Autor Tópico: Ubuntu travando direto (Quase voltando para Windows)  (Lida 10743 vezes)

Offline chinesedg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Ubuntu travando direto (Quase voltando para Windows)
« Online: 07 de Setembro de 2019, 13:53 »
Tenho a instalação Ubuntu 18.04 LTS instalada em um PC com:

Processador: Intel® Core™ i3-2100 CPU @ 3.10GHz
Memória:4 GB DDR3
Placa de Vídeo: Nvidia NVC1
Gnome: 3.28.2
Sistema: 64 bits

Não existe um dia sequer que eu não tenha que resetar o equipamento pois o sistema simplesmente congela não permitindo eu desligar exceto pelo botão de RESET físico. Estou ficando desanimado pois sou iniciante e nem imagino o que pode estar ocasionado o problema. Existe alguma forma de verificar o sistema via linha de comando ou algum programa que possa verificar o porquê da instabilidade do sistema? Me ajudem pois está desanimadora a situação. Se tiver que formatar o equipamento novamente, o que já fiz 3x, com certeza voltarei para o Windows. Lamentável pois falam tão bem do Linux mas começo a perceber que não é bem assim. Help me!

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Ubuntu travando direto (Quase voltando para Windows)
« Resposta #1 Online: 07 de Setembro de 2019, 15:20 »
Isso parece estar relacionado com a placa Nvidia. Já olhou em drivers adicionais por algum driver? Testou para ver se ocorre tanto com o driver proprietário quanto com o do kernel? Se não for isso, posta a saída do comando lspci -nnk aqui no fórum.

Uma dica para tentar evitar usar o botão físico para forçar o desligamento é entrar no tty. Quando o problema ocorrer, aperte Ctrl Alt F1, deve aparecer uma tela preta para vc fazer login, aí vc vai poder reiniciar com um "sudo reboot". Vc pode até tentar outros comandos, e depois Ctrl Alt F7 para voltar a tela do ambiente gráfico. Outra dica para reiniciar é apertar Alt e PrintScreen (segurar os dois), e digitar e soltar, uma a uma, as teclas R E I S U B.

Offline chinesedg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re:Ubuntu travando direto (Quase voltando para Windows)
« Resposta #2 Online: 11 de Setembro de 2019, 13:23 »
Agradeço as dicas para reiniciar o equipamento já que não sabia como fazer o CTRL+Alt+del do windows aqui no linux.

Eis a resposta ao comando:

