Enquete

Como  instalar Ubuntu em Dual Boot com Windows 10 mas o instalado Ubuntu no HD Externo com o Boot/Grub no Hd Interno?

Dual Boot ao lado do Windows 10 ficando o Ubuntu no HD Externo e a tela do Grub no HD Interno(C)
1 (100%)
O Ubuntu no HD Externo e a tela do Grub aparecendo na abertura mesmo desligando o HD Externo do PC.
0 (0%)

Votos Totais: 1

Autor Tópico: Dual Boot Windows 10 e Ubuntu no HD Externo e Boot/Grub no Hd Interno  (Lida 6006 vezes)

Offline teobob

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Dual Boot Windows 10 e Ubuntu no HD Externo e Boot/Grub no Hd Interno
« Online: 18 de Setembro de 2018, 13:15 »
Sou iniciante no Ubuntu, e gostaria que me ajudassem por favor, em como  instalar o Ubuntu em Dual Boot ao lado do Windows 10, mas  instalando o  Ubuntu no HD Externo. Porém, com a opção de Boot/Grub permanecendo no Hd Interno( Disco C).  Meu nome é Téo;   Email: teobob@msn.com;  Zap:(62)98513-8536.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Dual Boot Windows 10 e Ubuntu no HD Externo e Boot/Grub no Hd Interno
« Resposta #1 Online: 19 de Setembro de 2018, 17:53 »
Vc quer manter o Windows no HD interno e o Ubuntu no externo, é isso? Nesse caso, considero que faça mais sentido instalar o Grub no HD externo e manter apenas o bootloader do Windows no HD interno. De toda forma, vc pode escolher onde colocar o Grub na opção de partionamento avançado durante a instalação do Ubuntu. Cuidado para não apontar para alguma partição, aponte apenas para o dispositivo.

Offline teobob

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Dual Boot Windows 10 e Ubuntu no HD Externo e Boot/Grub no Hd Interno
« Resposta #2 Online: 19 de Setembro de 2018, 18:19 »
Obrigado Anderson. O que eu quero mesmo, é que aquela tela de opção de escolha do Grub de qual sistema vou usar, fique no  HD interno( C), ou seja, para quando eu estiver com o HD Externo que contém o Ubuntu desconectado do PC, continue a tela de Grub de opção de escolha de qual S.O. quero usar.  Atualmente estou usando o Ubuntu numa Partição de 45GB do HD Interno que é de 320GB  e tem pouco espaço livre, então eu queria livra esses espaço 45GB do HD Interno, porque tenho dois HD Externos de 1TB cada um. Então eu gostaria, se possível, que alguém me ensinasse a fazer esse procedimento.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Dual Boot Windows 10 e Ubuntu no HD Externo e Boot/Grub no Hd Interno
« Resposta #3 Online: 19 de Setembro de 2018, 19:00 »
Eu aconselho vc então a separar um dos HD externo para fazer backup dos seus dados por precaução. Nessas horas um erro pode ocasionar perda de dados, então tenha um backup em mãos.

Feito isso, particione o HD externo onde o Ubuntu será instalado. Já que tem o Ubuntu instalado no HD interno, pode fazer pelo Gparted. Se não tiver ele instalado, instale pela Central de Programas. Esse particionamento vai pelo o quê vc preferir (se terá swap, /home separada, partição para troca de arquivos com o Windows, etc).

Crie a mídia de instalação do Ubuntu, plugue o HD externo onde o Ubuntu será instalado e dê o boot pela mídia de instalação. Durante a instalação, fique atento quando vc chegar em "Tipo de Instalação" e selecione a "Opção avançada". A partir daí muita atenção para apontar as partições corretamente. Se vc criou a partição no HD externo para o Ubuntu antes, vá até ela, selecione "Alterar", e ponto de montagem marque "/", e o mesmo se tiver /home ou outra partição separada (swap não precisa marcar, aliás acho que o Ubuntu 18.04 nem usa mais como partição). Nessa parte você pode também criar partições, mas se tiver deixado como você precisa pelo Gparted antes, não precisa. Depois de ter marcado tudo corretamente, tem embaixo "Dispositivo no qual instalar o carregado de inicialização" e é aqui que você instala o Grub, marcando o HD interno que estará na lista, bem simples mas cuidado para não apontar para uma partição, aponte para o dispositivo, que é o q vc quer. Não se esqueça que toda vez que vc ligar o computador, o HD externo com o Ubuntu precisa estar plugado na USB e a ordem de boot precisa estar apontado para o HD interno na BIOS.

Depois você pode excluir a partição do Ubuntu no HD interno e usar o espaço no Windows. Poderia até fazer isso antes também, mas caso algo dê errado, talvez seja melhor excluir o Ubuntu "interno" só depois de tudo concluído. E após excluir esse Ubuntu "interno", usando o Ubuntu "externo", abra o terminal e rode um "sudo update-grub" para atualizar a lista de inicialização. E talvez seja necessário editar o fstab se o Ubuntu do HD externo pegar alguma swap do HD interno e vc a tivar e excluído.

