Autor Tópico: Dois monitores, um na placa off-board e um na on-board  (Lida 7906 vezes)

Offline ayrtonrs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Dois monitores, um na placa off-board e um na on-board
« Online: 30 de Novembro de 2018, 12:56 »
Bom dia senhores, estou há alguns dias tentando migrar do windows 10 para o ubuntu 18.04 ou 18.10, estou neste momento utilizando o 18.10 somente na placa de video off-board nvidia gt630.
Vamos lá, eu sempre utilizei dois monitores no meu computador quando utilizava o windows 10 ou 7, eu configurei para usar o monitor mais velho na saida VGA da placa mãe e o monitor mais novo na saida hdmi da placa de video, porém ao tentar instalar qualquer versão do ubuntu, o sistema reconhece apenas o uso de uma placa, consequentemente o outro monitor fica preto ou então com a tela toda riscada, como se tivesse "quebrado".
Existe alguma configuração que eu possa fazer para que meus dois monitores sejam utilizados ao mesmo tempo, um na placa offboard e outro na onboard?
Pesquisei em diversos forums e não encontrei essa solução, obrigado!

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Dois monitores, um na placa off-board e um na on-board
« Resposta #1 Online: 30 de Novembro de 2018, 15:28 »
Eu não tenho experiência com isso, mas vcc já tentou instalar o driver proprietário da Nvidea? Dá uma olhada se em "Drivers Adicionais" aparece alguma driver para o seu PC.

Outra coisa, passe mais informações sobre as suas placas de vídeos aqui no fórum:

Código: [Selecionar]
sudo lshw -C display

Offline ayrtonrs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Dois monitores, um na placa off-board e um na on-board
« Resposta #2 Online: 06 de Dezembro de 2018, 12:30 »
Não deu certo, ja tentei diversos drivers e nenhum funciona, pelo jeito eu tenho que escolher qual placa usar, se eu uso as duas ligadas, meu pc só reconhece a onboard, se eu desligo a onboard ele reconhece a offboard, mas assim eu só uso um monitor, pelo visto terei que adquirir um adaptador para a placa de video e duplicar a saída para os monitores

Offline jrkamil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 484
    • Ver perfil
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2018, 10:38 por jrkamil »
Asus M5A78L-M Plus , Phenon II X6 , 16 Gb DDR3, nvidia GT 730,  ubuntu  23.10  gnome, ssd 240G, hd 500 G

Offline lucas940

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re:Dois monitores, um na placa off-board e um na on-board
« Resposta #4 Online: 18 de Maio de 2021, 19:07 »
Bom dia senhores, estou há alguns dias tentando migrar do windows 10 para o ubuntu 18.04 ou 18.10, estou neste momento utilizando o 18.10 somente na placa de video off-board nvidia gt630.
Vamos lá, eu sempre utilizei dois monitores no meu computador quando utilizava o windows 10 ou 7, eu configurei para usar o monitor mais velho na saida VGA da placa mãe e o monitor mais novo na saida hdmi da placa de video, porém ao tentar instalar qualquer versão do ubuntu, o sistema reconhece apenas o uso de uma placa, consequentemente o outro monitor fica preto ou então com a tela toda riscada, como se tivesse "quebrado".
Existe alguma configuração que eu possa fazer para que meus dois monitores sejam utilizados ao mesmo tempo, um na placa offboard e outro na onboard?
Pesquisei em diversos forums e não encontrei essa solução, obrigado!


Bom Dia/Tarde/Noite

hoje em 2021 tive o mesmo problema. Migrei para o Ubuntu 20.04 LTS precisando utilizar dois monitores
Fiquei travado nessa pesquisa por 6h encontrei uma solução "Windows" para o problema.

meu PC tem uma Mb GigaByte GA-78LMT-S2P-rev-5.0 e uma GPU Nvidia GT210. caso seu pc seja semelhante irá funcionar
os drivers da minha GPU - 340.108 - que o sistema instalou

Reinicia o PC e entre na BIOS >
> Advanced BIOS features > Init Display First > DEIXAR onBoardVGA selecionado. salva e reinicia

Quando o PC ligou já reconheceu os dois monitores e por padrão deixou como área de trabalho estendida
para configurar e personalizar os monitores é só ir ao menu dos monitores da configuração e ser feliz.


resolvi colocar esse post pois acredito que ainda possa ser util. abs