00:00.0 Host bridge [0600]: Intel Corporation 2nd Generation Core Processor Family DRAM Controller [8086:0100] (rev 09)
   Subsystem: Dell 2nd Generation Core Processor Family DRAM Controller [1028:04ad]
   Kernel driver in use: snb_uncore
00:01.0 PCI bridge [0604]: Intel Corporation Xeon E3-1200/2nd Generation Core Processor Family PCI Express Root Port [8086:0101] (rev 09)
   Kernel driver in use: pcieport
00:16.0 Communication controller [0780]: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family MEI Controller #1 [8086:1c3a] (rev 04)
   Subsystem: Dell 6 Series/C200 Series Chipset Family MEI Controller [1028:04ad]
   Kernel driver in use: mei_me
   Kernel modules: mei_me
00:16.3 Serial controller [0700]: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family KT Controller [8086:1c3d] (rev 04)
   Subsystem: Dell 6 Series/C200 Series Chipset Family KT Controller [1028:04ad]
   Kernel driver in use: serial
00:19.0 Ethernet controller [0200]: Intel Corporation 82579LM Gigabit Network Connection (Lewisville) [8086:1502] (rev 04)
   Subsystem: Dell 82579LM Gigabit Network Connection (Lewisville) [1028:047e]
   Kernel driver in use: e1000e
   Kernel modules: e1000e
00:1a.0 USB controller [0c03]: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family USB Enhanced Host Controller #2 [8086:1c2d] (rev 04)
   Subsystem: Dell 6 Series/C200 Series Chipset Family USB Enhanced Host Controller [1028:04ad]
   Kernel driver in use: ehci-pci
00:1b.0 Audio device [0403]: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family High Definition Audio Controller [8086:1c20] (rev 04)
   Subsystem: Dell 6 Series/C200 Series Chipset Family High Definition Audio Controller [1028:04ad]
   Kernel driver in use: snd_hda_intel
   Kernel modules: snd_hda_intel
00:1c.0 PCI bridge [0604]: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family PCI Express Root Port 1 [8086:1c10] (rev b4)
   Kernel driver in use: pcieport
00:1c.2 PCI bridge [0604]: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family PCI Express Root Port 3 [8086:1c14] (rev b4)
   Kernel driver in use: pcieport
00:1d.0 USB controller [0c03]: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family USB Enhanced Host Controller #1 [8086:1c26] (rev 04)
   Subsystem: Dell 6 Series/C200 Series Chipset Family USB Enhanced Host Controller [1028:04ad]
   Kernel driver in use: ehci-pci
00:1e.0 PCI bridge [0604]: Intel Corporation 82801 PCI Bridge [8086:244e] (rev a4)
00:1f.0 ISA bridge [0601]: Intel Corporation Q65 Express Chipset LPC Controller [8086:1c4c] (rev 04)
   Subsystem: Dell Q65 Express Chipset Family LPC Controller [1028:04ad]
   Kernel driver in use: lpc_ich
   Kernel modules: lpc_ich
00:1f.2 SATA controller [0106]: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family 6 port Desktop SATA AHCI Controller [8086:1c02] (rev 04)
   Subsystem: Dell 6 Series/C200 Series Chipset Family 6 port Desktop SATA AHCI Controller [1028:04ad]
   Kernel driver in use: ahci
   Kernel modules: ahci
00:1f.3 SMBus [0c05]: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family SMBus Controller [8086:1c22] (rev 04)
   Subsystem: Dell 6 Series/C200 Series Chipset Family SMBus Controller [1028:04ad]
   Kernel modules: i2c_i801
01:00.0 VGA compatible controller [0300]: NVIDIA Corporation GF108 [GeForce GT 730] [10de:0f02] (rev a1)
   Kernel driver in use: nouveau
   Kernel modules: nvidiafb, nouveau
01:00.1 Audio device [0403]: NVIDIA Corporation GF108 High Definition Audio Controller [10de:0bea] (rev a1)
   Kernel driver in use: snd_hda_intel
   Kernel modules: snd_hda_intel

anonimato82

  • Visitante
Re:Ubuntu travando direto (Quase voltando para Windows)
« Resposta #3 Online: 11 de Setembro de 2019, 15:42 »
O Ubuntu travava muito no meu notebook com placa NVIDIA. Agora eu utilizo o POP_OS! nesse que tem placa NVIDIA.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Ubuntu travando direto (Quase voltando para Windows)
« Resposta #4 Online: 11 de Setembro de 2019, 18:05 »
Testou com o driver proprietário também? Vc pode instalá-lo buscando pelo programa "Drivers Adicionais".

Quando o problema ocorre, o tty entra normal? Notou alguma correlação entre os congelamentos e, talvez, algum programa que vc usa?

anonimato82

  • Visitante
Re:Ubuntu travando direto (Quase voltando para Windows)
« Resposta #5 Online: 11 de Setembro de 2019, 23:40 »
Já testei com o driver proprietário também, também trava!

Offline chinesedg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re:Ubuntu travando direto (Quase voltando para Windows)
« Resposta #6 Online: 14 de Setembro de 2019, 14:07 »
Já li artigos dizendo que o Ubuntu é pesado e requer memória. Uso programas que consomem bastante memória e meu navegador, Chrome, geralmente tem várias abas abertas o que requer muito deste recurso. Passei o PC para 8GB. Se ele voltar a travar aí com certeza é a placa de vídeo. Não sei dizer como saber se o driver e proprietário. alguma dica? Se parar de travar posto aqui.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Ubuntu travando direto (Quase voltando para Windows)
« Resposta #7 Online: 14 de Setembro de 2019, 15:36 »
Pela saída do lspci que vc postou aqui, o driver em uso aí é o do kernel. Para testar o proprietário, procure por "Drivers adicionais" como sugeri.

