Autor Tópico: Como configurar uma máquina pra games?  (Lida 19777 vezes)

Offline Maisumnovato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Como configurar uma máquina pra games?
« Online: 22 de Julho de 2019, 12:28 »
Minha pergunta não é à toa.
Sim, eu estou MUITO bem ciente de que no que toca a games, a menos que o jogo seja nativo de Linux, nada é garantido ao se tentar jogar aqui.
Mas assim, acho no mínimo curioso como a maioria esmagadora dos games que tento rodar aqui no meu Ubuntu 18.04, não funcionam. A menos que sejam jogos com avaliação Platinum no ProtonDB, não consigo rodar quase nada. Dark Souls 3, Dragon Ball FighterZ, GTA V, nada parece funcionar aqui. Não, o problema não é hardware, rodo esses jogos no Windows tranquilamente.
Será que falta eu instalar alguma coisa? Já instalei Vulkan, meus drivers de placa de vídeo estão atualizados e tudo. O que tá faltando? O que vcs me recomendam fazer?

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Como configurar uma máquina pra games?
« Resposta #1 Online: 26 de Julho de 2019, 06:34 »
Como você tá tentando fazer rodar esses jogos?
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Maisumnovato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re:Como configurar uma máquina pra games?
« Resposta #2 Online: 26 de Julho de 2019, 17:59 »
Como você tá tentando fazer rodar esses jogos?

Bem, eu fiz tudo o que achei na internet.
Atualizar drivers da placa de vídeo, ou então usar algum mais antigo (tentei as duas coisas). Como meus jogos são Steam, rodo utilizando o Proton. Tento usar todas as versões nos games que testo, até alguma funcionar. Isso também não dá certo. Tentei instalar pelo Lutris. Logo de cara, ele me falou que faltava alguma coisa relacionada ao Vulkan. Não me lembro o que era, mas eu instalei isso também, e aí ele parou de me alertar sobre isso ao iniciar o Lutris. Baixei meus jogos por ele, e ainda assim não pegam.

Que eu me lembre, foi só isso. Como falei, eu sei que não é garantido nem nada rodar games aqui, varia de máquina pra máquina, de boa. Mas quando vejo tantos jogos com avaliação Gold, pessoas com máquinas até piores que a minha rodando games, e eu sem conseguir, isso me incomoda bastante.

Meus specs:

Ubuntu 18.04
NVIDIA GTX 1050
Intel Core I5 7300HQ
8GB de Ram
HD Sata 1 Tera

PS.: Imagino que não tenha nada a ver com o problema, mas é um notebook que eu uso. Um Acer Nitro Asphire 5. Só pra informar o máximo que eu puder, vai que ajuda :)
« Última modificação: 29 de Julho de 2019, 11:24 por Maisumnovato »

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Como configurar uma máquina pra games?
« Resposta #3 Online: 27 de Julho de 2019, 17:59 »
No steam informa se há suporte a Linux nesses jogos? (faz muito tempo que usei e não sei como está).
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Maisumnovato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re:Como configurar uma máquina pra games?
« Resposta #4 Online: 27 de Julho de 2019, 20:33 »
No steam informa se há suporte a Linux nesses jogos? (faz muito tempo que usei e não sei como está).

Não, do pouco que sei, só tem suporte a Linux os jogos nativos. Mas via Proton, vc pode rodar mesmo assim esses jogos, mas sem garantia de funcionar ou não. Disso eu estou ciente. Minha reclamação é só que mesmo não sendo garantido, vejo pessoas demais rodando esses games, com ou sem suporte a Linux. Exceto eu. Fico com a impressão que falta eu fazer alguma coisa. Só não sei o que é.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Como configurar uma máquina pra games?
« Resposta #5 Online: 28 de Julho de 2019, 11:50 »
A sua GPU é Intel+Nvidea? Pq pode ser que apesar de instalado o driver da Nvidea, só esteja em uso a GPU Intel enquanto vc joga. Não faço ideia qual a chance disso acontecer pq não uso placa de vídeo híbrida, mas acho que vale a pena ver isso.

Fora isso, talvez seja mais indicado vc usar o fórum da Steam para saber o que o pessoal anda fazendo para rodar esses jogos, pois pode ter alguma opção de inicialização do jogo ou algo assim.

Offline Maisumnovato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re:Como configurar uma máquina pra games?
« Resposta #6 Online: 29 de Julho de 2019, 11:25 »
A sua GPU é Intel+Nvidea? Pq pode ser que apesar de instalado o driver da Nvidea, só esteja em uso a GPU Intel enquanto vc joga. Não faço ideia qual a chance disso acontecer pq não uso placa de vídeo híbrida, mas acho que vale a pena ver isso.

