Autor Tópico: SSL Network Extender - Falha de autenticação  (Lida 486 vezes)

Offline kentk135

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
SSL Network Extender - Falha de autenticação
« Online: 20 de Fevereiro de 2019, 11:51 »
Saudações,

Estou tentado me conectar à rede da empresa onde trabalho por meio da VPN, mas sem sucesso. Eu até consigo acessar o portal VPN da empresa usando meu login e a senha + token, tanto no Firefox 65 quanto no Chromium 72, porém - pelo entendi - eu teria que me conectar também pelo SSL Network Extender e a partir daí realmente entrar na rede remota da empresa. Correto?
O popup do SSL Network Extender apresenta o erro "Java is unavailable. Please read here for more details.". Como sei que meus navegadores (Firefox e Chromium) já não suportam mais o Java, instalei o snx_install.sh (para fazer a conexão pelo terminal, usando o comando "snx -s vpn.empresa.com -u meuusuario") com as devidas permissões e bibliotecas para rodar o 32bits. Assim a instalação foi bem sucedida.
O problema é que quanto eu tento me logar. Dá falha na autenticação:

"Check Point's Linux SNX
build 800007107
Please enter your password:

SNX: Authentication failed"

Dados do meu sistema:
Distro Xubuntu 18.04 64bits
Java 8 (8u201)
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2019, 13:49 por platao »

Offline kentk135

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re:SSL Network Extender - Falha de autenticação
« Resposta #1 Online: 02 de Maio de 2019, 09:56 »
Depois de várias tentativas e pesquisas, a única solução que encontrei foi usar o Windows 7 em dual boot - poderia ter criado uma VM, mas eu já tinha esse dual - , assim é possível rodar o Internet Explorer, que pelo que pesquisei usar o Wine/PlayOnLinux para instalá-lo não dá certo.
O IE ainda funciona com o Java, e durante a instalação do SSL Network Extender a própria aplicação busca o certificado e solicita a confirmação de confiança. Quando instalei o SNX no Linux pelo Terminal também dei "Yes" para o certificado, mas mesmo assim o logon não funciona, retorna falha, como já mencionei no enunciado.
Aliás, a forma de autenticação é diferente entre IE e Terminal Linux. No IE tenho que acessar o portal VPN, digitar meu usuário e senha, e logo em seguida o app Autenticador da Microsoft, instalado no meu celular, pede aprovação para a conexão e assim consigo entrar no portal. Ao entrar no portal tenho que clicar no link que abre a janela de conexão do SSL Network Extender e clicar em conectar, e a conexão é estabelecida na rede VPN.
No Firefox/Chrome eu consigo entrar no portal, mas se for tentar conectar a VPN pelo SNX (no terminal) ou SSL Network Extender acorrem os problemas acima.

Então, neste caso a única solução encontrada foi usar o IE dentro do Windows.