Offline chinesedg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re:Ubuntu travando direto (Quase voltando para Windows)
« Resposta #8 Online: 15 de Setembro de 2019, 13:23 »
Então Anderson! Meu medo é este, utilizar o Driver proprietário. Uma vez segui um tutorial que que baixava um driver da Nvidia pelo terminal no que ocorreu tudo bem. Desliguei o PC e quando religuei o a resolução estava mudada as cores completamente pálidas e eu não consegui reverter o problema tendo que reinstalar o Ubuntu. Procurei por Drivers adicionais e me deu estas opções (Anexo). acha seguro que eu mude e fazendo isso consigo reverter?


Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Ubuntu travando direto (Quase voltando para Windows)
« Resposta #9 Online: 15 de Setembro de 2019, 15:41 »
O melhor, na minha opinião, é tentar sempre usar o driver opensource e ver se ele atende, pois o driver proprietário pode sim trazer alguns problemas. Mas no seu caso, penso valer a pena testar!

Eu marcaria a primeira opção dos "Drivers Adicionais" para testar. Se quiser voltar atrás, vc pode tentar remarcar a opção atual conforme essa imagem que postou, ou ainda usar o terminal ou o tty (Ctrl Alt F1) com o comando sudo apt purge nvidia-driver-390 e depois um sudo reboot.

O tty salva quando vc não consegue nem iniciar o ambiente gráfico corretamente, ocorre um problema no login, etc. Então ele é uma boa garantia para reverter essa mudança. Teste ele aí antes de mudar, aperte Ctrl Alt F1, e faça login com usuário e senha. Para voltar ao ambiente gráfico, use Ctrl Alt F7.

Outra forma de reverter um possível problema, é usar a opção de inicialização "nomodeset", que vc pode fazer direto na tela do grub ou alterando o arquivo /etc/default/grub na linha GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT, acrescentando nomodeset dentro das aspas, ficando tipo "quiet splash nomodeset". Vc pode fazer isso pelo tty se souber usar o editor de texto nano (dê uma olhada), mas só faça no caso do driver proprietário der problema.

Se o driver falhar, de alguma dessas formas vc consegue reverter e seguir usando o PC para mudar o que mais precisar. Aconselho ver esse driver sim já que vc está tendo problemas, mas dê uma estudada antes sobre como reverter. Só entenda que a causa desse problema pode ser outra, como um problema de hardware por exemplo, ou até o uso da RAM, mas penso valer o teste.

Offline chinesedg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re:Ubuntu travando direto (Quase voltando para Windows)
« Resposta #10 Online: 17 de Setembro de 2019, 15:29 »
Efetuei a sugestão do Anderson e estou usando Driver proprietário da Nvidia. Vamos ver se os travamentos param. Postarei em breve se parou.

Offline R4wd0G

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Ubuntu travando direto (Quase voltando para Windows)
« Resposta #11 Online: 01 de Outubro de 2019, 02:52 »
Você pode abrir o monitor de tarefas e visualizar os processos que vão consumindo mais do sistema com o passar do tempo.
caso precise reiniciar o ambiente gráfico do Gnome, pressione Alt + F2 e digite "r" sem aspas e dê enter.

Não desanime, no começo foi assim pra mim também. Tenho com o linux hj uma relação de amor e ódio rsrs .. abraço.

Offline erdequake

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:Ubuntu travando direto (Quase voltando para Windows)
« Resposta #12 Online: 03 de Outubro de 2019, 21:34 »
Isso parece estar relacionado com a placa Nvidia. Já olhou em drivers adicionais por algum driver? Testou para ver se ocorre tanto com o driver proprietário quanto com o do kernel? Se não for isso, posta a saída do comando lspci -nnk aqui no fórum.