Fora isso, talvez seja mais indicado vc usar o fórum da Steam para saber o que o pessoal anda fazendo para rodar esses jogos, pois pode ter alguma opção de inicialização do jogo ou algo assim.

Esqueci de mencionar, não, não uso isso. Esqueci de mencionar meu processador ali em cima. Uso um Core I5, sétima geração.

A propósito, não sei se isso resolveria meu problema ou se é algo que a comunidade aqui do fórum poderia informar, mas notei que ao tentar rodar o GTA V, ele ao menos me informa o que tá faltando. O jogo avisa que não foi encontrado runtime de DirectX 10 ou 11. Mesmo forçando o uso de DirectX nas configurações de inicialização (launch options), esse erro ainda é mostrado. No caso, eu adiciono o comando "-dx11" ou "-dx10", sem aspas. Mesmo assim, o erro ocorre. Será que esse seria o problema que afeta os demais jogos?
« Última modificação: 29 de Julho de 2019, 11:31 por Maisumnovato »

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Como configurar uma máquina pra games?
« Resposta #7 Online: 31 de Julho de 2019, 18:23 »
Seu notebook muito provavelmente tem uma placa de vídeo da Intel e outra da Nvidea, onde a Intel em tese deve ser usada para tarefas menos exigentes para economia de energia. Creio valer a pena olhar se a Nvidea é ativada qndo vc joga.

Outra coisa, vc usa X ou Wayland? É Ubuntu com Gnome msm? Soube que o Wayland anda dando problemas com Nvidea, mas sendo a versão 18.04 vc deve usar o X msm.

Offline Maisumnovato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re:Como configurar uma máquina pra games?
« Resposta #8 Online: 01 de Agosto de 2019, 16:54 »
Seu notebook muito provavelmente tem uma placa de vídeo da Intel e outra da Nvidea, onde a Intel em tese deve ser usada para tarefas menos exigentes para economia de energia. Creio valer a pena olhar se a Nvidea é ativada qndo vc joga.

Outra coisa, vc usa X ou Wayland? É Ubuntu com Gnome msm? Soube que o Wayland anda dando problemas com Nvidea, mas sendo a versão 18.04 vc deve usar o X msm.

Desculpe minha ignorância, mas o que eu sei te passar é que eu uso Ubuntu com Gnome. Nunca ouvi falar disso de X ou Wayland.
A propósito, posso tá falando bobagem, mas acho eu que a placa de vídeo é ativada sim, do contrário, não sei como eu conseguiria rodar meus games com uma performance tão boa. Mas de qualquer forma, vou pesquisar como posso checar isso, pra confirmar se a placa de vídeo está em uso mesmo. Mas assim, se eu acessar os detalhes da minha máquina, ele mostra sim na sessão "gráficos", a minha placa de vídeo. Seria assim que eu olho se a placa é ativada?

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Como configurar uma máquina pra games?
« Resposta #9 Online: 01 de Agosto de 2019, 19:08 »
O Gnome é a interface de usuário do Ubuntu padrão. Tem os flavours do Ubuntu que usam outras instafaces gráficas, como Kubuntu (KDE), Xubuntu (XFCE), etc. Ou seja, quem instala o Ubuntu vai usar o Gnome, a menos que instale outra interface e altere para usá-la.

O X e Wayland são servidores gráficos, com o X sendo o mais antigo e já começa a ser substituído, mas ele ainda é o padrão do Ubuntu 18.04. Mas de todo jeito, na tela de login do Ubuntu tem a opção de escolher entre um e outro, salvo engano.

Vc tem o nvidia-settings instalado? Acho que dá para alternar entres as placas por ele, deve ter uma seção de algo como "Prime". Se não tiver atalho no menu de aplicativos, vc pode executar com um "nvidia-settings" no terminal ou instalar com um "sudo apt install nvidia-settings". Eu só coloco uma observação: se vc tiver usado tutoriais que indicam para usar PPA's para instalar drivers, cuidado com quais pacotes vão ser instalados.



Offline Maisumnovato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re:Como configurar uma máquina pra games?
« Resposta #10 Online: 01 de Agosto de 2019, 19:28 »
O Gnome é a interface de usuário do Ubuntu padrão. Tem os flavours do Ubuntu que usam outras instafaces gráficas, como Kubuntu (KDE), Xubuntu (XFCE), etc. Ou seja, quem instala o Ubuntu vai usar o Gnome, a menos que instale outra interface e altere para usá-la.

O X e Wayland são servidores gráficos, com o X sendo o mais antigo e já começa a ser substituído, mas ele ainda é o padrão do Ubuntu 18.04. Mas de todo jeito, na tela de login do Ubuntu tem a opção de escolher entre um e outro, salvo engano.

