Autor Tópico: DualBoot (Windows 10 Home Single Language e Ubuntu 19) BIOS UEFI  (Lida 4677 vezes)

Offline Paulo 99

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
DualBoot (Windows 10 Home Single Language e Ubuntu 19) BIOS UEFI
« Online: 19 de Agosto de 2019, 11:01 »
Olá pessoal, estou com um problema no final de um dual boot de dois SO's. A BIOS do meu novo notebook é UEFI, e quando termino de fazer a instalação do Ubuntu na versão 19.04 com dual boot com o Windows 10 Home (Que já veio de fábrica) e o sistema é reiniciado, não me aparece o menu do grub para que eu escolha em qual sistema entrar. Será que isso é devido a versão do Ubuntu ser mais nova? ou quando se tem uma BIOS do tipo UEFI (Lembrando que tentei e consegui encontrar o pendrive com o SO no modo UEFI) deve ser fazer alguma outra coisa? Eu fazia dual boot com um notebook velhinho com a BIOS no modo Legacy. Fico no aguardo de alguma ajuda pessoal. Valeu!

Offline rdl_auth

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re:DualBoot (Windows 10 Home Single Language e Ubuntu 19) BIOS UEFI
« Resposta #1 Online: 14 de Setembro de 2019, 17:16 »
Este problema está relacionado ao Grub, no meu caso para reparar o problema fiz o seguinte:
1- Entrei na bios e deixei a opção "boot menu" como "enabled"
2- coloquei o pendrive "bootavel" na usb do meu computador
3- Entrei no boot menu << apertando a tecla f12, porém varia de computador para computador >> e escolhi a partição com o Ubuntu, lembrando que é a partição e não o pendrive bootável
4- Abri o terminal e instalei o boot-repair com o comando:
Código: [Selecionar]
sudo add-apt-repository ppa:yannubuntu/boot-repair && sudo apt-get updatePressionei Enter e depois digitei o comando:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install -y boot-repair && boot-repair &5- Abri o boot-repair e escolhi a opção "Recommended repair (repair most frequent problems)
6- Removi o pendrive bootável e reiniciei o computador
Olá pessoal vim me apresentar, sou Daniel , um dos Membros do forum do Ubuntu, espero muito poder ajudar vocês.

Offline FabioW

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
  • You'll never survive in a jungle!
    • Ver perfil
Re:DualBoot (Windows 10 Home Single Language e Ubuntu 19) BIOS UEFI
« Resposta #2 Online: 20 de Setembro de 2019, 08:44 »
Este problema está relacionado ao Grub, no meu caso para reparar o problema fiz o seguinte:
1- Entrei na bios e deixei a opção "boot menu" como "enabled"
2- coloquei o pendrive "bootavel" na usb do meu computador
3- Entrei no boot menu << apertando a tecla f12, porém varia de computador para computador >> e escolhi a partição com o Ubuntu, lembrando que é a partição e não o pendrive bootável
4- Abri o terminal e instalei o boot-repair com o comando:
Código: [Selecionar]
sudo add-apt-repository ppa:yannubuntu/boot-repair && sudo apt-get updatePressionei Enter e depois digitei o comando:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install -y boot-repair && boot-repair &5- Abri o boot-repair e escolhi a opção "Recommended repair (repair most frequent problems)
6- Removi o pendrive bootável e reiniciei o computador

Opa, tudo bem?

Eu entrei pelo boot menu, mas nao tenho a opcao de escolher a particao com o Ubuntu. Acessei pelo pendrive e usei aquela opcao de testar o Ubuntu sem instalar. Realizei os comandos de reparo do Grub, mas ainda nao deu certo. Segui outros passos de videos no youtube, mas sem sucesso tbm.

Vou deixar a parte de um log:

============================= Boot Info Summary: ===============================

 => No boot loader is installed in the MBR of /dev/sda.
 => Syslinux MBR (5.00 and higher) is installed in the MBR of /dev/sdb.

sda1: __________________________________________________________________________

    File system:       vfat
    Boot sector type:  Windows 8/2012: FAT32
    Boot sector info:  No errors found in the Boot Parameter Block.
    Operating System: 
    Boot files:        /EFI/ubuntu/grub.cfg /EFI/Boot/bkpbootx64.efi
                       /EFI/Boot/bootx64.efi /EFI/Boot/fbx64.efi
                       /EFI/ubuntu/fwupx64.efi /EFI/ubuntu/grubx64.efi
                       /EFI/ubuntu/mmx64.efi /EFI/ubuntu/shimx64.efi
                       /EFI/Microsoft/Boot/bootmgfw.efi
                       /EFI/Microsoft/Boot/bootmgr.efi
                       /EFI/Microsoft/Boot/memtest.efi
                       /EFI/OEM/Boot/bootmgfw.efi /EFI/OEM/Boot/bootmgr.efi
                       /EFI/OEM/Boot/memtest.efi
                       /boot-repair/log/20190919_233317/sda1/bootx64.efi
                       /boot-repair/log/20190920_002537/sda1/bootx64.efi
                       /boot-repair/log/20190920_023736/sda1/bootx64.efi

Consegue me dar uma ideia do que tentar?