Enquete

Como trocar o adaptador wifi problemático?

Como Voltar a navegar usando wifi?
0 (0%)
Por que o daptador wifi não reconhece mais as redes disponíveis?
0 (0%)

Votos Totais: 0

Autor Tópico: Adaptador wifi não reconhece redes  (Lida 6982 vezes)

Offline cnaweb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Adaptador wifi não reconhece redes
« Online: 11 de Agosto de 2019, 20:08 »
Já uso o Linux a bastante tempo (várias distribuições desde 2008 -  atualmente sigo com o Ubuntu 16.04 LTS  32bits atualizado) e amo suas funcionalidades.  Poderia atualizá-lo, eu sei mas quando  as aplicações estão rodando a contento prefiro não mexer.  Recentemente me deparei com um problema que não estou conseguindo resolver mesmo com bastante pesquisa na rede. E começou com atualizacões do sistema que fazia tempo que não realizava. Ethernet funciona mas o adaptador wifi não mostra mais as conexões de rede tampouco conecta (no outro sistema que uso no computador - dualboot - o wifi está normal, portanto está descartado problema físico). Gosto de fazer tudo no terminar e já tentei reiniciar o adaptador de rede, segui etapas de https://askubuntu.com/questions/235279/my-wifi-adapter-is-not-working-at-all-how-to-troubleshoot, desinstalá-lo e instalar o wicd, etc, etc... Aparentemente é o adaptador que não está fazendo o trabalho direito mas não sei por qual substituí-lo. Atualmente está instalada o adaptador mostrado na imagem  .. Com o comando
Código: [Selecionar]
$ sudo lshw -C network  obtenho:
 
Código: [Selecionar]
*-network UNCLAIMED     
       description: Network controller
       product: BCM4313 802.11bgn Wireless Network Adapter
       vendor: Broadcom Inc. and subsidiaries
       physical id: 0
       bus info: pci@0000:12:00.0
       version: 01
       width: 64 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: pm msi pciexpress bus_master cap_list
       configuration: latency=0
       resources: memory:fb300000-fb303fff

Alguma dica do que posso fazer pra voltar a conectar redes wifi? Possuo um Dell Vostro 3500

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Adaptador wifi não reconhece redes
« Resposta #1 Online: 11 de Agosto de 2019, 20:14 »
Confirme que o firmware desse adaptador está instalado. Se funcionava antes e parou de funcionar, pode ser necessário fazer um downgrade no kernel.
Considere também atualizar para o Ubuntu 18.04.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline cnaweb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Adaptador wifi não reconhece redes
« Resposta #2 Online: 11 de Agosto de 2019, 20:25 »
Como faço o downgrade do kernel? Acredito que este foi o problema.  Sim este firmware está atualmente instalado (BCM4313 802.11bgn Wireless Network Adapter -  bcmlw-source-kernel)... Não sei qual era o anterior.
Não atualizei o sistema  pois tenho receio de não encontrar adaptador para minha placa de vídeo (nvidia 310m) e várias aplicações que uso constantemente.  Além do mais o sistema é 32bits.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Adaptador wifi não reconhece redes
« Resposta #3 Online: 12 de Agosto de 2019, 14:31 »
Como faço o downgrade do kernel?
Com o próprio apt.

Citar
Acredito que este foi o problema.  Sim este firmware está atualmente instalado (BCM4313 802.11bgn Wireless Network Adapter -  bcmlw-source-kernel)... Não sei qual era o anterior.
Isso não é o firmware, é o pacote de drivers proprietários. Pesquise nas minhas mensagens antigas, que eu já ensinei várias vezes como desinstala o pacote "bcmwl-source-kernel" pra instalar o pacote nativo.

Citar
Não atualizei o sistema  pois tenho receio de não encontrar adaptador para minha placa de vídeo (nvidia 310m) e várias aplicações que uso constantemente.  Além do mais o sistema é 32bits.
Bom momento pra passar pra 64 bits. Você vai ter que fazer isso mais cedo ou mais tarde, por bem ou por mal...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D