Geralmente que usa Linux (qualquer linux, inclusive os mais simples como o Ubuntu) acaba aprendendo muito mais sobre sistema operacional e como ele funciona.
No Linux é muito transparente o que é um ambiente gráfico (que não passa de um programa) e o servidor X. Também é muito mais transparente onde fica o kernel (/boot) e onde ficam os módulos (chamados de drivers no windows) dele (/lib/modules). Fora isso o Linux te permite fazer uma coisa graficamente ou no modo texto, mostrando que no fundo, o que o programa gráfico faz é apenas executar pra você os comandos.
No Windows tudo isso fica MUITO escondido. Então em geral ao usar Linux (qualquer um) você acaba entendendo não só de Linux mas do funcionamento de sistemas operacionais. Isso lhe ajuda a se adaptar a qualquer OS mais tarde. Pra quem usa Linux, pular pro BSD, ou prum Unix qualquer é simples. Até pro OSX fica mais fácil (o OSX também usa bash).
Amigo Led, sempre nos brindando com suas belas e sensatas palavras.
Concordo com o amigo àcima, e, como a maioria nesta votação (que não elege corruptos) também tive -e estou tendo, pois o aprendizado é eterno- um crescimento inigualável de conhecimento nesta plataforma. Um chaveiro só é chaveiro porque sabe manuzear, na teoria e na prática, chaves e fechaduras diversas.
Desejo ardentemente (ui!) que o conceito "Linux é difícil pra carvalho, não obrigado!!" caia por terra -assim como pastores que enriquecem com o dinheiro dos fiéis, políticos do nepotismo e mulheres que arrasam nossos corações- e, num futuro não distante (mas mesmo assim futuro
) possamos ser vistos como usuários comuns de PCs, e não "nerds", "esquisitos", "metidos" ou "extremamente técnicos e sábios no uso da espada, digo, dos computadores".
Abraço a todos.