O incoveniente, na minha opinião, é que instalando o Grub no HD interno, toda vez q vc for iniciar o Windows, o HD externo vai precisar estar plugado também. Talvez haja uma forma simples de contornar, tipo usando uma partição de /boot no HD interno mas não sei se funcionaria. Por outro lado, se vc instalar o grub no HD externo, depois vai ter que recuperar o bootloader do Windows para usá-lo sem depender do Ubuntu.
« Última modificação: 19 de Setembro de 2018, 19:18 por Anderson_Coelho »

Offline teobob

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Dual Boot Windows 10 e Ubuntu no HD Externo e Boot/Grub no Hd Interno
« Resposta #4 Online: 20 de Setembro de 2018, 12:53 »
Obrigado pelas instruções Anderson. eu vou primeiro desinstalar o Ubuntu do  meu HD Interno, 45GB, e vou estender o volume limpando o Espaço Não Alocado. Depois vou criar um "Espaço Não  Alocado" de 120GB no HD Externo para instalar o Ubuntu na aba "Opção Avançada", aí vou dar mais uma estudada. O que eu não quero mesmo, é que quando eu estiver com o HD Externo desconectado não ocorra nenhum impedimento para o Windows 10  iniciar automaticamente. Por exemplo , se eu estiver com o HD Externo desconectado não me interessa que apareça aquela tela de Grub com opções de escolha de SO, pois eu quero  aquela tela de opções de SO só quando o HD Externo estiver conectado.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Dual Boot Windows 10 e Ubuntu no HD Externo e Boot/Grub no Hd Interno
« Resposta #5 Online: 20 de Setembro de 2018, 15:03 »
Se você apagar o Ubuntu do HD interno, vai matar o Grub e precisará recuperar o bootloader do Windows para usá-lo. O grub só funciona se o sistema pelo qual tiver sido instalado estiver presente. Por isso aconselhei a instalar o Ubuntu no HD externo, logo após o backup e só depois apagar no HD interno.

Bom, mas confesso que havia lido sua resposta anterior de forma rápida e acabei saindo do foco que você queria. Então vamos lá, eu também uso um sistema no HD do meu notebook e tenho um HD externo com outro sistema, só que meu caso, no HD externo eu tenho o Windows. Então, eu simplismente deixei o Grub no HD interno, que tem o Linux, e o HD externo ficou com o bootloader do Windows mesmo. E também mudei a ordem de boot da Bios primeiro para usb e depois o HD interno. Assim, quando vou ligar o notebook, se ele está com o HD externo plugado, inicia o Windows, caso contrário inicia o Linux.

Então a regra que sigo é: se cada HD tem um SO, então o bootloader também será o do respectivo sistema em cada HD. Ou seja, só Linux em um HD e apenas  Windows no outro. E você só mexe com a ordem de boot na Bios.

No seu lugar eu colocaria o Grub no HD externo, recuperaria o bootloader do Windows depois de apagar o Ubuntu "interno" e, por fim, colocaria na Bios primeiro para dar boot pela porta usb. Creio que isso te atenderá, mas caso não, aí  teríamos que ver uma forma de fazer o Windows subir com o Grub no HD interno mesmo sem o externo estar plugado, mas eu nunca testei algo assim que funcionasse. E outro detalhe: fazendo isso, vc terá um sistema no HD externo (Ubuntu) que poderá ser usado em outro PC’s também, mas podendo acontecer algumas incompatibilidades, como placa de vídeo por exemplo, é claro.

Offline teobob

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Dual Boot Windows 10 e Ubuntu no HD Externo e Boot/Grub no Hd Interno
« Resposta #6 Online: 20 de Setembro de 2018, 15:29 »
Outra questão, se eu vou instalar o /boot no HD Interno tenho que reservar uma partição(Espaço) no HD Interno. Qual é o tamanho em Kb desse espaço que devo deixar?

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Dual Boot Windows 10 e Ubuntu no HD Externo e Boot/Grub no Hd Interno
« Resposta #7 Online: 20 de Setembro de 2018, 17:32 »
Vc pode modificar o SETUP da máquina para que o seu primeiro dispositivo de boot seja USB HDD ou algo semelhante referente ao HD externo.

Vc instalaria o UBUNTU completo nesse HD externo e ele apresentaria o menu do grub pro UBUNTU e o Windows.

Ao retirar o HD externo seu micro iniciaria pelo segundo dispositivo de boot, ou seja o HD interno com o Windows.

Dá até pra levar essa instalação que vc tem nesse seu HD interno do UBUNTU para o seu HD externo com todos os seus dados, sem perder nada.

Se tiver interessado é só fazer contato.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline teobob

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Dual Boot Windows 10 e Ubuntu no HD Externo e Boot/Grub no Hd Interno
« Resposta #8 Online: 20 de Setembro de 2018, 18:21 »
Para apagar o Ubuntu simplesmente usei o EasyBCD e eliminei o ubuntu do Disco C e depois estendi o volume , e pronto! deu tudo certinho para retirar o Ubuntu. Muito simples, né!   Agora vou programar o Boot no Disco C também pelo EasyBCD quando for instalar o Ubuntu no HD Externo, é mais simples.