Autor Tópico: Notebook às vezes congela durante o desligamento  (Lida 7387 vezes)

Offline luiz4vn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Notebook às vezes congela durante o desligamento
« Online: 01 de Junho de 2019, 18:21 »
Olá pessoal! Preciso de uma ajudinha de vcs.

Tenho um Acer A515-51G-58VH, uso o sistema operacional Xubuntu Bionic Beaver 64 bits, a última versão disponível.

É seguinte:

O notebook estava demorando para iniciar, então resolvi comprar um SSD (Samsung EVO 970 500gb), instalei, formatei o notebook, ficou zerado e funcionando perfeitamente! Boot principal no SSD e o HDD nativo ficou como armazenamento.

Por volta de 2 meses com velocidade e uso impecável após a instalação, começaram a aparecer alguns problemas.

1- A tela inicial do Acer onde usamos F2 para BIOS, antes do boot, estava demorando MUITO para aparecer, ficava uma tela preta que às vezes ficava 1 à 2 minutos sem dar sinal de vida, quando finalmente iniciava e dava entrada no boot. A partir daí bootava rápido.

2- Quando desligava o notebook, algumas vezes não desligava corretamente, a tela apagava normalmente, mas ficava uma luz azul acesa (que indica que o not ainda está ligado). Me restando fazer um desligamento forçado.

Fui para as configurações da BIOS e tentei de tudo, tentei mudar de UEFI para Legacy (o SSD não era reconhecido), as outras opções foram sendo alteradas, mas nada resolveu o problema.

Chegou um momento em que o computador simplesmente CONGELAVA durante o uso, não havia o que fazer, se não um desligamento forçado. Ficou insuportável, congelando a cada 5~10 minutos de uso.

Foi então que eu mudei o SATA MODE de AHCI para RAID. O problema de congelamento durante o uso cessou completamente.
 
Porém o Notebook AINDA trava durante o desligamento, às vezes sim, às vezes não. Quando trava, é bem naquela tela azul do Xubuntu, com um círculo de carregamento ao desligar. O que vocês acham que pode ser? Um problema de hardware certamente? Problema no SSD? Placa mãe?

Desculpem o textão.