextualizar, quebrou a tela do meu notebook (um lenovo i3, 7 anos de idade) e eu deixei ele encostado 3 meses ate que eu resolvi arrumar ele, desmontei ele inteiro (tava com um problema no contato da fonte também que arrumei), troquei tela, teclado, cheguei a tirar e colocar o HD também. Ai quando fui ligar deu um problema dizendo que nao tinha unidade pra fazer o boot do windows, tava tudo certo na BIOS, meu HD tava la. Entao seguem as tentativas para arrumar o note:

1) Tirar e colocar o HD
2) Mudar as prioridades do boot
3) Fazer o reparo do windows (usando tanto o instalador do windows 7 quanto o do 10, o windows instalado eh o 7), nao funcionou pq o windows que estava instalado nao foi reconhecido, o particionamento tambem nao, e mostrava como se o HD estivesse vazio.
4) Nao queria formatar o drive todo pq tem dados la que eu gostaria de salvar, mas ainda assim eu dei alguns passos em direcao a reinstalar o windows e sacrificar os dados de uma das particoes, mas continuava n'ao mostrando o particionamento que existia no hd, e também dizia que nao era possivel instalar o windows naquele hd.
5) Nas minhas pesquisas vi que muita gente sugeria rodar o linux direto no pen drive para conseguir acessar o HD e fazer um backup, portanto fiz isso usando o ubuntu 16, eventualmente consegui...Tormento nao acabou, nao reconhece o meu HD no linux também

Eu nunca utilizei o Linux, portanto to bastante cru ainda nesse OS, e eventualmente descobri como abrir o Terminal para realizar alguns comandos que eu lia o pessoal sugerir. Em um dos ambientes do Linux ele reconhece a existencia do HD, mas nao consigo saber nada sobre ele, a seguir seguirao os prints, mas usando o comando sudo fdisk -l ele nao encontra esse HD também e nem com o gparted

Enfim...e agora Jose



Código: [Selecionar]
ubuntu@ubuntu:~$ sudo fdisk -l
Disk /dev/loop0: 1.5 GiB, 1612648448 bytes, 3149704 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
 



Disk /dev/sdb: 7.3 GiB, 7794589696 bytes, 15223808 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Disklabel type: dos
Disk identifier: 0x02d85f5d

Device     Boot Start      End  Sectors  Size Id Type
/dev/sdb1  *     2048 15223807 15221760  7.3G  c W95 FAT32 (LBA)

Nao tenho ideia do que seja esse loopdevice, so tenho o drive de CD/DVD, o pen drive e o fatidico HD conectado ao notebook

Offline flavioml

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re:Live Ubuntu nao consegue acessar o HD
« Resposta #1 Online: 26 de Agosto de 2018, 13:10 »
O /dev/loop é o disco virtual criado na ram para rodar o sistema live.
/dev/sdb é o pendrive.
O fdisk não lista o /dev/sda (o hd) ? Nesse xaso o mbr deve estar danificado.
Sugiro rodar o testdisk (sudo testdisk /dev/sda) para tentar recuperar,
Flavio ML