Autor Tópico: [ RESOLVIDO] Controle de brilho + gerenciador conexões (Ubuntu Minimal)  (Lida 2117 vezes)

Offline tdr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Pessoal, beleza?

Seguinte, fiz uma instalação do Ubuntu com a iso mini (18.04.1). Instalei o sistema sem usar nenhum daqueles pacotes prontos da sessão "software selection" que tem aquelas opções "Lubuntu desktop", "Xubuntu desktop" etc. A instalação ocorreu tranquilamente. Instalei o xorg, o xfce4 e o slim. Depois instalei os programas que uso e alguns plugins para o Thunar e o Xfce4 (não instalei o pacote "Xfce4-goodies", acho que ele tem muita coisa que não uso). Até ai tudo tranquilo. Atualizei o sistema e reiniciei o pc.

Após o primeiro reboot é que encontrei dois problemas (ah, a instalação foi feita em um notebook da Samsung modelo "NP270E5G-KD1BR"):

1) o brilho da tela não pode ser controlado pelas teclas fn (no meu caso fn + f2 ou f3). Porém, TODAS as outras funções das telcas fn funcionam. Consigo controlar o volume, bloquear o touchpad etc. normalmente. Se eu for no painel, consigo controlar o brilho pelo  "xfce4-power-manager". Todas os plugins que sempre usei para isso estão instalados. O mais curioso, quando tento mudar o brilho com as telcas fn, o xfce exibe a notificação, mas, o brilho não é alterado. Na verdade, ele apenas mostra a barrinha de brilho, não modifica a porcentagem. Nesse caso, estou perdido. O que poderia ser?

2) quando fui tentar controlar minhas conexões pelo Network Manager, ele exibe a mensagem "dispositivo não gerenciável". A internet continuar conectada, mas não posso visualizar nem mexer nas conexões disponíveis (estou no wireless). Que eu saiba, a única coisa necessária para isso, era o pacote "network-manager-gnome" ou o"nm-tray). O primeiro pacote tá instalado. Já tentei várias dicas do fórum do Ubuntu em inglês. Para contornar o problema estou, temporariamente, utilizando o Wicd. Será que é mais fácil remover o Network Manager e utilizar o Wicd no lugar?

Citar
nmcli d s
DEVICE  TYPE      STATE            CONNECTION
wlp1s0  wifi      não disponível   --         
enp2s0  ethernet  não gerenciável  --         
lo      loopback  não gerenciável  --   

Enfim, tirando esses dois probleminhas. Meu sistema tá funcionando perfeitamente. Inclusive, achei o desempenho bem melhor que as versões "prontas", os flavors, oficiais. O desempenho me surpreendeu. Tá consumindo bem poucos recursos, e a interface sob consumindo, mais ou menos, 260 de ram, o que não é nada mal.  8)
« Última modificação: 12 de Setembro de 2018, 17:50 por tdr »

Offline tdr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re:Controle de brilho + gerenciador conexões (Ubuntu Minimal)
« Resposta #1 Online: 05 de Setembro de 2018, 13:35 »
Atualização:

Consegui resolver o problema do brilho. Deve ter sido algum bug ou problema com as configurações do Xfce. Resetei as configurações do Xfce e reinstalei o xfce-power-manager. Nesse caso, tudo resolvido. Só não consegui ainda, o resolver o problema do applet do Network Manager. Ainda estou usando o Wicd. Se não achar uma solução, vou remover o Network Manager e ficar usando o Wicd mesmo.

Offline tdr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re:Controle de brilho + gerenciador conexões (Ubuntu Minimal)
« Resposta #2 Online: 12 de Setembro de 2018, 17:50 »
Não consegui resolver o problema com o Network Manager, tentei umas 15 soluções diferentes. Perdi a paciência dei um purge nele. Estou usando Wicd mesmo.