Uma dica para tentar evitar usar o botão físico para forçar o desligamento é entrar no tty. Quando o problema ocorrer, aperte Ctrl Alt F1, deve aparecer uma tela preta para vc fazer login, aí vc vai poder reiniciar com um "sudo reboot". Vc pode até tentar outros comandos, e depois Ctrl Alt F7 para voltar a tela do ambiente gráfico. Outra dica para reiniciar é apertar Alt e PrintScreen (segurar os dois), e digitar e soltar, uma a uma, as teclas R E I S U B.


amigão seu notebook é melhor que o meu rsrsr o meu é amd10 radeon8 4 core vram 2.4ghz e turbo 3.30ghz e se sai legal no ubuntu
por que você não tenta mudar o driver

toda vez que usa driver radeon propietário vixe nem carrega que isso man,parece que os opensource são melhores kkk
« Última modificação: 03 de Outubro de 2019, 21:36 por erdequake »

Offline erdequake

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:Ubuntu travando direto (Quase voltando para Windows)
« Resposta #13 Online: 03 de Outubro de 2019, 21:40 »
Isso parece estar relacionado com a placa Nvidia. Já olhou em drivers adicionais por algum driver? Testou para ver se ocorre tanto com o driver proprietário quanto com o do kernel? Se não for isso, posta a saída do comando lspci -nnk aqui no fórum.

Uma dica para tentar evitar usar o botão físico para forçar o desligamento é entrar no tty. Quando o problema ocorrer, aperte Ctrl Alt F1, deve aparecer uma tela preta para vc fazer login, aí vc vai poder reiniciar com um "sudo reboot". Vc pode até tentar outros comandos, e depois Ctrl Alt F7 para voltar a tela do ambiente gráfico. Outra dica para reiniciar é apertar Alt e PrintScreen (segurar os dois), e digitar e soltar, uma a uma, as teclas R E I S U B.


tentar fazer isso


Desligue os efeitos visuais

Para essa dica é necessário o uso do terminal, porém é facinho… Abra o Teminal e abra o arquivo ~/.xprofile:

Se quiser use o VI ou NANO pelo terminal, senão curtir ou não conhecer você pode executar:

sudo gedit ~/.xprofile


Localize e mude a linha:

export UNITY_LOW_GFX_MODE=0

Para:

export UNITY_LOW_GFX_MODE=1

Se o arquivo não existir, rode o comando:

echo "export UNITY_LOW_GFX_MODE=1" > ~/.xprofile

Agora é só reiniciar ou deslogar e logar novamente.
Compiz Config Settings Manager

Com a configuração que passei no começo do post os efeitos visuais já serão todos desabilitados, porém ainda da pra brincar mais instalando esse aplicativo que consegue mudar tudo na interface! Mas cuidado! Esse só deve ser utilizado livremente quando você já manjar legal de Ubuntu, pois um erro aqui vai te dar um pouco de dor de cabeça…

Para instalar rode:

sudo apt-get install compizconfig-settings-manager

E com ele instalado poderemos configurar muita coisa. Como:
Minimizar com um clique

Quando clicamos no ícone do programa na barra lateral do Ubuntu, ele não é minimizado como acontece em outros Sistemas. Para conseguirmos isso basta fazer uma pequena configuração.

