Autor Tópico: HDD NTFS protegido contra escrita no Ubuntu 19.04.  (Lida 3303 vezes)

Offline josevictorbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
HDD NTFS protegido contra escrita no Ubuntu 19.04.
« Online: 25 de Julho de 2019, 09:00 »
Bom dia. Sou novo no fórum e ao Sistema Operacional Ubuntu. Recentemente instalei a versão 19.04 e instalei no meu HD SSD M.2 em dual boot com Windows 10.
Algum tempo após a instalação do Ubuntu, notei que quando eu desligava o notebook forçadamente enquanto no Windows (cortar a energia bruscamente, bem como segurar o botão de power por 5 segundos), e logo em seguida iniciava no Ubuntu, o meu HDD secundário ficava totalmente protegido contra escrita, impossibilitando qualquer operação.
O HD que está sendo protegido contra  escrita está usando MBR e formatado em NTFS, utilizando apenas uma única partição contendo toda a capacidade do HD.

Especificações da máquina:
Notebook Acer Nitro 5 AN515-51-50U2
HD SSD M.2 Kingston SA400 (onde estão os sistemas operacionais)
HDD 1TB WD Blue WDC WD10SPZX-21Z10T0 (utilizado apenas para armazenar arquivos diversos)
Nvidia Geforce GTX 1050
1x DDR4 8GB 2400MHz
Intel Core i5-7300HQ 4 x 2.50Ghz

PS: Criei este post com o intuito de ajudar outros com o mesmo problema, e caso alguém saiba a causa ou uma solução para o problema, favor compartilhar. Se alguem quiser algum log ou afins, é só pedir.
Vale ressaltar que quando desligo o Windows sem cortar a energia bruscamente, o HD não fica protegido contra escrita. Mesmo quando fica protegido, é só iniciar no WIndows novamente e desligar a máquina corretamente que tudo volta ao normal.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:HDD NTFS protegido contra escrita no Ubuntu 19.04.
« Resposta #1 Online: 19 de Agosto de 2019, 15:59 »
Bom dia. Sou novo no fórum e ao Sistema Operacional Ubuntu. Recentemente instalei a versão 19.04 e instalei no meu HD SSD M.2 em dual boot com Windows 10.
Algum tempo após a instalação do Ubuntu, notei que quando eu desligava o notebook forçadamente enquanto no Windows (cortar a energia bruscamente, bem como segurar o botão de power por 5 segundos), e logo em seguida iniciava no Ubuntu, o meu HDD secundário ficava totalmente protegido contra escrita, impossibilitando qualquer operação.
O HD que está sendo protegido contra  escrita está usando MBR e formatado em NTFS, utilizando apenas uma única partição contendo toda a capacidade do HD.

Isso é esperado. O Ubuntu não monta partições NTFS "sujas". Pra "limpar" a partição, vc precisa montá-la em um Windows e desmontá-la corretamente (ejetando a mídia, ou desligando corretamente o Windows).
Versões mais novas do Ubuntu trarão um "ntfscheck" capaz de "limpar" a partição e permitir sua montagem em modo R/W.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D