Autor Tópico: Permissionamento de subpastas - Samba  (Lida 2982 vezes)

Offline clauferhferreira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Permissionamento de subpastas - Samba
« Online: 23 de Agosto de 2018, 08:59 »
Bom dia, amigos.
Estou com uma grande duvida no Samba.
Tenho aqui 35 funcionarios com usuarios e grupos ja criados, sendo os grupos: Diretoria com 3 usuarios, Operacao com 31 funcionarios e o Administrativo com apenas 1. Também tenho os Compartilhamentos "Diretoria; Administrativo e Operacional"
O que preciso fazer é que cada um dos 35 operadores tenha acesso a sua pasta somente (Ex:. Operacional/Joao) mas que consiga listar a unidade inteira, bem como as demais unidades terem suas permissoes de leitura/escrita apenas pelo grupo (Grupo Diretoria com acesso total as unidades, Administrativo com acesso apenas ao Administrativo).

Como posso resolver isso?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Permissionamento de subpastas - Samba
« Resposta #1 Online: 23 de Agosto de 2018, 15:52 »
Olá @clauferhferreira,

Temos aqui dois problemas. Um é o acesso ao compartilhamento em si, que é controlado pelo Samba, nas diretivas do arquivo smb.conf. Elas vão ficar parecidas com isso:

Código: [Selecionar]
[Diretoria]
    valid users = +diretoria
    force group = diretoria
    force create mode = 020 # g+w
    force directory mode = 02020 #g+s,g+w
    read list = +operacional
    (...)

[Administrativo]
    valid users = +administrativo,+diretoria
    force group = administrativo
    force create mode = 020 # g+w
    force directory mode = 02020 #g+s,g+w
    read list = +operacional
    (...)

[Operacional]
    valid users = +operacional,+diretoria
    force group = operacional
    force create mode = 020 # g+w
    force directory mode = 02020 #g+s,g+w
    (...)

Isso vai fazer com que:
1. os membros do grupo xxxx tenham acesso ao compartilhamento Xxxx;
2. os membros do grupo "operacional" tenham acesso de leitura aos outros compartilhamentos;
3. os arquivos criados nesses compartilhamentos pertençam sempre a "fulano:xxxx", e garantir que o grupo sempre tenha acesso de escrita nos arquivos.

O segundo problema são as permissões de acesso dentro das subpastas. Eu já tento lidar com isso ao forçar o grupo, nos acessos, e forçar permissões específicas de escrita pelo grupo, e de "SETGID" nos diretórios, o que faz com que as permissões de acesso sejam passadas pras sub-pastas criadas.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D