Abra o Compiz Config - Basta pesquisar por Compiz no Dash (Menu Iniciar do Ubuntu) - e clique em Ubuntu Unity Plugin, clique na aba Launcher e deixe marcado a opção Minimize Single Window Applications (Unsupported).
Diminuir ou remover a sombra nas Janelas

Eu diminuo a sombra por que acho bem feio a janela com aquilo… Para diminuir ou remover você vai na aba Decorations (Ainda na tela do** Unity Plugin** que mexemos ainda acima), selecione a caixinha Override Theme Settings e mude os valores das sombras (Shadow X, Shadow Y, Active Window Shadow). Se colocar 0 em tudo, as janelas ficarão sem nenhuma sombra.
Menu das janelas aparecendo num piscar de olhos

Sabe quando você maximiza uma janela e o menu some? Então, para fazer eles aparecerem basta passar o mouse no topo da janela, porém eles vem com um efeito de Fade-in/Fade-out. Eu desativo esse efeito para eles virem mais rápido. Ainda no Compiz e na mesma janela do Unity clique na aba Menus e deixe tudo 0. Pronto! Agora será instantâneo.
Open GL no modo Rápido

OpenGL é uma API utilizada para desenvolvimento de aplicativos Gráficos (Tipo o DirectX). Volte a tela inicial do Compiz e clique em OpenGL, na opção Filtro de textura, mude para Rápido. Se a opção Sincronização VBlank não estiver ativada, ative agora. Vai dar uma boa velocidade pro PC!
Preload

Em algumas distros ele está vindo por padrão, mas no Ubuntu ainda não. Essa dica é para quem tem mais de 4GB de RAM. Ele armazena os programas e libs mais utilizadas em memória fazendo com que a abertura de programas fique muito mais rápida. Olha só:

ubuntu-preload

Para instalar:

sudo apt-get install preload

ZRam

Se você utiliza SSD no lugar de HD, pode pular esse tópico.

O I/O em Disco é bem mais lento que em memória RAM. Sabendo disso você pode instalar o ZRam que utiliza a memória RAM no lugar de Disco para área de troca (Swap) o que aumenta consideravelmente a velocidade do seu PC.

sudo add-apt-repository ppa:shnatsel/zram [PRESSIONE ENTER]
sudo apt-get update [PRESSIONE ENTER]
sudo apt-get install zramswap-enabler

Dicas extra pra deixar o Ubuntu mais melhor de bom
TLP

Esse salva a minha vida! Ele serve para gerenciar melhor o consumo da bateria pelo Ubuntu. Para funcionar será necessário remover o gerenciador padrão:

sudo apt-get remove laptop-mode-tools

E agora instale com os comandos:

sudo add-apt-repository ppa:linrunner/tlp [PRESSIONE ENTER]
sudo apt-get update  [PRESSIONE ENTER]
sudo apt-get install tlp tlp-rdw

Mas assim ele só vai ficar instalado e só vai rodar depois de reiniciar o PC, então execute o comando:

sudo tlp start

E ele vai rodar desde já! (Não é necessário reiniciar)
System Load Indicator

Você gosta de gerenciar o PC, ficar olhando quanto está consumindo de memória, rede, etc? Então esse programinha vai servir muito bem! Ele cria um indicador na barra superior do Ubuntu para você ficar olhando o que acontece.

sudo apt-get install indicator-multiload

Para configurar ele, é só clicar em cima do ícone (Que estará perto do indicador da rede) e depois clicar em preferências. Eu deixo o indicador sempre exibindo o tráfego em minha rede para monitorar se está tudo OK.
Keylock

Pra quem curte receber avisos quando o Caps Look é ativado basta rodar:

sudo add-apt-repository ppa:tsbarnes/indicator-keylock [PRESSIONE ENTER]
sudo apt-get update [PRESSIONE ENTER]
sudo apt-get install indicator-keylock

Além dessas configurações, se você quiser mais performance ainda é preciso instalar outro gerenciador de Desktop no lugar do Unity (LXDE, XFCE, etc). Nesse caso teríamos uma alternativa bem legal que é o Xubuntu.


Offline erdequake

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:Ubuntu travando direto (Quase voltando para Windows)
« Resposta #14 Online: 03 de Outubro de 2019, 21:42 »
Isso parece estar relacionado com a placa Nvidia. Já olhou em drivers adicionais por algum driver? Testou para ver se ocorre tanto com o driver proprietário quanto com o do kernel? Se não for isso, posta a saída do comando lspci -nnk aqui no fórum.