Vc tem o nvidia-settings instalado? Acho que dá para alternar entres as placas por ele, deve ter uma seção de algo como "Prime". Se não tiver atalho no menu de aplicativos, vc pode executar com um "nvidia-settings" no terminal ou instalar com um "sudo apt install nvidia-settings". Eu só coloco uma observação: se vc tiver usado tutoriais que indicam para usar PPA's para instalar drivers, cuidado com quais pacotes vão ser instalados.

Acabei de checar aqui. Eu já utilizo o nvidia-settings, e desde quando instalei, já tomei o cuidado de deixar marcada a opção pra usar a placa Nvidia ao invés da placa Intel.
Eu não alterei nada relativo a isso de X e Wayland, então se o Ubuntu tiver um dos dois como padrão, pode apostar que eu uso este. Devo alterar então?
A própósito, nem sabia dessas outras versões do Ubuntu. Já usei um navegador de internet, o Falkon, que usa KDE, e gostei bastante. Talvez eu tente instalar o Kubuntu depois, só pra testar.
Mas enfim, então eu já uso a placa Nvidia por padrão. Isso não é o problema, então.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Como configurar uma máquina pra games?
« Resposta #11 Online: 01 de Agosto de 2019, 20:02 »
Acho que usar o Wayland não vai fazer diferença, e também não sei se pode até atrapalhar. Questão de testar mesmo.

Interface gráfica é uma questão de gosto. Gnome e KDE devem ser os que mais consomem recursos. Tem um pessoal que andava instalando o xubuntu-core para jogos, já que o XFCE é mais leve e sobra mais recursos para outras tarefas. No seu caso, pela lógica, isso não vai fazer efeito já que seu hardware é ótimo. Mas se quiser testar, é só instalar com um "sudo apt install xubuntu-core" e, na tela de login, vai ter como vc escolher o XFCE para usar. Basicamente, é você ter mais de uma interface instalada, e escolher qual usar na tela de login. Cuidado para mexer com isso porque vem um monte de aplicativos redundantes de uma interface para outra. Mas como o xubuntu-core é um metapacote bem básico, não deve te atrapalhar.

Para vc deve ser melhor procurar fóruns dentro da steam mesmo, sobre o jogo que vc quer, porque lá deve ter mais usários do Linux com problemas. Mas entenda que jogos pelo Proton não tem suporte do desenvolvedor, e pode funcionar de maneiras totalmente inesperada, sem padrão de um hardware para outro. A melhor alternativa para jogos não nativos do Linux, na minha humilde opinião, é fazer dual boot com o Windows, o único recurso que teoricamente tem garantia.

Offline Maisumnovato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re:Como configurar uma máquina pra games?
« Resposta #12 Online: 01 de Agosto de 2019, 22:50 »
Acho que usar o Wayland não vai fazer diferença, e também não sei se pode até atrapalhar. Questão de testar mesmo.

Interface gráfica é uma questão de gosto. Gnome e KDE devem ser os que mais consomem recursos. Tem um pessoal que andava instalando o xubuntu-core para jogos, já que o XFCE é mais leve e sobra mais recursos para outras tarefas. No seu caso, pela lógica, isso não vai fazer efeito já que seu hardware é ótimo. Mas se quiser testar, é só instalar com um "sudo apt install xubuntu-core" e, na tela de login, vai ter como vc escolher o XFCE para usar. Basicamente, é você ter mais de uma interface instalada, e escolher qual usar na tela de login. Cuidado para mexer com isso porque vem um monte de aplicativos redundantes de uma interface para outra. Mas como o xubuntu-core é um metapacote bem básico, não deve te atrapalhar.

Para vc deve ser melhor procurar fóruns dentro da steam mesmo, sobre o jogo que vc quer, porque lá deve ter mais usários do Linux com problemas. Mas entenda que jogos pelo Proton não tem suporte do desenvolvedor, e pode funcionar de maneiras totalmente inesperada, sem padrão de um hardware para outro. A melhor alternativa para jogos não nativos do Linux, na minha humilde opinião, é fazer dual boot com o Windows, o único recurso que teoricamente tem garantia.

Sim sim, eu sei que não há suporte Proton. Fiz postagem aqui pq sabia que teria alguma resposta, visto que na Steam, 99.999999% dos jogadores usam Windows, então normalmente não tenho resposta alguma. Prefiro um sincero "não sei" daqui, do que o silêncio dos forums Steam. E no caso, eu já uso dual boot. Tinha instalado Ubuntu por dual boot por conta da minha universidade, mas terminei gostando tanto que fiquei por aqui mesmo, daí to tentando migrar meus games de lá, pra cá. Cheguei a um ponto que não me sinto mais confortável em usar Windows. Sei lá. Acho que é algo que eu infelizmente, terei de me acostumar novamente. Quem dera eu tivesse a sorte que todo mundo tem, de simplesmente dar um play no Proton, e rodar sem nenhum tweak.... fazer o quê.