Acho que usar o Wayland não vai fazer diferença, e também não sei se pode até atrapalhar. Questão de testar mesmo.
Interface gráfica é uma questão de gosto. Gnome e KDE devem ser os que mais consomem recursos. Tem um pessoal que andava instalando o xubuntu-core para jogos, já que o XFCE é mais leve e sobra mais recursos para outras tarefas. No seu caso, pela lógica, isso não vai fazer efeito já que seu hardware é ótimo. Mas se quiser testar, é só instalar com um "sudo apt install xubuntu-core" e, na tela de login, vai ter como vc escolher o XFCE para usar. Basicamente, é você ter mais de uma interface instalada, e escolher qual usar na tela de login. Cuidado para mexer com isso porque vem um monte de aplicativos redundantes de uma interface para outra. Mas como o xubuntu-core é um metapacote bem básico, não deve te atrapalhar.
Para vc deve ser melhor procurar fóruns dentro da steam mesmo, sobre o jogo que vc quer, porque lá deve ter mais usários do Linux com problemas. Mas entenda que jogos pelo Proton não tem suporte do desenvolvedor, e pode funcionar de maneiras totalmente inesperada, sem padrão de um hardware para outro. A melhor alternativa para jogos não nativos do Linux, na minha humilde opinião, é fazer dual boot com o Windows, o único recurso que teoricamente tem garantia.