Uma dica para tentar evitar usar o botão físico para forçar o desligamento é entrar no tty. Quando o problema ocorrer, aperte Ctrl Alt F1, deve aparecer uma tela preta para vc fazer login, aí vc vai poder reiniciar com um "sudo reboot". Vc pode até tentar outros comandos, e depois Ctrl Alt F7 para voltar a tela do ambiente gráfico. Outra dica para reiniciar é apertar Alt e PrintScreen (segurar os dois), e digitar e soltar, uma a uma, as teclas R E I S U B.


 Dicas para você deixar o seu Ubuntu mais rápido
Uma das coisas que me deixa um pouco chateado é o fato do Ubuntu ficar um pouco mais lento depois de um tempo, quando você instala muitas aplicações, e o lixo for se acumulando, por isso hoje vou mostrar uma maneira de você dar um gás extra no seu Ubuntu.




Swapiness
Este é um ponto importante, a memória SWAP ajuda o sistema a trabalhar quando muitas aplicações estão sendo executadas, o caso é que em computador mais novos, especialmente os que tem mais de 2 GB de RAM a memória SWAP nem precisaria ser utilizada. O padrão de Swapiness do Ubuntu é 60, numa escala que vai de 0 até 100, isso significa que quando você estiver usando 40% da sua memória, ou seja, 60% da sua memória estiver livre alguns pequenos arquivos começarão a ser passados para o SWAP no HD, como é de se esperar o HD é muito mais lento do que a memória RAM, o que vamos fazer é modificar a prioridade da Swapiness para 10%.
Abra o terminal e cole os seguintes comandos para testar:

    sudo sysctl vm.swappiness=10

A vantagem de usar este comando é que o Swapiness é definido para 10 somente nessa sessão, use o computador para ver se você sente alguma diferença no uso, caso tenha obtido melhoras vamos tornar essa modificação permanente com os comandos:

    sudo gedit /etc/sysctl.conf

No arquivo que se abrir, cole a seguinte linha do final:

    vm.swappiness=10

Reinicie o computador

    sudo reboot

Depois de reiniciar para confirmar que a Swapiness ficou definida em 10 execute o comando abaixo:

    cat /proc/sys/vm/swappiness


Use o Prelink para linkar as bibliotecas
Para quem ainda não conhece, o Prelink é um software livre escrito por Jakub Jelínek da Red Hat para sistemas operacionais compatíveis com o POSIX, principalmente o GNU/Linux, porque ele modifica executáveis ELF. Ele destina-se a aceleração de um sistema, reduzindo o tempo que um programa precisa para iniciar. Esta é uma ferramente que já vem instalada por padrão no Diolinux OS.

Para instalar no Ubuntu abra o terminal e cole o seguinte comando:

    sudo apt-get install prelink

Depois de instalado rode o seguinte comando para abrir o arquivo de configuração do Prelink:

    sudo gedit /etc/default/prelink

Procure a linha:

    PRELINKING=unknown

E mude para:

    PRELINKING=yes

Agora execute o Prelink para que ele possa linkar as bibliotecas dos programas:

    sudo /etc/cron.daily/prelink

A primeira vez deve demorar um pouco mais, espere o processo com calma até que o terminal volte ao seu estado normal, repita esse comando de tempos em tempos, especialmente quando você instalar ou desinstalar programas.

Melhorando o tempo de boot
Como todo o sistema existem aplicativos que se iniciam juntamente com o Ubuntu, procure na Dash por "Aplicativos de Sessão" porém por padrão o Ubuntu não mostra todos os serviços que são iniciados juntamente com o sistema, para exibir todas as entradas rode o seguinte comando:

    sudo sed -i s/NoDisplay=true/NoDisplay=false/g /etc/xdg/autostart/*.desktop


Agora entre novamente em aplicativos de sessão e estarão disponíveis vários serviços que você pode desabilitar a seu gosto.